SóProvas


ID
2736649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a rápida disseminação do uso da Internet em nível mundial, a ideia de que as marcas não teriam espaço nessa nova esfera tecnológica se espalhou. A partir dessa informação, julgue o item subsecutivo.


Tal ideia é corroborada por pesquisas de opinião popular que mostram que as pessoas não desejam uma conexão mais forte com as marcas nas mídias sociais, porque valorizam a sua independência e não querem ter a sua intimidade devassada.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Get in!

  • Gabarito do Professor

    Com o avanço das tecnologias e a disseminação do uso da internet em escala global, as organizações precisaram se reinventar para sobreviver. Diante da infinidade de informações existentes na rede mundial de computadores e das constantes atualizações demandadas por estas, era de se esperar que a maioria das marcas não teria espaço destacado nesse novo cenário.

    As mídias sociais são como um ramo nessa árvore de inovações virtuais, reúnem usuários em comunidades e possibilitam interações por meio da visualização e publicação de postagens, curtidas, comentários e encaminhamentos. Por meio destas, os usuários conquistaram muitos benefícios:

    - rejeitaram a passividade praticada nos modelos anteriores de relacionamento entre organizações – clientes, passaram a ser ouvidos, respeitados e suas necessidades e expectativas começaram a ser atendidas mais prontamente;

    - a quantidade de informações sobre produtos e serviços disponíveis aumentou significativamente e isso contribuiu para que o consumidor tenha mais conhecimento sobre o que pretende adquirir, mais poder na negociação de preços e ciência de experiências e comentários de outros usuários/clientes;

    - podem servir de influenciadores para outros usuários/clientes por meio de suas experiências, o que gera preocupação das organizações em vender um produto e/ou prestar um serviço de qualidade e em manter bons relacionamento com seus públicos.

    Apesar das vantagens que as mídias sociais apresentam, ainda há questões relacionadas a esse assunto – como a privacidade e a influência exercida sobre as escolhas individuais – que podem gerar desconfiança ou desconforto e afastar os usuários.

    A questão afirma que as pessoas não desejam uma conexão mais forte com as marcas nas mídias sociais. Isso, na grande maioria das vezes, não é verdade. Conforme vimos na explicação, os indivíduos não só desejam, como procuram se conectar em larga escala e com várias organizações por meio das mídias sociais. E estão dispostos a abrir mão da sua independência e intimidade, mesmo que inconscientemente, para conseguir isso.

    Com base nisso, podemos concluir que a questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Révillion, Anya. Gestão de marketing. SAGAH. Soluções Educacionais Integradas.

    - Moffitt, Sean; Dover, Mike. Wikibrands: Como Reinventar sua Empresa em um Mercado Orientado para os Clientes. Bookman Editora. 2009.