-
Errado.
L8159
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
Gab.: ERRADO
O conceito apresentado pela questão é o de BIBLIOTECA e não de ARQUIVO.
Segundo a definição de Marilena Paes (2005), arquivo significa:
a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução dos seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
Para Prado (1999, p. 14), arquivo é:
a reunião de documentos conservados, visando à oportunidade que poderão oferecer futuramente. Para ser funcional um arquivo deve ser planejado, instalado, organizado e mantido de acordo com as necessidades inerentes aos setores.
-
O arquivo pode ser um disco, uma película fotográfica, um filme, uma fita magnética...
"conjunto de material impresso" essa parte já tornária a questão ERRADA
-
Lei 8.15/1991 ART. 2º. Consideram-se ARQUIVOS, para fins desta lei,, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Art. 3º Considera-se GESTÃO DE DOCUMENTOS, o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária,,, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente
-
Definição de biblioteca.
-
Bizu:
Doc. de arquivo - fim funcional, administrativo, legal. É um órgão receptor. Acumula normalmente.
Doc. de biblioteca - fim cultural, científico, pesquisa, estudo, histórico. É um órgão colecionador. Compra ou permuta.
Doc. de museu - fim de entreterimento, científico, estudo. É um órgão colecionador. Compra, doação ou permuta.
-
Lei 8.15/1991 Art. 2 º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
1 Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
2 Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso(1) a documentos.
3 Instalações onde funcionam arquivos(2).
4 Móvel destinado à guarda de documentos.
-
Segundo a definição de Marilena Paes (2005), arquivo significa:
a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma
instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução dos
seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
Para Prado (1999, p. 14), arquivo é:
a reunião de documentos conservados, visando à oportunidade que poderão oferecer
futuramente. Para ser funcional um arquivo deve ser planejado, instalado, organizado e
mantido de acordo com as necessidades inerentes aos setores
-
Gabarito errado,
Lei 8.15/1991 - Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
ERRADO
Quem tem material impresso é BIBLIOTECA !
"Arquivo é a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução dos seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro."
- Marilena Paes (2005)
-
1. Conjunto de documentos escritos, fotográficos, microfilmados etc. mantidos sob a guarda de uma entidade pública ou privada.
2. Recinto onde se guardam esses documentos.
Cespe quando não generaliza ela restringe o tema.
-
Quando li "impresso" vi que tinha uma pegadinha, pois nem so material impresso tem nos arquivos. Ex: CD, DVD, ETC
-
não precisa ser impresso, ha arquivo no computador q servepra consulta, pesquisa.?
-
A Banca poderia ter colocado qualquer gabarito, a questão não falou que era obrigatorio ser impresso..
-
GABARITO: ERRADO
Comentário:
SOBRE AS DEFINIÇÕES DOS ÓRGÃOS DOCUMENTAIS, podemos classificá-los da seguinte forma:
# ARQUIVO:
----> DEFINIÇÃO: Acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição pública ou privada/pessoa física, no curso de suas atividades, e preservados para a consecução dos objetivos, visando à utilidade que poderão servir no futuro.
----> FINALIDADE: FUNCIONAL
# BIBLIOTECA:
----> DEFINIÇÃO: Biblioteca é o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente por estudo, pesquisa, consulta.
----> FINALIDADE: CULTURAL
# MUSEU:
----> DEFINIÇÃO: Instituição de interesse público, com finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjunto de peças e objetos de valor cultural (TRIDIMENSIONALIDADE)
----> FINALIDADE: CULTURAL
# CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO e INFORMAÇÃO:
----> DEFINIÇÃO: Abrangem algumas atividades próprias de biblioteca e arquivo, sendo seu campo bem maior, exigindo especialização no aproveitamento de toda espécie, com finalidade de coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação.
----> FINALIDADE: PESQUISA ESPECIALIZADA
FONTE: Aulas do QCONCURSOS :)
-
Arquivo: é o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência que comprovam as suas atividades.
-
Conceito de Biblioteca!
-
Errado
Define-se Biblioteca!
Biblioteca: É o conjunto de material, em sua maioria impresso,disposto ordenamente para estudo, pesquisa e consulta.
LEI 8.159/91
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
Questão errada!
Arquivo: É o conjunto de documento, criados ou recebidos por uma instituição ou pessoa, no exercicio de sua atividade, preservado para garantir a consecução de seus objetivos.
Blibioteca:Conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserida, de forma ordenada para o estudo, pesquisa e consulta.
-
Material impresso é só MAIS UM dos suportes de um arquivo.
-
UTILIDADES do arquivo : Empréstimo e Consulta
-
Não é só material impresso.
-
Gabarito Errado
•Arquivo: Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto. [caráter orgânico do documento de arquivo].
-
Arquivo: é o conjunto de documentos acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência que comprovam as suas atividades.
O conceito da questão é Biblioteca.
-
“conjunto de documentos produzidos e recebidos
por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do
exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte
da informação ou a natureza dos documentos” (Art. 2ª da lei nº. 8.159/91).
-
ARQUIVO= Conjunto de documentos produzidos ou acumulados por uma entidade produtiva. (pública ou privada, pessoa ou família).
-
VOU CITAR SOMENTE AS PALAVRAS IMPORTANTES QUE DÁ PRA VC MATAR QUALQUER TIPO DE QUESTÃO :
ARQUIVO : ACUMULAÇÃO DE DOCUMENTOS( MAIORIA TEXTUAIS) > INSTITUIÇÃO OU PESSOAS > CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS
BIBLIOTECA : CONJUNTO DE MATERIAL( MAIORIA DE MODO IMPRESSO ) > PEC ( PESQUISA, ESTUDO E CONSULTA)
MUSEU : INSTITUIÇÃO ( INTERESSE PUBLICO) > CONSERVAR, ESTUDAR E COLOCAR PEÇAS E OBJETOS DE VALOR CULTURAL.
Vamos pra cima galera !!! Foda-se o cansaço...
-
Essa definição seria de biblioteca.
GAB> ERRADO
-
Essa é a definição de biblioteca.
-
Arquivo: conjunto de documentos produzidos ou recebidos por instituição pública ou privada, pessoua ou família!
-
Segundo Marilena Leite Paes: Arquivo é a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro.
-
"Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos, produzidos e recebidos por órgãos públicos, instutuições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exerício de atividades específicas e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos"
Lei nº 8.159/91 - art.2º
-
Define-se biblioteca como o conjunto de material impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
-
Gabarito: "Errado"
Aplicação do art. 2º, da Lei 8.159/91:
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
Órgãos de documentação
· Arquivo:
- acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais;
- criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade;
- preservados para a consecução de seus objetivos.
- finalidade administrativa.
- única via ou limitado número de cópias (unicidade).
Biblioteca:
- conjunto de material, em sua maioria impresso;
- dispostos ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta;
- finalidade cultural.
- adquiridos por meio de compra, doação ou permuta (acumulados artificialmente)
- vários exemplares.
· Museu:
- interesse público;
- conservar, estudar e colocar à disposição do público conjunto de peças e objetivos de valor cultural;
- adquiridos por meio de compra, doação ou permuta (acumulados artificialmente)
GAB ERRADO
-
Lembrando galera, que o documento impresso pode sim ser um arquivo, afinal , ele pode ter sido produzido no meio digital e depois impresso.
-
ERRADO.
Colegas, percebi que alguns já colocaram a fundamentação da lei sobre arquivo ,então vou colocar um "macete" bom para diferenciar Arquivo x Biblioteca, CESPE AMA TROCAR.
Palavras chave:
ARQUIVO = Em regra exemplares ÚNICOS, Acumulação ORGÂNICA, Atividades, Fundos UNIDOS pela ORIGEM, FUNCIONAL (Administrativa), Conjunto de Documentos.
Biblioteca = Exemplares MÚLTIPLOS, Origem por COMPRA, PERMUTA OU DOAÇÃO. Coleções, Cultural, científico, técnica , Procedimentos DETERMINADOS.
-
ERRADO
ARQUIVO: órgão receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem e função.
BIBLIOTECA: órgão colecionador (reúne artificialmente o que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo. Os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos
-
O arquivo pode ser impresso ou digital.
-
QUESTÃO ERRADA.
De acordo com o art. 2° da Lei 8.159/91, "consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos."
Concluímos que os arquivos podem estar em qualquer suporte e não somente impresso.
-
BIBLIOTECA: possui docs. IMPRESSOS (livros, periódicos, etc), em geral.
> FINALIDADE dos docs.: CULTURAL/DIDÁTICA
> OBJETIVO: instruir, educar.
-
Define-se arquivo como o conjunto de material impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta. Podemos obeservar alguns erros: Não neccessariamente o documento de arquivo deve estar no formato impresso, quando a questão afirma que é para estudo, este conceito é de biblioteca, mas pesquisa e consulta faz parte do arquivo.
-
Há várias definições para arquivos, mas o que consta na lei é uma das mais completas.
Lei n° 8159/91 - Art.2° Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
GAB: ERRADO
Não precisa ser impresso. Existem diversos suportes de arquivos.
-
Conceito de BIBLIOTECA. Falou pesquisa, estudo, coleção é o conceito de biblioteca.
Feliz a Nação cujo DEUS é o Senhor!
-
Arquivo- acumulação ordenada de doc’s
Biblioteca- conjunto de material e documentos colecionados
Museu- conservar, estudar e colocar à disposição do público.
-
Comentndo pra guardar a questão. Desculpe aos demais colegas.
Foco, força e fé na luz, pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
-
ERRADO.
O texto comum às definições da Lei 8.159, do Decreto 4.073, do CONQRQ, da autora Marilena, é:
"Arquivo: um conjunto de documentos..."
# Biblioteca: conjunto de material, em maioria impresso... (para estudo, pesquisa e consulta; finalidade cultural);
# Museu: instituição de interesse público (conservar, estudar e colocar à disposição do público conjunto de peças e objetivos de valor cultural);
-
Errado. Arquivos, segundo a lei 8159, são: "documentos produzidos ou recebidos em decorrencia de atividades especificas geradas por orgaos publicos, instituições de carater publico ou carater privado". Exemplo: A empresa que emite a sua conta de luz é resposavel pela emissão de um documento contabilizando seu valor.
Resposta : Errado
-
Podem ter 2 definições, a da Lei 8.159 que já citaram várias x e a do DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA:
Conjunto de documentos PRODUZIDOS e ACUMULADOS por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, INDEPENDENTEMENTE DA NATUREZA DO SUPORTE.
-
De maneira objetiva, o termo "arquivo" pode ter até quatro significados, conforme o
Dicionário de Terminologia Arquivística:
1 - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza
do suporte.
2 - Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.
3 - Instalações onde funcionam arquivos.
4 - Móvel destinado à guarda de documentos.
Mas, para efeitos de comparação com comando da questão, o arquivo é o conjunto de documentos (não necessariamente impressos) acumulados para servir de fontes de prova e informação sobre a entidade produtora e suas atividades, subsidiando assim o desenvolvimento dos trabalhos administrativos.
Então a finalidade do arquivo não é estudos e pesquisas científicas, mas sim a rotina administrativa.
Gabarito do professor: Errado
-
estudo, pesquisa e consulta = biblioteca.
-
NÃO PRECISA SER IMPRESSO.
-
ERRADO
BIBLIOTECA
-
Gab: ERRADO
Arquivos são Administrativos, Fiscais e Legais/jurídicos;
Bibliotecas são Históricos, culturais, Probatórios ou informativos/ consultivos.
Erros, mandem mensagem :)
-
Decorem esse troço >> Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
A questão diz "Define-se arquivo como o conjunto de material impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta." (Errado) ( O arquivo pode ter o suporte material ou não. Além disso, os arquivos possuem FAL (Valor Fiscal, Legal, Administrativo) e não para estudo pesquisa ou consulta, como a questão diz