-
Gab.: CERTO
O plano ou código de classificação tem a função de agrupar ou reunir de maneira lógica os documentos, considerando critérios preestabelecidos (assunto, função, estrutura da instituição, etc), de modo que se possa refletir o funcionamento da instituição nos conjuntos de documentos
A classificação não é constituída apenas sob um aspecto ou critério, ou seja, ela se dá por seis categorias que são quanto:
1. à Entidade Arquivística;
2. ao Gênero dos Arquivos;
3. à Espécie dos Arquivos;
4. à Natureza dos Arquivos;
5. ao Suporte da Informação;
6. aos Valores dos Arquivos
-
Classificação dos Documentos:
Quanto ao Gênero: os documentos podem ser textuais (ou escritos), iconográficos, sonoros, filmográficos, informáticos (ou digitais), cartográficos e micrográficos.
Quanto à Espécie/Tipologia Documental: os documentos são classificados de acordo com seu aspecto formal (aparência que assume de acordo com as informações) e sua função (o objetivo para o qual o documento foi produzido). E ainda, formato e forma.
Quanto à Natureza do Assunto: os documentos podem ser ostensivos (ou ordinários) ou sigilosos.
fonte: PROFESSOR: MAYKO GOMES
-
Mas, classificar documentos não é agrupá-los de acordo com características semelhantes?
-
Essa questão eu não entendi...
-
Classificação
1 Organização dos documentos de um arquivo(1) ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.
2 Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.
3 Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica.
Plano de classificação
Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo(1) por ela produzido.
-
Certo!!! A Classificação de documentos basea-se nas Funções/atividades.
Prof°Darlan, Casa do Concurseiro.
-
Gabarito certo
Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
-
Função: L.A.J
ADMINISTRATIVA
LEGISLATIVA
JUDICIÁRIA
-
(Comentário da Danielle) Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Questão semelhante Q866778
Ano: 2018
Banca: CESPE
Órgão: PC-MA
Prova: Escrivão de Polícia
A classificação de documentos de arquivo, para fins de organização e recuperação, é realizada com base na
e) função do documento. (Certa)
-
(Comentário do ENZO VINICIUS) (Comentário da Danielle) Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
-
CERTO
-
Nada a ver essa questão. Cespe inventa demais. Deixa a questão muito genérica. Os arquivos podem ser classificados de diferentes maneiras. Se eu classificar um arquivo de acordo com a proveniência desse arquivo , eu ainda estaria classificando por função ? E se eu classificá-lo de acordo com o grau de sigilo? Enfim, não dá pra entender, cespe lasca, não por ter questões bem-elaboradas, mas por ter questões polêmicas e de gabarito não unânime até por professores da matéria.
-
"A classificação é básica à eficiente administração de documentos correntes(...) os documentos serão arranjados em função do uso que tem em determinadas unidades administrativas. Refletirão a função do órgão (sentido amplo) e operações específicas individuais ( sentido estrito)"
Schellenberg. arquivos modernos
-
GABARITO: CERTO
MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO
ARQUIVO: Cada instituição estabelecerá a classificação de acordo com suas características e necessidades. Para uma boa classificação, o arquivista deve conhecer a fundo o funcionamento dos órgãos.
BIBLIOTECA: utiliza métodos predeterminados que foram teorizados e experimentados. Exige conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos que serão classificados
-
Classificação: é a separação dos documentos por assunto ou por área.
-
@ Diane Candido, esta definição de classificação que vc está dando está correta, porém se refere ao Protocolo, da fase corrente apenas.
A questão pede a definição de 'classificação' a respeito da Gestão de Documentos, de uma forma mais genérica.
"A classificação se fundamenta basicamente na interpretação dos documentos. Para isso, é indispensável conhecer o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos órgãos que recebem e produzem os documentos remetidos ao arquivo". MARILENA LEITE PAES
Bons estudos a todos!!
-
A classificação é atividade intelectual voltada para o agrupamento de documentos a partir das funções e atividades geradoras desses documentos.
Gab: c
-
Documentos de arquivo são todos os que produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação. Formam um conjunto orgânico, refletindo as atividades a que se vinculam, expressando os atos de seus produtores no exercício de suas funções. Assim, a razão de sua origem ou a função pela qual são produzidos é que determina a sua condição de documento de arquivo e não a natureza do suporte ou formato.
-
A classificação é atividade intelectual voltada para o agrupamento de documentos a partir das funções e atividades geradoras desses documentos.
Caline Teixeira
-
Funções do Arquivo:
Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na empresa;
Avaliar e selecionar os documentos, tendo em vista sua preservação ou eliminação;
Garantir o fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa;
Arquivar os documentos, visando a preservação da informação;
Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda;
Executar as funções específicas conforme a organização e administração da instituição.
-
Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
-
Gabarito: Certo
->Valor primário: finalidade administrativa, legal, fiscal. Arquivos correntes e intermediários.
->Valor secundário: valor histórico, probatório, informativo (devem ser preservados indefinidamente). Arquivos permanentes.
-
Gabarito Correto
De fato a assertiva está correta, pois a classificação do documento irá ter vários fatores dependendo que tipo de documento está em os tipos de classificações de documentos são:
I) quanto ao gênero; escrito(textual), cartográfico, iconográfico, sonoro, filmográfico informático e micrografico.
II) quanto à natureza; ostensivo ou sigilosos.
III) quando à espécie; atos normativos, enunciativos, de assentamento, comprobatório, de correspondência e de ajuste.
-
De acordo com o livro Arquivologia para concursos - Teoria, Legislação e Questões, de Ânderson G. Barbosa e André Malverdes, existem três métodos de classificação de documentos, sendo as duas primeiras as mais comuns no serviço público:
Funcional - Representação lógica das funções do órgão/organismo produtor do documento. É considerada uma das mais apropriadas para órgãos do Poder Executivo, que sofrem alterações frequentes na estrutura. Aqui, faz-se o arquivamento por códigos numéricos das atribuições.
EX: Buscar a Folha de ponto de funcionários:
3. Gestão de RH (Função) / 3.3. Controle da Frequência (subfunção) / 3.3.2. Registro da frequência (atividade) / 3.3.2.6 Folha de Ponto (documento gerado pela execução da atividade).
Número do documento: 3.3.2.6
Organizacional ou Estrutural - Representação de acordo com o organograma, ou seja, os níveis de divisão interna do organismo que produz o documento.
EX: Buscar a Folha de ponto de funcionários:
3. Diretoria Administrativa Financeira (unidade produtora maior) / 3.3. Gerência de RH (unidade produtora menor) / 3.3.1. Depto. de Pessoal (subunidade) / 3.3.1.3 Controle de frequência dos funcionários (uma das atividades do Depto de Pessoal) / 3.3.1.3.4. Folha de ponto (documento gerado pela execução da atividade)
Número do documento: 3.3.1.3.4
Por Assunto - Classificação considerada exceção à regra, usada para certos tipos de documentos, como os que não provêm de ação governamental ou que não estejam a ela vinculados, como pastas de referência e informações especializadas.
PF, informem se houver erros no comentário. Bons estudos!
Fonte: MALVERDES, André. Arquivologia para concursos: teoria, legislação e questões/ André Malverdes, Anderson Gomes Barbosa. Brasília: Alumnus, 2015.
-
cada um fala um coisa, são varias teorias pra um assunto, ai fica dificil.. tem professor que concorda com gabarito tem professor que discorda, como e por onde estudar essa matéria? A banca usa o posicionamento de qual autor? PQ existe vários tipos de classificação, como saber de qual a banca ta falando. É foda!
-
Rodrigo Curti, como já comentado por nossos colegas anteriormente, independente da opinião de autores já citados, ficamos com a Lei 8.159/91.
Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Portanto o gabarito é: CERTO.
-
Não sou especialista, mas seria mais lógico dizer que os arquivos são produzidos para serem funcionais, ao invés de dizer que devem ser classificados por função.
-
Nunca é demais lembrar que:
Instrumentos utilizados para classificar os documentos
· Plano de classificação: Fase corrente e intermediária
· Quadro de arranjo: Fase permanente
Bons estudos
-
Questão ridicula, dá margem pra marcar tanto certo quanto errado, muito nada haver...
A função não abrange toda e qualquer forma de classificação... RAIVAAA
-
Que eu saiba, a principal classificação é por assunto!
"O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades."
É feita no exercício da função; mas não, necessariamente, de acordo com ela!
Os documentos de arquivo podem ser classificados de acordo com a sua função.
-
esse cara atual de arquivologia do cespe fugiu d um hospicio.. só pode
vide esse tipo de qestao e a prova do iphan
-
AFFFFI ENTÇAO PRO CESPE CLASSIFICA-SE QUANTO A FUNÇÃO E QUANTO AO ASSUNTO ? É ISSO MESMO?
-
Pra mim sempre sera assunto, to contigo e nao largo
Em 19/10/2018, às 04:40:43, você respondeu a opção E.Errada!
Em 16/10/2018, às 01:58:58, você respondeu a opção E.Errada!
Em 13/10/2018, às 13:45:17, você respondeu a opção E.Errada!
Em 09/10/2018, às 19:59:54, você respondeu a opção E.Errada!
Em 26/09/2018, às 13:19:09, você respondeu a opção E.Errada!
-
Os documentos de arquivo são classificados conforme determinações do código ou plano de classificação vigente na instituição.
Esses planos são elaborados tendo como base as funções e atividades das instituições, pois são elas que geram os documentos.
Em outras palavras, os documentos estão intimamente ligados às atividades e funções institucionais, e cabe ao plano de classificação demonstrar, apontar, identificar e revelar qual é esta ligação.
Exemplo: folha de pagamento é um documento gerado pela atividade "administração de pessoal". Sendo assim, no plano de classificação institucional deve ser possível identificar esta relação.
Gabarito do professor: Certo
-
GABARITO: CERTO
Os documentos de arquivos DEVEM ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento. Este é o NOVO entendimento do cespe, pensem como a banca.
Abraços.
-
Pessoal, ou classifica pra refletir a função ou a estrutura.
-
Questão loteria da Cespe rs. Acostumem-se, toda prova tem umas 5 dessas pelo menos
-
É o tipo de questão que está errada, mas também está certa.
Depende de qual lua a prova foi feita, se foi minguante ou cheia será certo, se for crescente ou nova será errado!
PQP!
-
: sim, de acordo com a função/atividade que ele representa na instituição. Cada código representa uma classe de função/atividade institucional.
Resposta: certa
-
Gente, essa parte da Lei 8.159/91 que a maioria está colando aqui NÃO RESPONDE O GABARITO.
A questão diz: Os documentos de arquivo são classificados de acordo com a sua função.
A Lei 8.159/91- Art. 7º - diz: Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Não fala nada sobre a classificação dos arquivos, e sim sobre a produção e recebimento destes arquivos que são criados em decorrência de suas funções. Não tem nada a ver. Uma pessoa colou isso como sendo o certo (sei que não foi na má vontade ou má indole) e uma renca foi atrás.
Estou alertando sobre isso pois em uma outra questão parecida, uma palavra pode alterar o gabarito pois vcs se basearam no local errado.
Os documentos são sim classificados pela sua função, mas a justificativa não é o artigo 7 da lei 8.159, e sim o plano de classificação, conforme ja comentou o colega Joabe:
https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/instrumentos/plano-de-classificacao
"O Plano de Classificação de Documentos de Arquivo do Senado Federal e do Congresso Nacional, em sua nova versão, foi estruturado com base no método de classificação funcional, em que os tipos e séries documentais ficam relacionados à área, à função, à subfunção e à atividade que originaram sua produção.Considera-se Função os objetivos de alto nível de responsabilidade e finalidade do Senado Federal e do Congresso Nacional, que representam as atribuições próprias ou naturais de suas unidades organizacionais."
Recomendo a leitura deste documento.
-
Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Minha opinião:
...em decorrência de suas funções administrativa, legislativa e judiciária. (de quem?) DOS ORGÃOS PÚBLICOS e não dos arquivos públicos.
Esse artigo não vale como justificativa. A informação da Caline Teixeira são mais exatas.
-
Se o cespe considerar sem restringir é certa, pois os documentos são classificados de acordo com o ASSUNTO e ATIVIDADE/FUNÇÃO da instituição.
Porém, não deixa de ser verdade essa classificação por função.
Vejamos:
(2019) De acordo com a literatura arquivística, os instrumentos de classificação de documentos devem ser elaborados com base nas funções da instituição. GAB CERTO.
(2018) Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento. GAB CERTO.
(2018) Os documentos de arquivo são classificados de acordo com a sua função. GAB CERTO.
GAB CERTO.
-
Gab: CERTO
Os documentos estão intimamente ligados às atividades e funções das instituições.
-
Gab: CERTO
Vejam que o Cespe cobrou o mesmo assunto em 2019.
Outra que ajuda!
Ano: 2019 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: Prova: CESPE/ CEBRASP - 2019 - TJ-AM - Analista Judiciário - Arquivologia
Julgue o item subsequente, relativo a função arquivística. De acordo com a literatura arquivística, os instrumentos de classificação de documentos devem ser elaborados com base nas funções da instituição. CERTO (Para classificar os documentos de arquivos, consideram-se a atividade e a função da instituição ''órgão'').
Erros, mandem mensagem :)
-
Gabarito: Certo
Os métodos de classificação são divididos de acordo com os seus elementos – função, organização e assunto:
Classificação por função
Parte-se do menor (unidades de arquivamento – file unit) agrupamento para os maiores. Geralmente, são criadas unidades de arquivamento para todos os atos (transactions). Assim, separam-se os documentos de diretrizes politicas dos executivos; os gerais, dos específicos; os importantes, dos de rotina.
As unidades de arquivamento podem ser agrupadas em unidades maiores, como as atividades. E as atividades podem ser agrupadas em funções. Tem-se que os grupos funcionais são as maiores classes para a classificação de documentos.
Classificação estrutural
“A estrutura orgânica fornece a base para grandes agrupamentos de documentos” (Schellenberg, p. 91). Esses agrupamentos são refletidos na classificação ou na descentralização física dos documentos. A descentralização é o principal meio de se agrupar documentos e constitui um importante ato de classificação.
Os documentos podem ser agrupados em classes, sendo aconselhável para organizações estáveis, com funções e processos bem definidos. E, também há o agrupamento por séries – grupo de documentos, pastas, dossiês reunidos com uma atividade específica.
Classificação por assunto
Em regra, utiliza-se a classificação funcional ou estrutural, sendo a classificação por assuntos a exceção, utilizada para alguns tipos de documentos, como por exemplo os que não são da ação governamental ou não estão vinculados a ela – pastas de referência e informações. “Na classificação desses documentos, os cabeçalhos de assuntos devem ser tirados da análise do assunto dos documentos” (Schellenberg, p. 93)
Sigam @mundodaarquivologia no Instagram. Material Gratuito de Arquivologia para concursos públicos.
-
Gab. C
Doutrina CESPE:
Segundo Schellenberg, há três critérios de classificação: FUNCIONAL; ESTRUTURAL/ORGANIZACIONAL e por ASSUNTOS.
- FUNCIONAL: basicamente trata dos problemas encontrados em reunir os documentos públicos de acordo com a função ou atividade. É a representação lógica das funções, subfunções e atividades do organismo produtor. Apesar de mais complexa, a classificação funcional é mais duradoura. Segundo o autor, esse parece ser o método mais adequado por ser mais flexível, e também por abrir margem para novas classes a cada nova função e/ou atividade.
- ESTRUTURAL/ORGANIZACIONAL: classes corresponde a “estruturas” - setores, divisões, departamentos. Objetiva construir a classificação dos documentos com base na estrutura da instituição, sendo ela por setores ou departamentos.
- ASSUNTOS: classe corresponde ao conteúdo de um documento. O documento é classificado a partir da análise do assunto principal, agrupando-os a partir do mesmo tema.
No entanto, na doutrina CESPE, a classificação deve ser classificada de acordo com a sua função, ou seja, seguir o critério FUNCIONAL. Vejam:
Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-AM Prova: CESPE - 2019 - TJ-AM - Analista Judiciário - Arquivologia
- De acordo com a literatura arquivística, os instrumentos de classificação de documentos devem ser elaborados com base nas funções da instituição. C.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2018 - MPU - Técnico do MPU - Administração
- Os documentos de arquivo devem ser classificados pela função e atividade que tenham motivado a criação do documento. C.
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-MA Prova: CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil
- A classificação de documentos de arquivo, para fins de organização e recuperação, é realizada com base na: e) função do documento.
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Arquivologia
- A classificação de documentos de arquivo deve embasar-se na estrutura organizacional: quanto mais se aproximar dessa estrutura, mais fácil ficará a sua operacionalização. E.