SóProvas


ID
2737459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Na construção de um acesso para um porto existente e de suas novas instalações, foi necessário realizar trabalhos de escavação, fundações e desmonte em rochas, atividades que envolvem cuidados especiais de segurança. Para economizar horas de equipamento e otimizar o espaço disponível na obra, os materiais retirados da escavação foram depositados imediatamente ao lado da borda do talude; e, para evitar pânico na população local — de grande densidade —, nas detonações em rocha, os alarmes sonoros foram substituídos por sinalizadores de fumaça colorida. Além disso, com o propósito de reduzir custos, o engenheiro responsável pelo projeto dos tubulões a céu aberto, após realizar estudos geotécnicos, dispensou o seu encamisamento.


A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A previsão pelo projetista de execução de tubulões a céu aberto sem encamisamento é permitida por norma, desde que sejam atendidos diversos requisitos, entre os quais a proibição do trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    É proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

  • NR 18: "d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;"

  • Segundo a NR 18, item 18.6.21., os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

    a) sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3metros;

    b) todas as medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, bem como plano de resgate e remoção em caso de acidente, modelo de check list a ser aplicado diariamente, modelo de programa de treinamento destinado aos envolvidos na atividade contendo as atividades operacionais, de resgate e noções de primeiros socorros, com carga horária mínima de 8 horas;

    c) as ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto devem ser registradas diariamente em livro próprio pelo engenheiro responsável;

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d’água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.

    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

    18.6.21. Na execução de tubulões a céu aberto, a exigência de escoramento (encamisamento) fica a critério do engenheiro especializado em fundações ou solo, considerados os requisitos de segurança. .(Alteração dada pela Portaria MTE 644/2013)

  • A questão exigiu conhecimento a respeito dos requisitos para execução de tubulões previstos na NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, em especial do seu subitem, 18.6. Escavações, fundações e desmonte de rochas.

    De acordo com a NBR 6122/19, tubulões são fundações profundas com transmissão de cargas preponderantemente pela base. Diferencia-se das estacas pela descida de operários para escavação do fuste ou na etapa final de limpeza da base.

    O encamisamento, normalmente de concreto, é utilizado para preservar a integridade de fuste durante a escavação e evitar a obstrução da fundação pelo colapso do solo lateral e preservar a segurança do tubuleiro. A técnica de encamisamento é usada para solos poucos coesivos e sujeitos a desabamento.

    A NR 18 prevê o atendimento a todos os seguintes requisitos listados para a execução do tubulão sem encamisamento , sendo elas:

     - Sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3 metros;

    - Adoção de medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no PCMAT;

    - Registro diário das ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto;

    - Proibição do trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    - Proibição da abertura simultânea de bases tangentes.

    - Escavação manual executada acima do nível d'água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável com controle do fluxo de água no interior do tubulão.

    - Diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m. Com justificativa técnica pode ser reduzido para 0,70 m.


    Dessa forma a assertiva acerta ao afirmar que a execução de tubulões a céu aberto sem encamisamento é permitida por norma, desde que sejam atendidos diversos requisitos, entre os quais a proibição do trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Questão desatualizada, segundo a NBR 18/2020

    18.7.2.17 O tubulão escavado manualmente deve:

    a) ser encamisado em toda a sua extensão;