SóProvas


ID
2736817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o próximo item.


A diferença entre uma perspectiva cônica e uma representação isométrica é a existência do ponto de fuga na primeira e a completa ausência de fuga na segunda.

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva cônica é um sistema de representação gráfica com base na projeção de um corpo tridimensional em um plano, através de linhas salientes que passam por um ponto; lugar a partir do qual o observador deve procurar. O resultado final é uma representação no plano da visão realista obtida quando o olho está nesse ponto, lugar a partir do qual aumenta a sensação de estar dentro da imagem representada. 


    A perspectiva isométrica é um método para representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões em desenhos técnicos e de engenharia. É uma projeção axonométrica na qual os três eixos de coordenadas aparecem igualmente encurtados e o ângulo entre dois deles é de 120 graus. 




  • A assertiva é claramente correta. Mas a gente fica refém da total discricionariedade do Cespe!

    Na prova do MPU/2013 ele considerou o seguinte item correto também: "As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito."

    Pra mim PF no infinito não significa completa ausencia de PF. Enfim...