SóProvas


ID
2736871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item que segue, acerca de programas de necessidades, fluxogramas e programas complexos.


Em programas complexos, é útil montar o fluxograma interligando-se grupos maiores de áreas correlatas. Como exemplo, em hospitais, pode-se ligar ambulatório e espera (ambulatório ↔ espera); em aeroportos, embarque de passageiros e embarque remoto (embarque de passageiros ↔ embarque remoto); em seguida, acrescentam-se, respectivamente, os subitens de ambulatório e de embarque.

Alternativas
Comentários
  • O programa de necessidades é um componente importante no processo de criação do partido arquitetônico e desenvolvimento do projeto. É o conjunto de necessidades funcionais correspondentes à utilização do espaço interno e à sua divisão em ambientes, recintos ou compartimentos, requerida para que um edifício tenha um determinado uso (Albernaz e Lima apud Paulo Corrêa). 

    Identificar o cliente para quem se vai projetar é uma informação imprescindível para o desenvolvimento de um programa de necessidades de qualidade, portanto, deve-se conhecer o perfil dos usuários que irão utilizar o edifício e atividades funcionais.  Logo, o programa de necessidades é a segunda etapa no processo de execução se um projeto de arquitetura, seguindo o levantamento de dados. Em projetos arquitetônicos mais complexos, como é o caso de ambientes hospitalares ou aeroportos, é valido, de acordo com Corrêa, dividir a caracterização do programa de necessidades em algumas etapas, para facilitar o seu desenvolvimento, como:


    1. Caracterização e dimensionamento:

    - Caracterização das atividades funcionais

    - Caracterização do usuário

    - Caracterização dos recursos humanos

    - Ambientes complementares

    2. Setorização e construtibilidade

    - Relações espaciais entre ambientes

    - Relações espaciais entre ambientes e paisagismo

    - Necessidade de conforto ambiental

    - Caracterização construtiva

    3. Momento – qualificação

    - Representação simbólica

    - Qualidade ambiental


    De acordo com a norma ABNT NBR 13532/1995, o programa de necessidades de arquitetura é definido como:


    4.4.3 Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ)

    4.4.3.1 Informações de referência a utilizar:

    a) levantamento de dados para a arquitetura (LV-ARQ);

    b) outras informações.

    4.4.3.2 Informações técnicas a produzir:

    a) as necessárias à concepção arquitetônica da edificação (ambiente construído ou artificial) e aos serviços de obra, como nome, número e dimensões (gabaritos, áreas úteis e construídas) dos ambientes, com distinção entre os ambientes a construir, a ampliar, a reduzir e a recuperar, características, exigências, número, idade e permanência dos usuários, em cada ambiente;

    b) características funcionais ou das atividades em cada ambiente (ocupação, capacidade, movimentos, fluxos e períodos);

    c) características, dimensões e serviços dos equipamentos e mobiliário; exigências ambientais, níveis de desempenho; instalações especiais (elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias).

    4.4.3.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos: organograma funcional e esquemas básicos (escalas convenientes);

    b) texto: memorial (de recomendações gerais);

    c) planilha: relação ambientes/usuários/atividades/ equipamentos/mobiliário, incluindo o características, exigências, dimensões e quantidades.


    Gabarito do Professor: CERTO.


    FONTE:

    CORRÊA, Paulo. O programa de necessidades: Importante etapa metodológica de aproximação e desenvolvimento do projeto arquitetônico. Aedificandi, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, São Paulo, p. 1-14, [20-?].