-
errada
O colombiano Juan Jaramillo López - a comunicação pública possui como pilares essenciais característicos de seu espectro a causa pública, os princípios democráticos e o interesse público. Para o autor, há duas condições para que a comunicação seja, de fato, considerada pública:
1. que resulte de sujeitos coletivos, ainda que estejam representados ou se expressem por meio de indivíduos;
2. que esteja referida à construção do que é público. Portanto, é uma comunicação inclusiva e participativa, cuja vocação não poderia ser estar a serviço da manipulação de vontades ou da eliminação da individualidade, característica da comunicação fascista. Trata-se de uma comunicação eminentemente democrática, pela profundidade de sua natureza e por vocação. (López, 2011, p.64-65)
-
A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.
A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública
-
Comunicação Pública trata-se da informação que é de interesse PÚBLICO.
"TODA" é exagero.
Algumas comunicações públicas muitas vezes vem de empresas privadas.
Por exemplo: Uma empresa de avião que informa ao PÚBLICO GERAL que não irá cobrar pelas marcações de assentos.
-
Elizabeth Brandão, no livro Comunicação Pública, resume o conceito, na pág. 09:
(...) dentros os múltiplos significados da expressão comunicação pública, é possível encontrar um ponto comum de entendimento que é auqele que diz respeito a um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade com objetivo de informar para a construção da cidadania.
Mais tarde, a autora é citada:
Brandão define comunicação pública como processo que se instaura na esfera pública entre o Estado, o Governo e a Sociedade e que se propõe a ser uma espaço privilegiado de negociação entre os interesses das diversas instâncias de poder constitutivas da vida pública do país.
-
O termo "comunicação pública" não implica necessariamente a ideia de uma comunicação pratica por instituições públicas, do Estado ou do Governo. Uma ONG, por exemplo, ou uma empresa privada que mantêm relações com um órgão público (ex.: uma concessionária) também se inserem no conceito de comunicação pública.
-
Comunicação pública é a troca e
partilha de informações de utilidade pública. Geralmente associada a
instituições públicas, também pode ser praticada por organizações privadas,
pelo Terceiro Setor e pela sociedade em geral. Relaciona-se à multiplicidade de
atores sociais e à participação ativa e direta do cidadão, visando uma relação
de confiança, engajamento cívico e cultura associativa.
Gabarito do professor:
ERRADO.
Fonte:
- De Barros, Antônio
Teixeira, e Bernardes, Cristiane Brum. A comunicação pública não tem a mesma
lógica que as empresas utilizam para vender um produto. Intercom. 2009.