SóProvas


ID
2736613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.


A notícia de que um homem mordeu um cachorro cativa o leitor pela emoção e surpresa, dada a inversão de papéis do homem e do cachorro.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    A frase diz respeito a questão do valor notícia.

    Não se ganha audiência com matérias repetitivas, as coisas devem ser inovadoras. Logo, ser mordido por um cachorro é algo trivial e comum de acontecer, mas o contrário é bem bizarro e raro de acontecer, pelo menos no Brasil, onde não comemos cachorros. rs.

  • Gabarito Certo

    Quem aí lembra da aula de "TREP" no primeiro semestre? É só voltar nos critérios de noticiabilidades.

  • Onde tá a emoção aí?

  • Gabarito do Professor

    Os jornalistas possuem critérios para selecionar, dentre os muitos acontecimentos diários, aqueles que merecem ser transformados em notícia. Esses critérios são divididos em duas classes: substantivos e contextuais.

    Os critérios substantivos são formados por onze valores-notícia: a morte, a notoriedade, a proximidade, a relevância, a novidade, o tempo (atualidade), a notabilidade, o inesperado, o conflito (ou controvérsia), a infração e o escândalo. Já critérios contextuais são constituídos por cinco valores-notícia: a disponibilidade, o equilíbrio, a visualidade, a concorrência e o dia noticioso.

    A notícia sobre um cachorro morder um homem é algo normal, comum. Já o fato de um homem morder um cachorro é algo inesperado, uma novidade, que foge da rotina e desperta sentimentos de curiosidade, humor e/ou até de repulsa.

    Por esses motivos, a resposta está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.