SóProvas


ID
2738083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da tabela de temporalidade, julgue o item seguinte.


A tabela de temporalidade é formada, exclusivamente, pelos documentos da atividade-fim, que são os mais importantes e a razão de ser da própria instituição.

Alternativas
Comentários
  • Um simples pedido de férias  de servidor pode tramitar pela tabela. GAB: Errado!

  • Bizus de questões CESPE:

    - Tabela de temporalidade utiliza as teoria das três idades;
    - Registra o ciclo de vida dos documentos;
    - É formada por documentos da atividade-meio e atividade-fim
    - Define os prazos de guarda e destinação;
    - É feita pela comissão pemanente de avaliação de documentos;
    - Para ser aplicada, a Tabela de Temporalidade deverá ser aprovada por autoridade competente e amplamente divulgada entre os funcionários da instituição;
    - É resultante do processo de avaliação;
    - Precisa ser periodicamente atualizada,

  • Gab.: ERRADO

    A TABELA DE TEMPORALIDADE é o instrumento resultante da etapa de Avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária (período em que o mesmo será guardado nestas fases), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).

  • Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    De início, é importante registrar que a Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos. Atenção! Nas provas, costuma aparecer a atividade de classificação de documetos, o que não é correto. A avaliação dos documentos de arquivo consiste em identificar seus valores (primário/administrativo ou secundário/histórico) e definir prazos de guarda. Os documentos dos arquivos corrente e intermediário possuem valor admiistrativo e os do arquivo permanente possuem valor histórico. Os documentos de arquivo permanente não podem ser eliminados, logo, o prazo de guarda só ocorre nas fases corrente e intermediária. A avaliação deve ser feita na idade corrente, a fim de se distiguirem não só os documentos de valor eventual, de eliminação sumária, como os de valor informativo e probatório. Para que a avaliação aconteça é necessário que os documentos estejam preliminarmente classificados adequadamente. Ou seja, preliminarmente, os documentos são agrupados em classe, posteriormente, são objetos de estudo por uma comissão de avaliação.

    Vale registrar, também, que a Tabela de Temporalidade é o instrumento fundamental de avaliação, pois registra o ciclo de vida dos documentos. Cabe reforçar que nela devem constar os prazos de arquivamento dos documentos no arquivo corrente, de sua transferência ao arquivo intermediário, e de sua destinação final, quando se determina sua eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente. 

     

    https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14066/lincoln-barros/cai-muito-em-prova-o-que-e-uma-tabela-de-temporalidade

  • Errado

     

    Existem dois tipos de tabelas de temporalidade. Tabelas elaboradas para atividades de área-meio e tabelas elaboradas para atividades de área-fim.

     

    A área-meio refere-se à tabela voltada para as atividades administrativas. Já a tabela de área-fim deve ser elaborada de acordo com as atividades finalísticas da instituição.

  • Mais um termo excludente: "excluisivamente".

  • GABARITO ERRADO

     

    É formada por documentos da atividade-meio e atividade-fim.
     

  • Não apenas é formada a Tabela de Temporalidade por documentos da atividade-fim, mas também por aqueles provenientes da atividade-meio!

  • Tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação de documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos e a destinação de documentos, com vista a garantir o acessório a informação aos que dela necessitem.
  • A tablea de temporalidade é um instrumento resultante da aviliação de documentos, a tabela de temporalidade revela os prazos de guarda e a destinação de documentos. É usada tanto em documento com atividade-fim quanto em documentos com atividade-meio

  • A tabela de temporalidade é formada pelos documentos da atividade-meio e da atividade-fim.

  • Denunciem as propagandas nos comentários que o QC apaga todos. Aqui não é lugar pra isso

  • Obrigado pelo comentário Rennó!

  • aA tabela de temporalidade é formada pelos documentos da atividade-meio e da atividade-fim.

  • A tabela da temporalidade é formada tanto pelos documentos (fins quanto meios) da organização

  • tabela de temporalidade = Atividade-meio

                                              Atividade-fim

  • Nenhuma Técnica pode ferir os Princípios

    Princípio da Organicidade - os documentos devem ter relação direta com a missão da organização tanto nas atividades meio, como nas fins.

    ERRADA

  • Tabela de temporalidade : atividade meio e fim!!!
  • excluisavamente na cespe e quase sempre errado, se não souber chuta feliz

  • O plano de destinação que é exclusivo para arquivos permanentes. Tabela de temporalidade é só pra corrente e intermediário.

  • A tabela de temporalidade é a representação gráfica dos prazos de guarda e destinação de todos os documentos arquivísticos da instituição.

    São considerados documentos de arquivo todos aqueles produzidos ou recebidos em decorrência da execução de atividades administrativas. Em outras palavras, todos os documentos que possuem relação direta com as atividades institucionais, são considerados de arquivo.

    Por conclusão, são documentos de arquivo todos os produzidos ou recebidos pelas atividades administrativas, tanto os das atividades meio quanto os das atividades finalísticas. Da mesma forma, todos os documentos, meios e fins, devem estar sob o amparo funcional da tabela de temporalidade.

    Gabarito do professor: Errado.
  • nas instituições, temos que ter tabelas de temporalidade de área-fim e meio e não só de área-fim, como afirma a questão.

    Resposta: errada

  • GABARITO: ERRADO

    A tabela de temporalidade é a representação gráfica dos prazos de guarda e destinação de todos os documentos arquivísticos da instituição.

    São considerados documentos de arquivo todos aqueles produzidos ou recebidos em decorrência da execução de atividades administrativas. Em outras palavras, todos os documentos que possuem relação direta com as atividades institucionais, são considerados de arquivo.

    Por conclusão, são documentos de arquivo todos os produzidos ou recebidos pelas atividades administrativas, tanto os das atividades meio quanto os das atividades finalísticas. Da mesma forma, todos os documentos, meios e fins, devem estar sob o amparo funcional da tabela de temporalidade.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Rapaz, o enunciado pareceu um voto do ministro Roberto Barroso "a razão de ser da própria instituição".

    Atividade meio e fim!