-
Gabarito CERTO
A taxa de deformação de um fluido é diretamente ligada à viscosidade do fluido. Para uma determinada tensão, um fluido altamente viscoso deforma-se numa taxa menor do que um fluido com baixa viscosidade.
Definimos um fluido como sendo uma substância que se deforma continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento. A viscosidade de um fluido é propriedade que determina o grau de sua resistência à força cisalhante. A viscosidade pode ser imaginada como sendo a “aderência” interna de um fluido. Resistência à deformação dos fluidos em movimento: não se manifesta se o fluido se encontrar em repouso. A ação da viscosidade representa uma forma de atrito interno, exercendo-se entre partículas adjacentes que se deslocam com velocidades diferentes. A viscosidade é uma propriedade termodinâmica (depende de T e P).
Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/111/arquivos/CAP_1_DEFINICOES.pdf
-
Por fluido se entende uma generalização, que é errônea pois apenas os fluidos Newtonianos se deformam com taxa constante T =Mdx com M=cte. cabendo aí recurso.
-
Eu acertei a questão, mas vale ressaltar que cabe recurso, haja visto que os fluidos não Newtonianos não se deformam continuamente com a tensão cisalhante aplicada.
-
Pessoal tá confundindo continuamente com linearmente!
Todos os fluídos, newtonianos e não-newtonianos, deformam continuamente com aplicação de tensão cisalhante, mas só os newtonianos tem uma relação linear entre deformação e tensão (os plásticos de bingham também, mas eles possuem uma tensão limitante)
-
Força cisalhante??? Não seria tensão cisalhante?? Isso está errado conceitualmente!
-
Cada partícula do fluído pode sofrer a ação de força superfícies (pressão, atrito),
que são geradas pelo contato com outras partículas ou com superfícies sólidas, e
forças de campo ( tais como força de gravidade e eletromagnética), que agem atra-
vés das partículas.
Forças de superfície agindo sobre uma partícula fluída geram tensões. O conceito de
tensão útil para descrever como é de forças, agindo sobre fronteiras de um meio (fluído ou sólido)
, são transmitidas através desse meio