SóProvas


ID
2738080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da tabela de temporalidade, julgue o item seguinte.


A teoria das três idades é utilizada para configurar a tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    Bizus de questões CESPE:

    - Tabela de temporalidade utiliza a teoria das três idades;
    - Registra o ciclo de vida dos documentos;
    - Define os prazos de guarda e destinação;
    - É feita pela comissão pemanente de avaliação de documentos;
    - Para ser aplicada, a Tabela de Temporalidade deverá ser aprovada por autoridade competente e amplamente divulgada entre os funcionários da instituição;
    - É resultante do processo de avaliação;
    - Precisa ser periodicamente atualizada,

  • Gab.: CERTO

    TEORIA DAS TRÊS IDADES: Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.

    A tabela, além de estabelecer os prazos de guarda dos documentos nas idades corrente e intermediária, dispõe sobre a sua destinação final após cumpridos os períodos prescricionais e precaucionais de retenção, sendo que os documentos poderão ser eliminados ou recolhidos para guarda permanente.

     

     

  • Gabarito certo 

     

    Quais são as 3 idades?

     

    * arquivo de primeira idade ----------------- Corrente 

    * arquivo de segunda idade-----------------Intermediária

    * arquivo de terceira idade------------------ Permanente

     

    Arquivos de 1ª idade (correntes)São consultados frequentemente e são conservados nos escritórios ou nas repartições que os recebam ou os produziram ou em locais próximos e de fácil acesso. São necessários ao dia a dia. Tem valor primário.

     

    Arquivos Intermediários ou de Segunda Idade:

    Formado por documentos que deixaram de ser úteis no dia a dia. Não precisam “estar a mão”, mas continuam necessários e eventualmente podem ser acessados. Não precisam estar próximos do escritório. Também possuem valor primário

     

    Arquivo Permanente ou de terceira Idade:

    Já perderam o valor de natureza administrativa (valor primário). São conservados por fatores históricos ou documentais e acabam sendo utilizados para conhecimento do passado e sua evolução.O arquivo permanente (ou de terceira idade) é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor.

     

  • CERTO

     

    Para configurar a tabela, precisamos saber em qual fase/idade cada documento está. Pois a tabela é aplicada nas fases corrente e intermediária. Na destinação final, a mesma pode sugerir que o documento vá para a guarda permanente ou seja eliminado.

  • A TEORIA DAS 3 IDADES é uma estratégia de organização documental. A Tabela de Temporalidade (TTD) é a concretização dessa estratégia.

     

  • teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

    Gab. Certo.

  • Teoria das três idades: Valor primário ( 1° idade: Arquivo corrente e 2° idade: Arquivo intermediário; Valor secundário( 3° idade: Arquivo permanente)
  • Corrente

    Intermediária

    Permanente

  • teoria das três idades
    Teoria segundo a qual os arquivos(1) são considerados arquivos correntes, intermediários
    ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a
    identificação de seus valores primário e secundário. Ver também ciclo vital dos documentos.

  • essa rayssa tá ficando chata já com esse jabá toda hora         

                                                                                                          

  • CERTO

  • A teoria das três idades determina que todos os documentos de arquivo passam por três fases durante sua existência, conforme se alteram os seus valores. Essas fases são a corrente, a intermediária, e a permanente.

    A tabela de temporalidade é a representação gráfica da determinação temporal de cada fase arquivística. Ou seja, ela reflete o prazo em que cada documento permanecerá em cada fase do arquivo, bem como a sua destinação final, que pode ser o recolhimento ou a eliminação.

    Percebam que a tabela de temporalidade determina os prazos de guarda dos documentos em cada fase, ou seja, ela é estruturada tendo como base a teoria das três idades.

    Gabarito do professor: Certo.
  • a tabela de temporalidade é o instrumento que diz por quanto tempo cada documento deve permanecer em cada fase do ciclo documental. Essas fases são criadas pela teoria das três idades, então, sim, a teoria é utilizada para configurar a tabela de temporalidade. Sem ela, não haveria um espaço para que os documentos pudessem aguardar a sua temporalidade.

    Resposta: certa

  • GABARITO: CERTO

    Tabela de temporalidade:

    Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • É exatamente o que diz o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade do CONARQ:

    "Para a elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das três idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo."

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 45)

  • Tabela de temporalidade > Prazos de guarda > Mudança de suporte

    Ciclo vital > Base para o ciclo do documento nas respectivas fases, corrente, intermediário e permanente. Podendo o documento ser transferido entre corrente e intermediário, ou recolhido para o permanente.

    A tabela de temporalidade determina os prazos de guarda dos documentos em cada fase, ou seja, ela é estruturada tendo como base a teoria das três idades.