SóProvas


ID
2736940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz da Lei n.º 12.462/2011 — Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) —, julgue o item subsequente.


O RDC foi editado para aplicação exclusiva às licitações e aos contratos necessários à realização das obras públicas relacionadas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Alternativas
Comentários
  • Além das citadas, usa-se o RDC às licitações e contratos necessários à realização:

    - das ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);     

    - das obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.       

  • Hoje:

    LEI Nº 12.462, DE 4 DE AGOSTO DE 2011. (RDC)

    Art. 1o É instituído o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização:

    I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO); e

    II - da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo - Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 - CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

    III - de obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II.

    IV - das ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)           (Incluído pela Lei nº 12.688, de 2012)

    V - das obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.       (Incluído pela Lei nº 12.745, de 2012)

    VI - das obras e serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma de estabelecimentos penais e unidades de atendimento socioeducativo.           (Incluído pela Medida Provisória nº 630, de 2013)

    VII - ações no âmbito da Segurança Pública.        (Incluído pela Medida Provisória nº 678, de 2015)

    VIII - das obras e serviços de engenharia, relacionadas a melhorias na mobilidade urbana ou ampliação de infraestrutura logística; e         (Incluído pela Lei nº 13.190, de 2015)

    IX - dos contratos a que se refere o art. 47-A.            (Incluído pela Lei nº 13.190, de 2015) - contrato built to suit ou por encomenda

     X - das ações em órgãos e entidades dedicados à ciência, à tecnologia e à inovação. (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)


  • Ué ?
    Então por que a questão está errada?

     

  • eu não tinha prestado na palavra "EXCLUSIVAMENTE" putz.... que merda.

  • O CESPE já cobrou isso antes.


    Originalmente eram apenas os III primeiros incisos. Os outros vieram a ser incluídos posteriormente por Leis e MP.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Não foi somente para a Copa, a Olimpíada e a Paraolimpíada. Foi também para o SUS, PAC, Segurança Pública, etc. Sugiro a releitura do Art. 1º da RDC.

  • Gabarito: ERRADO
    É como a colega falou, originalmente, era apenas para o seguinte:

     

    "I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO); e

    II - da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo - Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 - CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

    III - de obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II."

     

    O que faltou na questao foi incluir o inciso III. Se incluisse, estaria correta. 
    Hoje, sabemos que há várias outras aplicações para o RDC, mas este não é o fundamento para a questão.

     

  • Acredito que a questão sugere dupla interpretação, eis que quando editada a Lei, ou seja na época em que foi editada, somente havia previsão para os casos da Copa das Confederações, do Mundo e as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Coloquei certo por interpretar nesse sentido.

  • ITEM GABARITO PRELIMINAR GABARITO DEFINITIVO SITUAÇÃO 77 E - Deferido com anulação A utilização do termo “editado” prejudicou o julgamento objetivo do item.