SóProvas



Questões de Perspectivas


ID
552289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito das linguagens de
representação nas diversas fases do projeto arquitetônico.

O anteprojeto é a caracterização geral da concepção adotada, incluindo-se as indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, e tem como interlocutor o cliente. Portanto, a linguagem é uma adequação ao leigo da representação técnica. Maquetes e perspectivas são muito úteis, nessa fase.

Alternativas
Comentários
  • Estudo preliminar

  • 6492_2021

    Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    A definição e o desenvolvimento do partido arquitetônico devem incluir o pré-dimensionamento dos elementos construtivos e as definições gerais dos demais projetos complementares, de modo a subsidiar o processo de aprovação pelo cliente, e o desenvolvimento da documentação para aprovação pelos órgãos oficiais responsáveis

    Estudo preliminar arquitetônico

    Concepção inicial do projeto arquitetônico, no qual se especificam funções, usos, formas e dimensões para os ambientes, bem como elementos construtivos e componentes principais do projeto. Podem-se apresentar várias versões na etapa de estudo preliminar, conforme acordado entre as partes interessadas. 


ID
703528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da representação, dos métodos e das técnicas de desenho, julgue os itens que se seguem.

No desenho de perspectiva cônica, pode haver um, dois ou três pontos de fuga; no desenho perspectivo de um cubo há situação em que só pode existir um ponto de fuga. Nesse caso, trata-se de perspectiva paralela

Alternativas
Comentários
  • Perspectivas em projeção cilíndrica ortogonal

    [editar]Perspectiva isométrica

    Exemplo de uma perspectiva isométrica

    A perspectiva do tipo isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. Ela ocorre quando o observador está situado no infinito (e portanto, as retas projetantes são paralelas umas às outras) e incidem perpendicularmente ao Plano de Quadro. O sistema de eixos da situação a ser projetada ocorrerá na perspectiva, quando vistos no plano, de forma equi-angular (em ângulos de 120º). Desta forma, é possível traçar uma perspectiva isométrica através de uma grelha de retas desenhadas a partir de ângulos de 30º.

    Entre todas as perspectivas paralelas (não-cônicas), as isométricas são as mais comuns de serem utilizadas no dia-a-dia de escritórios de projeto (dearquiteturaengenhariadesign, etc), devido à sua versatilidade e facilidade de montagem (é possível desenhar uma isométrica relativamente precisa utilizando-se apenas um par de esquadros). Ela, no entanto, apresenta desvantagens, dado que vários pontos nos objetos representados criam ilusões de óptica, ocupando o mesmo local no plano bidimensional, quando eles têm localizações efetivamente diversas no espaço.

    A perspectiva isométrica foi bastante utilizada em jogos de computador que, não podendo simular os efeitos de uma perspectiva cônica devido às limitações tecnológicas, pretendia simular uma realidade tridimensional. Os jogos eletrônicos da série SimCity (em suas versões 2000 e 3000) ficaram célebres com a representação das cidades utilizando-se desta perspectiva.

  • Perspectivas em projeção cilíndrica oblíqua

    [editar]Perspectivas paralelas oblíquas

    As perspectivas paralelas oblíquas (eventualmente chamadas de cavaleiras ou militares) ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera retas projetantes (paralelas, portanto) que incidem de forma não-perpendicular no Plano do Quadro. Desta forma, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela ao PQ, esta face estará desenhada em verdadeira grandeza (suas medidas serão exatamente iguais às da realidade) enquanto as demais sofrerão uma distorção perspéctica. Dependendo do ângulo de incidência das projetantes, o fator de correção a ser utilizado na mensuração das arestas será diferente.

    Por exemplo, caso as retas projetantes incidam no PQ com ângulos de 45º, as faces a sofrerem distorção terão suas medidas, no quadro, reduzidas à metade do valor real.

    Recebeu o nome de militar pois foi uma perspectiva bastante utilizada para simular situações de topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratégia militar, quando se colocava a face paralela ao PQ correspondente ao plano do solo. Desta forma, quem via a perspectiva tinha a sensação de possuir uma visão de "olho-de-pássaro" sobre o terreno representado. Tal idéia foi aproveitada durante a fabricação dos primeiros jogos eletrônicos de estratégia e simulação, como a primeira versão do SimCity (com a evolução tecnológica, passou-se a utilizar cada vez mais a perspectiva isométrica no lugar da militar, o que oferecia uma maior sensação de tridimensionalidade, e posteriormente, adotou-se de vez a perspectiva cônica).

    Alguns autores dividem as axonometrias ou perspectivas axonométricas em três categorias: isometriadimetria ou trimetria. A isometria é a situação onde os três eixos (xyz) estão separados por 120 graus. A dimetria dá-se quando temos dois ângulos iguais. E a trimetria, por sua vez, dá-se quando as distâncias entre os eixos possuem ângulos distintos. A trimetria também é conhecida como anisometria, pois as medidas das unidades dos três eixos possuem diferentes escalas entre si. É, portanto, fundamental não confundir desenho isométrico com perspectiva isométrica. Ainda, segundo esta classificação, podemos dizer tecnicamente que uma perspectiva cavaleira é uma perspectiva axonométrica dimétrica.

  • O que é Perspectiva

    É a forma encontrada pelo homem para representar figuras tridimensionais (altura, largura e comprimento) em uma superfície plana. Ao olharmos para um objeto, estamos determinando um ponto de vista. Portanto, ponto de vista (PV) é o ponto onde se supõe estar o olho do observador. Outro elemento importante na perspectiva é o ponto de fuga (PF). Quando uma figura é representada de forma que todas as suas linhas paralelas convergem num ponto do infinito. A perspectiva pode ser: Central, Lateral e angular.

    [editar]Perspectivas cônicas

    As perspectivas cônicas são as mais comumente associadas à idéia de perspectiva, pois são aquelas que mais se assemelham ao fenômeno perspéctico assimilado pelo olho humano. Elas ocorrem quando o observador não está situado no infinito, e portanto todas as retas projetantes divergem dele.

    Perspectiva é um termo de significado amplo que possui as seguintes acepções, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com as outras.

    Perspectiva (visão). É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contido. podemos ter varios outros tipos de perspectivas como:a cronica, a paralela obliquas, a isometrica, e varias outras

  • Apesar dos comentários muito úteis, ainda não entendi a questão 

  • Eu tinha errado por causa do último trecho da questão, quando afirma se tratar de perspectiva paralela. Associei paralela com isométrica. Na realidade, na isométrica a linha do horizonte e ponto de fuga situam-se no infinito. A perspectiva paralela é um tipo de perspectiva cônica que possui um ponto de fuga. As retas e planos dirigem-se, unicamente, para um ponto existente na linha do horizonte. Outro tipo de perspectiva cônica é a oblíqua com 2 pontos de fuga; e por fim a perspectiva vista de cima ou aérea, com 3 pontos de fuga. 

  • Ou eu tenho muita dificuldade de ver que essas questões dizem a mesma coisa ou a banca é realmente incoerente na cobrança desse assunto.


    Cespe-EMAP/2018 A diferença entre uma perspectiva cônica e uma representação isométrica é a existência do ponto de fuga na primeira e a completa ausência de fuga na segunda.

    GAB C


    Cespe-MPU/2013 As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito.

    GAB C


    Cespe-MPEPI/2012 No desenho de perspectiva cônica, pode haver um, dois ou três pontos de fuga; no desenho perspectivo de um cubo há situação em que só pode existir um ponto de fuga. Nesse caso, trata-se de perspectiva paralela.

    GAB C

  • O livro: Representação Gráfica em Arquitetura, de Francis D. K. Ching, nomeia de perspectiva paralela os métodos de projeção isométricos e oblíquos, e de perspectiva exata a perspectiva cônica!

    Vi em algumas publicações de internet a explicação que a perspectiva paralela seria a que possui um ponto de fuga, sendo que a face frontal fica paralela ao observador.

    Alguém conhece uma fonte confiável dessa informação?

  • Diva, muito obrigada pela referência! Colo abaixo o trecho a que você de refere:

    O sistema de perspectiva com um ponto de fuga baseia-se na ideia de que dois dos três principais eixos – um vertical e outro horizontal – são paralelos ao plano do desenho. Todas as retas paralelas a estes eixos também são paralelas ao plano do desenho (PD), portanto, permanecem com sua orientação real e não parecem convergir. Por esta razão, a perspectiva com um ponto de fuga também é conhecida como perspectiva paralela.

    O terceiro eixo principal é horizontal, perpendicular ao plano do desenho (PD) e paralelo ao eixo central de visão (ECV). Todas as retas paralelas a este eixo convergem para a linha do horizonte, no centro de visão (CV). Este é o ponto de fuga específico da perspectiva com um ponto de fuga.

    O sistema de perspectiva com um ponto de fuga é particularmente eficaz, na representação das três superfícies limítrofes porque a apresentação dos cinco planos delimitadores confere a sensação clara de fechamento. Por esta razão, em projetos normalmente se usa a perspectiva com um ponto de fuga para apresentar vistas experimentais de paisagens urbanas, jardins formais, pátios, colunatas e espaços internos. A presença de um ponto de fuga central também pode ter a finalidade de atrair a atenção do observador e enfatizar combinações axiais e simétricas no espaço.

    Representação Gráfica em Arquitetura Francis Ching (tem no passei direto)


ID
727027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de projetos de arquitetura e técnicas de desenho, julgue os
itens a seguir.

Para representações na terceira dimensão, podem ser utilizadas tanto projeções paralelas, como as perspectivas com duas fugas, quanto a projeção central, como a perspectiva com um único ponto de fuga.

Alternativas
Comentários
  • As vistas admitem dois tipos de representação: finita e infinita. A primeira delas remete-se à projeção central (um ponto de fuga) e apresenta o objeto maior do que seu tamanho de origem, já a segunda apresenta projeção paralelas de acordo com o número de pontos do objeto e apresenta-o em sua verdadeira grandeza.

  • A perspectiva com 1 ponto de fuga representa em 2 dimensões os objetos tridimensionais.

  • ERRO da questão:

    - Perspectiva paralela = 1 ponto de fuga

    - Perspectiva oblíqua = 2 pontos de fuga

    - Perspectiva aérea = 3 pontos de fuga

    Fonte: http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/tipos_de_perspectiva.php

  • Os comentários estão equivocados.

    As projeções paralelas, mais conhecidas como projeções isométricas ou cavaleiras, não possuem ponto de fuga, pois as linhas são paralelas entre si. Já as projeções centrais, que são as projeções cônicas, podem ter um, dois ou três pontos de fuga.


ID
727030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de projetos de arquitetura e técnicas de desenho, julgue os
itens a seguir.

O maior defeito visual de um desenho axonométrico consiste no fato de que suas linhas parecem divergir à medida que se afastam em aparente contradição com o que normalmente é visto em perspectiva.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito está errado, essa afirmativa deveria ser FALSA. A descrição do desenho axonométrico (ou isométrico) de que à medida que o as linhas se afastam aparentam DIVERGIR (ou seja, aparentam AFASTAR-SE uma da outra) é fisicamente inconcebível - seria o equivalente a ter uma câmera com um campo de visão negativo.. A perspectiva converge (para o ponto de fuga) quando a distância aumenta (como os raios convergem para a câmera/olho) e os desenhos isométricos/axonométricos possuem os raios paralelos (como se a câmera/olho estivesse no infinito), e não divergentes. Raios divergentes seria como se a câmera estivesse "pelo avesso".

    Já passei muitas horas olhando para isometricos, e não importa a distância do observador, as linhas não aparentam divergir..

    Acho que caberia recurso, se alguém tiver outro entendimento, gostaria muito de sabê-lo.



  • Amigo, creio que a questão esteja correta e também a sua explicação. Acontece que o período diz que o maior defeito visual de uma isométrica seria se suas linhas parecessem divergir, já que devem ser paralelas, e este defeito estaria em contradição com o desenho em perspectiva, já que neste as linhas convergem.
  • Questão correta!

    As retas das perspectivas axonométricas podem ser paralelas ou convergir a um ponto de fuga, isso vai depender do tipo de perspectiva axonométrica adotada para representação do desenho, entretanto é claro identificar que em nenhuma delas jamais haverá a possibilidades de suas retas divergirem.

  • perspectiva/projeção cônica = o objeto é reduzido conforme distância do desenho

    projeção axométrica = as linhas são traçadas em tamanho real


ID
772018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de desenho arquitetônico, julgue os itens a seguir.


Os desenhos em planta baixa e em elevação e a perspectiva de um ponto de fuga caracterizam as projeções ortográficas.

Alternativas
Comentários
  • PROJEÇÕES ORTOGRÁFICAS SÃO BIDIMENSIONAIS.
  • ERRADA!

    Projeções Ortográficas não caracterizam uma perspectiva que possuem 3 dimensões...
    No caso, caracterizam apenas na planta baixa e elevação.
  • projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza.

  • Mirian fala isso pra questao a baixo, rsrsrs.

    (Cespe) A projeção em desenho é uma técnica de representação tridimensional de um objeto, na qual são projetados, sobre seu plano, todos os seus pontos por meio de linhas retas, paralelas ou convergentes. Gabarito = C


ID
772021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A projeção em desenho é uma técnica de representação tridimensional de um objeto, na qual são projetados, sobre seu plano, todos os seus pontos por meio de linhas retas, paralelas ou convergentes.

Alternativas
Comentários
  • A projeção não é uma técnica bidimensional?

    E a perspectiva uma técnica tridimensional?


ID
772027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a história da arquitetura e do urbanismo e a multiplicidade de aspectos a ela relacionados, julgue os itens seguintes.


A perspectiva de um ponto de fuga, técnica desenvolvida por mestres do Renascimento, renovou o desenho da cidade, tendo-se originado em Florença, na Itália.

Alternativas
Comentários
  • perspectiva com um ponto de fuga, também conhecida como perspectiva renascentista, é o primeiro método de perspectiva exata, que se baseia em um ponto de fuga situado na linha do horizonte, para o qual convergem as retas paralelas, que ao serem transformadas em diagonais no quadro, provocam a sensação de profundidade.


ID
772036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho em perspectiva, desenvolvido no período renascentista, constituiu avanço significativo para a representação e os projetos de novos espaços urbanos.

Alternativas

ID
1080286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.

Alternativas
Comentários
  • Em 1933, na cidade de Atenas, Grécia, é realizado o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que resulta em um manifesto urbanístico que expressa o pensamento sobre o meio urbano na época. A Carta de Atenas (1), como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades. A Carta, de modo geral, analisa o estado atual e crítico das cidades, propondo aspectos que deveriam ser respeitados para a melhoria da estrutura urbana.

  • a) ERRADA. Filippo Brunelleschi foi um arquiteto e escultor renascentista. Na primeira fase de sua carreira de arquiteto, ele redescobriu os princípios da perspectiva linear. 


    b) ERRADA. Um dos mais importantes projetos urbanísticos de Lucio Costa foi o Plano Piloto de Brasília. O projeto de Chandigarh teve a participação de Le Corbusier a convite do governo indiano. 


    c) CORRETA. A Carta de Atenas resume a visão do "Urbanismo Racionalista", tendo como principais aspectos debatidos a necessidade de planejamento regional e infra-urbano, a implantação do zoneamento, através da separação de usos em zonas distintas. 


    d) ERRADA. Não existe essa relação da proporção áurea com a arquitetura hospitalar moderna. Essa proporção foi muito adotada na antiguidade, na Grécia, no Egito, na França e também por alguns modernistas; mas isso não é levado em conta para muitos arquitetos no dias atuais. 


    e) ERRADA. Vitrúvio foi um arquiteto romano e seus princípios inauguraram a base da Arquitetura Clássica. Foram eles: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez). 



ID
1188658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das normas de desenho técnico, julgue os próximos itens.

Círculos em perspectiva assumem a forma de elipses. Essas formas são observadas não apenas em objetos arquitetônicos, mas também em itens do cotidiano, como garrafas, louças, vasos, moedas e rodas de automóveis.

Alternativas

ID
1234402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas da ABNT, julgue os itens subsecutivos,acerca de desenho técnico.


Entende-se por perspectiva de três pontos a representação de determinado objeto em que todas as faces são inclinadas em relação ao plano de projeção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 10209-2:2005

    3.49 perspectiva de três pontos: Representação em perspectiva de um objeto no qual todas as faces são inclinadas em relação ao plano de projeção.

  • material de estudo http://www.dca.ufrn.br/~acari/Desenho%20Mecanico/Normas%20ABNT%20para%20Desenho/NBR10209.pdf


ID
1334893
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentro dos princípios da geometria descritiva você defniria os desenhos contidos no projeto básico de arquitetura como:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B) 

    Na geometria descritiva utiliza-se a épura para representar objetos, a partir de observadores que se encontram situados no infinito (pontos impróprios), os quais determinam direções de retas projectantes. A épura de Monge é a planificação do que foi projectado ortogonalmente nos planos de projeção, também ortogonais entre si.


ID
1422784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da representação do projeto de arquitetura, julgue o item seguinte.

As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito.

Alternativas
Comentários
  • Perspectivas cônicas: aquelas que convergem para um ou mais pontos de fuga (se convergem, consideramos que os pontos de fuga estão a uma distância finita).

    Perspectivas isométricas (caso particular de projeção cilíndrica ortogonal): aquelas que em que as retas projetantes são paralelas entre si (estando, portanto, os pontos de fuga a uma distância infinita). Observador tb está no infinito.

ID
1422787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da representação do projeto de arquitetura, julgue o item seguinte.

Os desenhos ou perspectivas isométricos são traçados com medidas reais na largura e na altura e com medidas reduzidas pela metade na profundidade.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, são traçados com medidas reais nos 3 eixos; x, y e z, ou seja, largura, altura e profundidade.

  • A questão se refere à Cavaleira

  • > Axonométricas: não representam as deformações óticas de profundidade

    >> Não há pontos de fuga (ou os pontos estão no infinito = divergências entre referência)

    >> Abrange as 3 _métricas

    >> São ordenadas pelo paralelismo entre os eixos que representam a profundidade

    >> Permitem a representação em escala da dimensão da profundidade

    >> Isométrica: qualquer linha de projeção faz 3 ângulos iguais em relação aos eixos de coordenadas = plano de projeção intercepta os eixos de coordenadas c/ ângulos iguais; em consequência, as escalas dos 3 eixos coordenados e ortogonais são iguais; portanto uma única escala (de redução)

    >>> Usado em desenhos técnicos p/ representação 2D de objetos 3D

    >>> Âng. de 120º entre cada eixo

    >>> Medidas reais nos 3 eixos (X, Y, Z = Altura, Largura, Profundidade)

    >> Dimétrica: só 2 eixos formam ângulos iguais

    >> Trimétrica: 3 eixos formam ângulos

    Fonte: vozes que me atordoam


ID
1422793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da representação do projeto de arquitetura, julgue o item seguinte.

As perspectivas cônicas com um ponto de fuga reproduzem um desenho de modo semelhante à formação de um desenho pelo olho humano. Desse modo, o emprego dessa perspectiva produz desenhos mais realísticos que o uso da perspectiva com três pontos de fuga.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, as duas sentenças tratam do mesmo tipo de perspectiva: a cônica. A variação de um, dois ou três pontos de fuga depende da localização do observador em relação ao objeto. Portanto, em qualquer tipo de perspectiva cônica o efeito é realístico, independente da quantidade de pontos de fuga.


ID
1422799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das projeções planimétricas e da geometria descritiva, julgue o próximo item.

Em virtude do modo de construção e funcionamento do sistema de projeções em desenho técnico, um objeto colocado no 3º diedro deve ser representado com a vista lateral esquerda à direita da vista de frente e a vista superior acima da vista de frente.

Alternativas
Comentários
  • No 3º diedro, o objeto deve ser representado com a vista lateral esquerda à esquerda da vista de frente e a vista superior fica acima mesmo.


ID
1643761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Em relação à terminologia referente a métodos projetivos, a linha de horizonte designa a intersecção entre o plano do horizonte e o plano vertical de projeção, como também o lugar geométrico dos pontos de fuga de todas as linhas retas horizontais

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo a antiga NBR ISO 10209/2005:

    Linha do horizonte: intersecção entre o plano do horizonte e o plano vertical de projeção. É o lugar geométrico dos pontos de fuga de todas as linhas retas horizontais.

  • (Complementando)

    É também a linha imaginária na altura do ponto de vista do observador


ID
1643767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Maquetes e perspectivas, obrigatórias na apresentação de um projeto de arquitetura, devem ser anexadas e aprovadas junto a outros documentos técnicos de representação do projeto, como plantas, cortes, elevações e detalhamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado, sao documentos eventuais e nao obrigatorios, conforme constam na NBR 6492, itens 5.1.2.2 e 5.1.3.2.

     

     

  • São informações adicionais que facilitam a compreensão do projeto. Não são obrigatórias. 

  • NBR 6492:1994 – Representação de projetos de Arquitetura

    5.1.2.2 Documentos eventuais

    Os documentos eventuais são os seguintes:

    a) perspectiva;

    b) maquete (estudo de volume);

    c) desenvolvimento através de texto ou desenhos sumários de elementos isolados que sejam de interesse em casos especiais;

    d) análise preliminar de custo.


ID
1643770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Em perspectivas cônicas, o que é importante para ser representado no desenho deve estar dentro do cone de visão, cujo ângulo máximo é de 60 graus, para se evitar distorção excessiva da perspectiva.

Alternativas
Comentários
  • -  A perspectiva cônica mostra os objetos de maneira semelhante à forma como são vistos pelo olho humano, como apareceriam em uma fotografia

    Visão humana tem aproximadamente 60º de visão nítida (PV).

  • CERTO

     

    Em perspectivas cônicas, o ângulo de visão se situa entre 45º a 60º, dentro do qual o que é visto está em foco. Tudo de importante a ser representado em perspectiva deve estar dentro desse cone de visão, pois caso contrário, teremos distorções excessivas.


ID
1731097
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando se inicia o 3ds Max, aparece uma tela dividida em quatro quadrantes, que são os quatro visores básicos: Top, Front, Left e Perspective (Superior, Frontal, Esquerdo e Perspectiva). Esses podem ser manipulados pelas ferramentas de navegação de visor.

Podemos afirmar que: 

Alternativas

ID
1756813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No sistema de representação em perspectiva, a linha do horizonte é definida como

Alternativas
Comentários
  • e) o lugar geométrico dos pontos de fuga.

  • (Outra definição)

    Linha do horizonte: linha imaginária na altura do ponto de vista do observador

  • Letra E, mas existem outras definições mais precisas.

    Definição por CHING:

    A linha do horizonte (LH) é a linha horizontal que representa a interseção do plano de desenho (PD) e do plano horizontal que passa pelo ponto de observação (PO)


ID
1777057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a representações, métodos e técnicas de desenho, julgue o item a seguir.

Em uma perspectiva, a altura da linha do horizonte com respeito ao objeto visualizado determina se o objeto é visto de lado, de baixo ou de cima. À medida que o olho do observador se move para a esquerda ou para a direita, a linha do horizonte e os pontos de fuga sobre ela se movem para cima e para baixo respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Pois se o observador se mover a linha do horizonte permanece no mesmo lugar e os pontos de fuga se movem para a direita ou esquerda determinando a forma que enxergamos o desenho. 


ID
1777060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a representações, métodos e técnicas de desenho, julgue o item a seguir.

A distância do ponto de vista ao objeto influencia a relação de achatamento na perspectiva final. Quando a distância ao objeto cresce os pontos de fuga separam-se mais, as linhas horizontais tornam-se mais próximas da horizontal, fazendo com que a profundidade da perspectiva seja comprimida.

Alternativas
Comentários
  • Relações entre Ponto de vista, linha do horizonte, pontos de fuga e linhas de fuga com desenhos http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php


ID
1827454
Banca
SCGás
Órgão
SCGás
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Corrigindo a redação da banca (o QConcursos copiou corretamente, não foi erro deste) para que a questão faça sentido:

     

    São os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas: 

     

    Aparentemente questão saiu de http://pt.slideshare.net/leobispo28/fundamentos-do-desenho-tcnico , que diz:

    Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e as (sic) perspectivas.

     

  • ALTERNATIVA A 

    O DESENHO PROJETIVO ENGLOBA OS DOIS. 


ID
1829365
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre Programação visual aplicada à arquitetura os principais trabalhos desenvolvidos são:

Alternativas

ID
2098501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente a representação, métodos e técnicas de desenho e geometria descritiva.

O desenho isométrico é uma perspectiva com linhas paralelas na qual o ponto de fuga se situa ao final da elevação de maior comprimento.

Alternativas
Comentários
  •  

    O que é desenho isométrico?

    Desenho isométrico é aquele desenho utilizado na execução nas contruções, nos projetos de móveis, de peças etc. É essencial na obra porque traz uma noção de como ficará o projeto depois de levantado.Em uma vista isométrica consegue-se ver 3 dimensões de um desenho, suas dimensões são exatemente iguais as reais, diferente da vista cônica utilizada nos desenhos de observação e memorizãção em que a ideia principal é mostrar um ponto de vista humano, já  que a vista do ser humano é cônica.

     


    Na  isométrica a vista é técnica e dimensional, ignorando a forma com que o homem vê, pois o que entra em questão é mostrar como objeto, sólido, edifício, peça, móvel é realmente com todas as suas propriedades.



    Todo desenho isométrico as coordenadas x e y possuem 30º
    consegue-se ver três lados de um elemento, superior ou inferior, lateral esquerda ou direita, frontal ou fundos. 

     

  • Não há ponto de fuga no desenho isométrico.

  • Cuidado!

    As perspectivas cilíndricas possuem ponto de fuga, mas eles estão localizados ao infinitivo. Diferentemente das perspectivas cônicas, que as linhas convergem para pontos de fuga que possuem uma distância finita.

  • A perspectiva isométrica não apresenta ponto de fuga, pois é formada por linhas paralelas. Neste sistema, os três eixos (x, y e z) que formam o desenho (altura, largura e comprimento) do sólido têm a mesma inclinação em relação ao plano de projeção e os segmentos são marcadas nos eixos em seus comprimentos reais. Este tipo de perspectiva apresenta uma versão menos deformada do objeto. 



    Portanto, o item apresentado em questão está incorreto.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte: BORTOLUCCI, Maria Ângela; CORTESI, Myrian V. P. Desenho Técnico. São Carlos: EESC USPS, 1996.




ID
2098504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente a representação, métodos e técnicas de desenho e geometria descritiva.

Do cruzamento entre dois planos ortogonais, em geometria descritiva, resultam os quatro diedros entre os quais, no Brasil, para efeitos práticos, são mais utilizados o primeiro e o terceiro diedro.

Alternativas
Comentários
  • Os diedros são planos de projeções em que as vistas do desenho são representadas, existem no total quatro diedros, porém o mais utilizado no desenho técnico é o 1º e o 3º diedro.

    Imagem diedro: https://www.google.com.br/search?q=DIEDRO&espv=2&biw=2133&bih=1082&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiw4pmmsIrQAhXJGZAKHfZFCYQQ_AUIBigB&dpr=0.9#imgrc=qK3OhZMrgSd1JM%3A 

    O erros mais comuns de acontecer, é confundir o 1º diedro com o 3º diedro, esse erro é comum porque aqui no Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que devemos utilizar o 1º diedro para desenhar, no entanto nem sempre os desenhos são nacionais, e quando recebemos, por exemplo, um desenho americano que tem como padrão a norma ANSI (American National Standards Institute) que diz que o desenho deve ser feito em 3º diedro, acabamos não prestando atenção nisso e fabricando a peça de forma errada.

    Fonte: http://www.infocadu.com/entender-os-diedros-no-desenho-tecnico/ 

  • No Brasil se usa mais o 1° diedro e nos EUA, o 3°,na questão diz que em nosso país são ambos,COMO ASSIM???


ID
2152918
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Há trinta e dois mil anos, o homem produz representações artísticas do mundo em que vive, onde a palavra perspectiva deriva do latim perspicere que significa ver através. Considerando esse tema, é correto afirmar que na perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão??

  • A - Toda perspectiva apresenta um tipo de deformação

    B - Correta

    C - Toda perspectiva apresenta um tipo de deformação

    D - A perspectiva axonométrica, também chamada de perspectiva paralela e axonometria, é uma projeção cilíndrica ortogonal sobre um plano oblíquo em relação às três dimensões do corpo a representar

    E - Na perspectiva cônica podemos ter 1, 2 ou 3 pontos de fuga

  • Mds, tá errado, é letra E


ID
2152921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender como é feita a projeção ortográfica é necessário conhecer os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • "Para entender bem como é feita a projeção ortográfica devemos conhecer três elementos: o modelo, o observador e o plano de projeção.

    • O modelo: É o objeto a ser representado em projeção ortográfica;

    • O observador: É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha o modelo em projeção ortográfica, devendo analisá-lo cuidadosamente em várias posições;

    • O plano de projeção: É a superfície onde se projeta o modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano de projeção."

     

    http://www.agro.ufg.br/up/68/o/5___aula_Proje____es_ortogr__ficas.pdf


ID
2152987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O conhecimento sobre a perspectiva de observação, também denominada de cônica ou linear, é indispensável leitura de projetos. Acerca dos parâmetros utilizados para o desenho da perspectiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Linha de terra: os elementos estão em verdadeira grandeza.

    Linha do horizonte = altura do observador: onde se posicionam os pontos de fuga

  • GAB.: LETRA D

    A. O plano geometral ou plano de terra é o plano onde está o observador e as formas que ele

    pretende representar.

    B. Linha de Terra é a linha de interseção do plano vertical quadro (α) com o plano horizontal - plano geometral (β). A linha de terra (LT) é determinante para a construção da perspectiva e sua posição é sempre paralela em relação à linha do horizonte (LH), determinando que a altura em que se encontra o observador seja sempre a distância da linha de terra (LT) à linha do horizonte (LH).

    C. Ponto de vista: Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte. O ponto de vista (PV) revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

    E. Quadro é o espaço onde vai ser representada a forma pretendida. Tanto o quadro como o plano

    geometral são dois planos, os quais são identificados por letras gregas. Assim sendo, o plano geometral é identificado pela letra β e o quadro pela letra α.

    @arquitetaconcurseira.va


ID
2159947
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos tipos de perspectiva, utilizados em desenho técnico, é baseado num sistema de três semirretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°.
Essa descrição refere-se à perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva Isométrica: Essa perspectiva se dá quando os três ângulos projetados no plano são iguais entre si –

    de 120º.


ID
2370484
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A perspectiva cônica de um objeto de três dimensões é a sua projeção sobre um plano. Os fundamentos da perspectiva cônica apoiam-se no conteúdo teórico da Geometria Descritiva, por meio da qual podem ser definidos e aplicados. A respeito desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Plano horizontal ou geometral é o plano sobre o qual se faz a projeção ortogonal do objeto a ser visto em perspectiva.

( ) Linha de terra é a intersecção do plano horizontal com o plano vertical, situa-se na altura dos olhos do observador.

( ) Linha do horizonte é perpendicular à linha de terra.

( ) A distância entre a linha do horizonte e a linha de terra representa a altura do observador.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (F) Linha de terra é a intersecção do plano horizontal com o plano vertical, situa-se na altura dos olhos do observador. Linha de terra, ou de chão ou de base, é a linha onde se apoia o observador, fica paralela a linha do horizonte.

    (F) Linha do horizonte é perpendicular à linha de terra. A linha do horizonte, ou reta de fuga, está paralela à linha terra.

     

  • por favor explicar a primeira alternativa - Plano horizontal ou geometral é o plano sobre o qual se faz a projeção ortogonal do objeto a ser visto em perspectiva.


  • Nao concordo que primeira alternativa esteja certa!

    Geometral é outro nome para Plano de Terra e não pra Plano Horizontal


ID
2403943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com referência às várias maneiras de se representar objetos de forma a criar a ilusão de espaços tridimensionais sobre superfícies em duas dimensões, julgue o item que se segue.

As axonometrias incluem a dimetria, a trimetria e a quadrimetria.

Alternativas
Comentários
  • As axonometrias incluem a dimetria, a trimetria e a ISOMETRIA.

  • A axonometria é uma técnica utilizada para a construção de perspectivas a partir dos elementos que constituem um sistema projetivo. Esses elementos são: o Centro de Projeção (P), também chamado de Pólo ou Observador, os Eixos Axonométricos (x),(y) e (z), também denominados Eixos Objetivos e o Plano de Projeção (a).

    Para realizar a projeção de qualquer objeto, e portanto obter sua perspectiva, é suficiente relacioná-lo aos eixos objetivos. Dessa forma, pode-se construir diversas perspectivas de um mesmo objeto alterando as relações entre os elementos, ou seja, pode-se alterar a posição do observador, rotacionar e transladar os eixos, proporcionando infinitas combinações de visualização (projeção) de um objeto.

    O estudo da axonometria, geralmente, é separado pelo tipo de projeção (cônica ou cilíndrica). Contudo, cabe ressaltar que a projeção cilíndrica pode ser vista com um caso particular da projeção cônica, quando o centro de projeção passa a ser indeterminado (ponto impróprio, supostamente situado no infinito).

    O principal objetivo da axonometria é obter as graduações dos eixos após a projeção. A graduação de um dos eixos pode ser constante, se a projeção for cilíndrica ou variável, se a projeção for cônica. Observe os desenhos abaixo.

    http://www.pads.ufrj.br/~julio/GD/index_files/axono.htm


ID
2403946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com referência às várias maneiras de se representar objetos de forma a criar a ilusão de espaços tridimensionais sobre superfícies em duas dimensões, julgue o item que se segue.

É possível traçar uma perspectiva trimétrica por meio de uma malha de retas desenhadas a partir de ângulos de 30º.

Alternativas
Comentários
  • Nesta condição será uma perspectiva isométrica.

  • ISOMÉTRICA: quando os três eixos principais (x, y, z) formam ângulos iguais entre si com o plano de projeção. Este sistema é o de execução mais simples por utilizar uma única escala de redução.

    DIMÉTRICA: quando apenas dois eixos formam ângulos iguais.

    TRIMÉTRICA: quando os três eixos formam ângulos diferentes com o plano de projeção.

    http://www.agro.ufg.br/up/68/o/7___aula_Perspectiva_Isom__trica.pdf


ID
2403949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com referência às várias maneiras de se representar objetos de forma a criar a ilusão de espaços tridimensionais sobre superfícies em duas dimensões, julgue o item que se segue.

Para uma perspectiva exata (ou cônica), são fundamentais os três elementos: o observador, o objeto (observado) e o plano de projeção (quadro).

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a chamam de exata, já que ela não se apresenta em verdadeira grandeza ou em escala, mas sim como o olho humano vê.

  • num entendi tbm não... exata?


ID
2439382
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Observe a perspectiva abaixo e marque a alternativa que corresponde à vista indicada pela seta

Alternativas
Comentários
  • Onde está a perspectiva? As pessoas respondem baseado em quê?? Rsrs

    Encontrei a prova de onde foi tirada a questão:

    http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/caderno_03_desenhista_projetista-20120417-113247.pdf

    Lá também não tem figura (perspectiva), somente as alternativas.

  • Provas objetivas, discursivas e agora teste psicotécnico. risos

    Cada vez mais difícil entrar no funcionalismo público.

  • se alguém descobrir o segredo dessa questão, conta pra gente!

  • ufa. ainda bem que vim ler os comentários

  • Típica questão Uni duni duni ...

  • doideeeeeeeira
  • Cadê a imagem com a indicação da seta??? Pra mim só apareceu as alternativas


ID
2736817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de representação, métodos e técnicas de desenho, julgue o próximo item.


A diferença entre uma perspectiva cônica e uma representação isométrica é a existência do ponto de fuga na primeira e a completa ausência de fuga na segunda.

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva cônica é um sistema de representação gráfica com base na projeção de um corpo tridimensional em um plano, através de linhas salientes que passam por um ponto; lugar a partir do qual o observador deve procurar. O resultado final é uma representação no plano da visão realista obtida quando o olho está nesse ponto, lugar a partir do qual aumenta a sensação de estar dentro da imagem representada. 


    A perspectiva isométrica é um método para representar visualmente objetos tridimensionais em duas dimensões em desenhos técnicos e de engenharia. É uma projeção axonométrica na qual os três eixos de coordenadas aparecem igualmente encurtados e o ângulo entre dois deles é de 120 graus. 




  • A assertiva é claramente correta. Mas a gente fica refém da total discricionariedade do Cespe!

    Na prova do MPU/2013 ele considerou o seguinte item correto também: "As perspectivas cônicas são desenhadas com linhas que convergem para os pontos de fuga localizados a uma distância finita; já os pontos de fuga das perspectivas isométricas são localizados a uma distância considerada no infinito."

    Pra mim PF no infinito não significa completa ausencia de PF. Enfim...


ID
2820223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos conceitos de perspectiva cônica e de perspectiva isométrica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) correta!

    b) errada, veja essa questão do CESPE FUB/2015 "Em perspectivas cônicas, o que é importante para ser representado no desenho deve estar dentro do cone de visão, cujo ângulo máximo é 60º, para se evitar distorção excessiva da perspectiva." GAB CERTA

    c) errada, o círculo em perspectivas aparece achatado.

    d) errada, é a linha do horizonte.

    e) errada, pode-se usar 2, 3.. mais que isso acredito que seja uma perspectiva com sobreposições de planos.

  • a.  Perspectiva isométrica é uma representação tridimensional em que o objeto se situa em um sistema de três eixos coordenados. A perspectiva isométrica é uma perspectiva axonométrica, construída a partir de um tipo de projeção cilíndrica, em que as figuras são referendadas a um sistema ortogonal de 3 eixos.

    b.  Os ângulos de 45º e 90º são os mais utilizados na perspectiva cônica. Errado. A perspectiva cônica é uma forma de representação sobre uma superfície plana ou curva da aparência dos corpos bi ou tridimensionais, vistos a partir de um determinado ponto.

    c.  O círculo isométrico é representado em verdadeira grandeza. Errado. O círculo isométrico é representado como uma elipse.

    d.  Na perspectiva cônica, a linha de terra é determinada pelo ponto de vista do observador.Errado. São elementos que compõem a perspectiva cônica: o quadro (onde vai ser representado o objeto), o ponto de vista (ponto ocupado pela vista do observador), o plano geometral ou o plano de terra (superfície sobre a qual se faz a representação ortogonal), a linha de terra (interseção do quadro com o plano de terra) e a linha do horizonte (interseção do quadro com o plano horizontal, a altura dos olhos do observador)

    e.  Na perspectiva cônica, utiliza-se apenas um ponto de fuga. Errado. A perspectiva cônica pode usar 1, 2 ou 3 pontos de fuga.

  • ABNT NBR ISO 10209-2:2005

    3.33 representação axonométrica: Projeção paralela de um objeto sobre um único plano de projeção.

    3.34 axonométrica ortogonal: Projeção ortogonal sobre um único plano de projeção.

    3.35 axonométrica oblíqua: Projeção oblíqua sobre um único plano de projeção.

    3.36 projeção monométrica: Representação axonométrica na qual as escalas de dois dos eixos de

    coordenadas são idênticas.

    3.37 projeção dimétrica: Representação axonométrica na qual as escalas de dois dos eixos de coordenadas

    são idênticas, com uma escala diferente para o terceiro eixo.

    3.38 projeção trimétrica: Representaç ão axo nométri ca na qual as escalas dos três eixos de coordenadas são

    diferentes.

    NOTA 13 Este método não é recomendado.

    3.39 axonométrica isométrica: Repres entação axonomét rica ortogona l na qual qualquer linha de projeção faz

    três ângulos iguais em relação aos eixos de coordenadas. O plano de projeção intercepta os eixos de

    coordenadas com ângulos iguais; em conseqüência, as escalas dos três eixos são iguais (projeção axonométrica

    monométrica).

    @cabide.concurseira


ID
2836723
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma edificação com planta retangular e composição ortogonal das fachadas será representada em projeção cônica do ponto de vista de um observador situado a 30 m de distância, em uma posição em que é possível enxergar apenas suas fachadas frontal e lateral direita. Essa representação corresponde a

Alternativas
Comentários
  • As projeções ortogonais são cilíndricas, não cônicas, como apresenta o enunciado. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

  • Complementando a resposta da Corbusiana, as perspectivas cônicas possuem 1, 2 ou 3 pontos de fuga

    As perspectivas CILÍNDRICAS OU PARALELAS se dividem em Oblíqua e Ortogonal, e as PROJEÇÕES ORTOGONAIS por sua vez se dividem em Axonométricas e Ortográficas.

    As projeções Cônicas ou Central são as com 1, 2 ou 3 pontos de fuga.

    @cabide.concurseira

  • 1. Projeções Cônicas: Por aproximar-se muito do modo como “enxergamos”, as técnicas com projeções cônicas, também chamadas de “Perspectivas”, são muito utilizada quando desejamos representar algo realisticamente.Quando temos um centro de projeção próprio, deste centro saem raios de projeção divergentes em direção ao plano de projeções. Isto provoca projeções com o que chamamos de “pontos de fuga”.

    2. Projeções Cilíndricas: As projeções cilíndricas são largamente utilizadas no desenho técnico para transmitir informações relacionadas ao dimensionamento das peças. Elas podem estar posicionadas basicamente de dois modos em relação ao plano de projeção: perpendicularmente (ortogonalmente) ou inclinadas (obliquas). Dependendo do posicionamento dos raios são geradas diferentes de projeção.

    2.1 Projeções Cilíndricas Axonométricas: Se, embora os raios de projeção estejam perpendiculares ao plano de projeções porém, as faces do objeto não estão paralelas ao nosso plano de projeções, como por exemplo no caso de um cubinho, quando um de seus vértices está mais próximo do plano de projeção temos a projeção das 3 arestas que derivam deste vértice no plano de projeções. Por referência às coordenadas x, y e x, chamamos de Projeções Cilíndricas Axonométricas (medidas pelo eixo (x,y,z)).


ID
3210163
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com a decadência das formas de expressão artística que caracterizaram o período medieval e a emergência do Renascimento, as composições pictóricas, escultóricas e arquitetônicas, passaram a oscilar historicamente entre dois polos expressivos, dicotômicos, habitualmente designados como Clássico e Barroco. O primeiro buscava a representação de um mundo ideal estável e permanente; o segundo, a de um mundo real em constante movimento e transformação.

Do ponto de vista estritamente compositivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição são ortogonais e, no Barroco, diagonais.
( ) No Clássico, as linhas de força que ordenam a composição são ortogonais e, no Barroco, podem se sobrepor eixos dominantes ortogonais cortados por secundários diagonais.
( ) No Clássico, a representação perspectiva é ordenada por uma fuga central e, no Barroco, por fugas laterais

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A", estão todas certas.


ID
3210166
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As projeções perspectivas se caracterizam pela representação de uma percepção tridimensional em uma superfície plana. Dividem-se em dois grandes grupos: as que não representam as deformações óticas da percepção natural na dimensão da profundidade e as que representam.

Considerando esses dois grupos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As perspectivas cônicas representam as deformações da percepção natural na dimensão da profundidade são ordenadas por um, dois ou três pontos de fuga.
( ) As perspectivas axonométricas não representam as deformações de profundidade e são ordenadas pelo paralelismo entre os eixos que representam a profundidade.
( ) As perspectivas isométricas representam as deformações e permitem a representação em escala da dimensão da profundidade.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • V V F

    Por definição, a Perspectiva Isométrica, como todas as outras perspectivas axonométricas, também apresenta um

    certo grau de deformação no comprimento real. O coeficiente de redução K para neutralizar essa deformidade é tabelado em 0,816. Entretanto, para facilitar a execução dos desenhos abandona-se este coeficiente, usando-se as medidas em V G sobre os 3 eixos. Esse procedimento tem o nome de Desenho Isométrico e esse desenho é cerca de 20% maior do que uma Perspectiva Isométrica verdadeira, que utilize K = 0,816.

    FONTE: https://www.passeidireto.com/arquivo/36244457/desenho-tecnico-aula-5-perspectiva

  • GAB.: LETRA E

    • As perspectivas cônicas tem ATÉ 3 pontos de fuga;
    • A axonométrica mostra com exatidão as dimensões, não representando as deformações em profundidade;
    • As isométricas são um dos três tipos da perspectiva axonométrica e, portanto, não representam as deformações em profundidade, vide característica da axonométrica acima.

    @arquitetaconcurseira.va


ID
3237868
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A projeção axonométrica é o resultado da projeção cilíndrica em que as figuras são referendadas a um sistema ortogonal de três eixos. Amplamente usada nos projetos de engenharia, a perspectiva isométrica é uma perspectiva axonométrica, onde os eixos x, y e z têm a mesma inclinação em relação ao plano vertical.

Qual o valor do ângulo entre os eixos?

Alternativas
Comentários
  • se os eixos são iguais, logo:

    360° /3 = 120°

  • GAB.: LETRA B

    Características da axonométrica do tipo Isométrica:

    • Raios projetantes ortogonais a um plano vertical de projeção
    • Eixos X, Y, Z com a mesma inclinação em relação ao plano
    • As projeções dos eixos formam um ângulo de 120 graus

    @arquitetaconcurseira.va


ID
3624718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2010
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Vários tipos de desenho de perspectiva são utilizados em catálogos, publicações de vendas e em trabalhos técnicos. Desenhos de perspectiva podem ser criados, utilizando-se a projeção cônica, sobre a qual se afirma que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
3646141
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A projeção de um objeto em um único plano não é suficiente para a determinação da forma e da posição deste objeto no espaço.


Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva onde os eixos x, y e z têm a mesma inclinação de 120° em relação ao plano vertical.

Alternativas
Comentários
  • Letra E- Perspectiva Isométrica: Os eixos x, y e z têm a mesma inclinação em relação ao plano vertical. As projeções dos eixos formam entre si ângulos de 120

  • As perspectivas são divididas em cônicas (ou centrais) e cilíndricas (ou paralelas).

    PERSPECTIVA CÔNICA: imagem mais fiel ao objeto; 1, 2 ou 3 pontos de fuga.

    PERSPECTIVA CILÍNDRICA: pode ser oblíqua ou ortogonal.

    OBLÍQUA: cavaleira ou militar.

    - Cavaleira possui 1 face em VG (verdadeira grandeza)

    - Militar é uma variante da cavaleira, quando o quadro é posicionado na horizontal (também chamada de voo de pássaro ou área).

    ORTOGONAL: ortográfica ou axonométrica.

    - Ortográfica representa as múltiplas vistas ortográficas, podendo ser 1º Diedro (método Alemão ou Europeu) ou 3º Diedro (método EUA e Canadá). A ABNT no Brasil recomenda o método Alemão ou Europeu.

    - Axonométrica divide-se em: isométrica, dimétrica ou trimétrica.

    Isométrica: sistema de 3 semi-retas com mesmo ponto de origem e que formam entre si 3 ângulos de 120º (eixo isométrico). OBS: retas oblíquas, que não são paralelas aos eixos isométricos, são chamadas de arestas não-isométricas.

    Dimétrica: um dos eixos possui inclinação diferente dos outros 2.

    Trimétrica: os 3 eixos são diferentemente inclinados em relação ao quadro.

    Curtiu? Vem seguir no Insta @dicasdearq


ID
3719356
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais. Através dela pode-se visualizar o comprimento, a largura e a altura dos objetos representados em um único plano. Atente ao que se diz a seguir, em relação aos tipos de perspectiva no desenho técnico.



I. Perspectiva cavaleira é uma projeção que pressupõe o observador no infinito e utiliza os raios paralelos e oblíquos ao plano de quadro. Na perspectiva cavaleira, a face da frente conserva sua forma e grandeza. Considerando um eixo tridimensional Y (vertical), X (horizontal) e Z (oblíquo), a face de fuga é o eixo Z, onde a face do desenho aparecerá reduzida.


II. Perspectiva isométrica é uma perspectiva axonométrica ortogonal onde a projeção ortogonal é feita sobre um plano perpendicular à diagonal de um cubo; neste tipo de perspectiva, as arestas são paralelas aos três eixos principais (X,Y,Z). Para construí-la, adota-se uma única escala para os 3 eixos.


III. Perspectiva cônica é aquela que mais se assemelha ao fenômeno perspéctico assimilado pelo olho humano. Ela ocorre quando o observador não está situado no infinito e, portanto, todas as retas projetantes divergem dele.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D", todas as assertivas estão corretas.


ID
4967401
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho é uma abstração da mente humana e é sempre uma representação gráfica que explica, ou tenta explicar, uma realidade. O homem estaria privado de um modo racional para compreender e representar o espaço sem os conceitos de:

Alternativas
Comentários
  • ponto, reta e, plano.

  • GAB.: LETRA B

    Ponto, reta, plano e espaço são as noções primitivas da . Esses objetos não possuem definição, mas precisam existir para dar base para as definições geométricas. 

    @arquitetaconcurseira.va


ID
5045602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de aspectos relacionados à geometria descritiva, à topografia, à comunicação visual em edifícios e cidades e a software de representação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - letra D

    a) A geometria descritiva impactou a visão espacial no século XVII, período em que prevaleceu o aspecto criativo, instintivo e fantasioso da arquitetura barroca na Europa e no Brasil.

    Ainda que os conceitos da Geometria descritiva já fossem abordados intuitivamente desde a antiguidade, as bases da Geometria Descritiva foram criadas no final do século XVIII pelo matemático francês Gaspard Monge.

    b) A comunicação visual em um edifício possibilita corrigir problemas de orientação e hierarquização do espaço.

    A comunicação Visual deve servir como guia e fonte de informação para os usuários, porém, primeiramente, o projeto deve possuir uma ordem lógica de desenvolvimento do programa.

    c) Revit é um software que reúne informações gráficas em apenas duas dimensões, sem promover a integração dessas informações com as informações não gráficas.

    O Revit é uma sistema que trabalha na plataforma BIM (Building Information Model) na qual é possível trabalhar a integração dos diversos projetos complentares ao arquitetônico, possibilitando a construção de um modelo compatibilizado.

    e) Em uma rua, a legibilidade das palavras em uma placa depende especialmente do limite dimensional do suporte e da relação de contraste de fundo, pouco interferindo nessa função o desenho das letras.

    Errado, de acordo com a NBR 9050/2020 no item 5.2.9.1.3 : A dimensão das letras e números deve ser proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1/200. Recomenda-se a utilização de fontes sem serifa. Devem ser utilizadas letras em caixas alta e baixa, evitando-se textos na vertical. Para mensagens de advertência, devem ser utilizadas letras em caixa alta.

    instagram: @arquitetamanuprado

  • Para responder esta questão, é preciso analisar os itens de maneira individual, a seguir:

    A) Item incorreto. A geometria descritiva, ciência que estuda os métodos de representações gráficas uni, bi ou tridimensionais, teve sua origem durante a Era Napoleônica,  pelo matemático Gaspard Monge, chegando ao Brasil no início do século XIX através da Família Real. 

    B) Item incorreto. Preferencialmente a etapa que deve estabelecer condições para a boa disposição de uma edificação é o projeto, capaz de desenvolve-lo de maneira clara. A intervenção da comuniação visual deve acontecer de forma complementar ào espaço construído. 

    C) Item incorreto. O Revit é um software BIM (Building Information Modeling) da Autodesk, capaz de desenvolver projetos multidisciplinares em modelos tridimensionais com informações paramétricas.

    D) Item Coreto. 
    Gabarito da professora: Alternativa D.

ID
5095585
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São técnicas de representação de projeto arquitetônico:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D


ID
5095624
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São elementos na construção de um desenho de perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: LETRA A

    Para a execução de um desenho em perspectiva, é necessário 4 elementos:

    • L.H (linha do horizonte ou reta de fuga): Paralela a linha de terra, onde se posiciona os pontos de fuga, é a altura do observador, delimitada pelo campo de visão. É uma reta horizontal que passa pelos nossos olhos;
    • LT (linha de terra): onde se apoia o observador, paralela a L.H;
    • Ponto de fuga: lugar em que todas as linhas convergem, situado na LH.
    • Ponto de vista: Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte. O ponto de vista (PV) revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

    @arquitetaconcurseira.va

  • O desenho em perspectiva busca representar objetos em suas dimensões e proporções corretas, como seria visto por um observador em uma perspectiva real. Dentre os elementos fundamentais para o desenho em perspectiva, estão:


    Ponto de Vista (PV), é a posição onde se encontra o observador, a partir da qual o cenário é observado. O ponto de vista é composto por uma linha vertical, perpendicular à linha do horizonte.


    Linha do Horizonte (LH), linha imaginária que determina a altura dos olhos do observador.


    Ponto de Fuga (PF), também ponto de convergência, é para onde as linhas de fuga convergem, situadas na linha do horizonte.


    Linha de Terra (LT) é a superfície horizontal onde situam-se os elementos, como o observador e a forma representada, sempre paralela à Linha do Horizonte.


    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
5289160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na perspectiva cônica, que tipo de vista está representada quando o objeto está acima da linha do horizonte?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E - vista celeste

    Perspectiva cônica é a perspectiva originada por dois pontos de fuga. Há quatro tipos:

    1. Vista de pássaro: quando o objeto está ABAIXO da linha do horizonte (LH)
    2. Vista normal: quando o objeto está posicionado na LH
    3. Vista de rã: quando a LH é a base onde o objeto se localiza
    4. Vista celeste: quando o objeto está ACIMA da LH

    Dessa forma, como a questão pede objeto ACIMA da LH, a resposta é E.

    Além do descarte de B - pássaro e C - normal, pelas razões supracitadas, também descartamos A - axonométrica, por ser um outro tipo de perspectiva, originada a partir de três eixos. A perspectiva axonométrica dá origem às perspectivas isométrica e D - cavalera.

    Fontes: https://www.pinterest.fr/pin/400046379396557666/

    https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1530/63/Ap%C3%AAndice%20V%20-%20Ficha%20de%20apoio%20(Perspectivas%20cavaleira%20e%20is%20(2).pdf


ID
5408053
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As três faces do objeto são montadas sobre três eixos que partem de um vértice comum, sendo que uma das faces é representada de frente, em verdadeira grandeza, isto é, o objeto tem uma das faces paralela ao plano de projeção. As outras faces se projetam obliquamente sob um determinado eixo e sofrem com isso uma deformação em perspectiva. Esse texto refere-se à definição da perspectiva

Alternativas

ID
5468473
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A perspectiva isométrica é construída a partir de três eixos principais que formam entre si o ângulo de

Alternativas