SóProvas


ID
2737903
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente,

Alternativas
Comentários
  • Do 3 ao 7

    Gab.b

  • LEUCOGRAMA - Células de defesa.

    LEUCOCITOSE-

    O aumento da contagem de leucócitos é típico na gravidez. Essa contagem pode variar de 5 mil leucócitos a 12 mil leucócitos por ml ao longo da gestação, aumentando no fim. Durante o trabalho de parto e logo após, pode superar 25 mil por ml sem qualquer prejuízo para a mãe. Não sabemos exatamente a causa, mas alguns estudos associam o evento ao maior desgaste físico materno, como ocorre após exercício físico rigoroso.

    o aumento pode ser devido ao organismo proteger o feto e evitar rejeição.

  • 3 ao 5 dia de vida do RN

  • A banca não considerou a mudança, o ideal é que o teste do pezinho seja feito entre o 3o e 5o de vida.

    "O ideal é que o teste do pezinho seja realizado entre o 3o e o 5o dia de vida. No SUS, 45,5% das crianças realizaram o teste nesta faixa-etária; seguido por 18% entre 6o e o 8o dia; e 11,8% entre 9o e o 15o dia. Outras 8,1% realizaram entre o 15o e o 30o dia de vida; 9,6% até o segundo dia de vida; e apenas 1,63% realizaram após 30 dias de vida. 

    Conheça as doenças triadas no Teste do Pezinho:

    MINEMÔNICO: FHD FHD

    1- Fenilcetonúria – É um dos erros inatos do metabolismo de herança genética. O defeito metabólico gerado leva ao acúmulo do aminoácido Fenilalanina (FAL) no sangue.

    2- Hipotireoidismo congênito – É uma emergência pediátrica causada pela incapacidade da glândula tireóide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoideanos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos.

    3- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias – A Doença Falciforme (DF) é causada por um defeito na estrutura da Hemoglobina, que leva as hemácias a assumirem forma de lua minguante, quando exposta a determinadas condições como febre alta, baixa tensão de oxigênio, infecções etc.

    4- Fibrose cística – A Fibrose Cística (FC) ou Mucoviscidose, como também é conhecida, é uma das doenças hereditárias consideradas graves e afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco.

    5- Hiperplasia adrenal congênita – A denominação hiperplasia adrenal congênita (HAC) engloba um conjunto de síndromes transmitidas geneticamente, que se caracterizam por diferentes deficiências enzimáticas na síntese dos esteroides adrenais.

    6- Deficiência de biotinidase – A deficiência de biotinidase (DBT) é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da biotina. Clinicamente, manifesta-se a partir da sétima semana de vida com distúrbios neurológicos e cutâneos."

    Disponivel em Blg da saúde

  • A triagem neonatal a partir da matriz biológica, “teste do pezinho", é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte. 

    O teste do pezinho deve ser idealmente realizado entre o 3º e 7º dia de vida. Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis. 

    Portanto a única alternativa que traz o período correto é a letra B. 

     

    Gabarito do Professor: Letra B 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Triagem neonatal biológica: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

  • entre o 3 e 5 dia de vida