SóProvas


ID
2736616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.


O ataque humano a um cão é notícia porque envolve o exótico, o antropomorfismo e constitui um atentado aos direitos dos animais.

Alternativas
Comentários
  • No século XIX o jornalista norte americano John B. Bogart cunhou a frase que todo mundo aprende no pré-primário do jornalismo: "se um cachorro morde um homem, não é notícia, se um homem morde um cachorro, é".

    Notícia é qualquer tipo de informação que apresenta um acontecimento novo e recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente. A origem da palavra "notícia" provém do Latim, em que “notitia” significa “notoriedade; conhecimento de alguém; noção”.

     

    O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica.

     

  • Errado.

     

    A frase diz respeito a questão do valor notícia.

    Não se ganha audiência com matérias repetitivas, as coisas devem ser inovadoras. Logo, ser mordido por um cachorro é algo trivial e comum de acontecer, mas o contrário é bem bizarro e raro de acontecer, pelo menos no Brasil, onde não comemos cachorros. rs.

  • Acredito que o erro esteja relacionado ao “direito dos animais”, porque os outros fatores (exotismo e antropomorfismo) estão relacionados...
  • Antropomorfismo é um conceito filosófico que está associado as formas humanas, ou seja, ele atribui características, sejam físicas, sentimentos, emoções, pensamentos, ações ou comportamentos humanos aos objetos inanimados ou seres irracionais.

    Em outras palavras, o antropomorfismo atribui caraterísticas humanas aos seres de natureza não humanas. Do grego, o termo “antropomorfismo” é a junção dos termos “anthropo” (homem) e “morfhe” (forma).

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-antropomorfismo/

  • Gabarito do Professor

    Os jornalistas possuem critérios para selecionar, dentre os muitos acontecimentos diários, aqueles que merecem ser transformados em notícia. Os critérios substantivos são formados por onze valores-notícia: a morte, a notoriedade, a proximidade, a relevância, a novidade, o tempo (atualidade), a notabilidade, o inesperado, o conflito (ou controvérsia), a infração e o escândalo.

    O ataque humano a um cão, dependendo das proporções, pode ser encarado como uma infração, um atentado aos direitos dos animais, e, por si só, já se enquadra como conteúdo noticioso. Mas esse fato – do ataque humano ao um cão – não deve ser encarado como algo exótico ou antropomorfo.

    Exótico denota extravagância, excentricidade, algo que difere muito do que é comum no local e na época específicos. O fato é um pouco diferente, mas não envolve nada excêntrico.

    Antropomorfismo está relacionado a comportamentos ou atos humanos praticados por coisas inanimadas ou seres irracionais. O que ocorreu não pode ser considerado como tal.

    Pelo fato de a afirmação conter duas inverdades – envolver aspectos exóticos e antropomórficos – a questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.