SóProvas


ID
2738569
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Cotia - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Estabelecido(a) pela direção de uma Entidade como parte de seus objetivos corporativos para ajudar a realizar as operações da entidade auditada de forma regular, econômica, eficiente, eficaz e efetiva; permitir a observância às políticas administrativas; salvaguardar os bens e recursos públicos; assegurar a exatidão e a completude dos registros contábeis; e produzir informação financeira e gerencial oportuna e confiável. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Para Attie, (2009) “O objetivo do controle interno relativo à salvaguarda dos interesses refere-se à proteção do patrimônio contra quaisquer perdas e riscos devidos a erros ou irregularidade.


  • Controle Interno = Normativo, Contábil e Operacional

  • vimos que o controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade, eficiência e eficácia das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis, permitindo a observância às políticas administrativas e a salvaguarda dos bens e recursos.

    Gabarito: alternativa A.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Sistema de Controles Internos. 

    Qualquer organização está sujeita a riscos que podem impedi-la de alcançar os objetivos. De forma a tentar mitigar esses riscos a que a organização está sujeita, as organizações implementam diversos controles internos. Segundo o COSO I, os controles internos protegem os objetivos operacionais, de divulgação e de conformidade das organizações.

    Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.

    Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos ou às políticas da entidade

    Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.


    Para proteger estes objetivos, a organização implementa os controles internos que, combinados, formam o sistema de controle interno da entidade.

    Esta questão utilizou o conceito de sistema de controle interno previsto na Norma de Auditoria Governamental 4200, sobre trabalho de auditoria governamental. Hoje, as NAGs estão em desuso, já que o Instituto Rui Barbosa tem focalizado e divulgado mais as NBASP.

    Pois bem, segundo a NAG 4207:
    O sistema de controles internos (SCI) compreende o conjunto de subsistemas de controles contábeis, financeiros, administrativos e outros — que abarcam a estrutura organizacional, os métodos, os procedimentos e a auditoria interna — estabelecido pela direção como parte de seus objetivos corporativos para: ajudar a realizar as operações da entidade auditada de forma regular, econômica, eficiente, eficaz e efetiva; permitir a observância às políticas administrativas; salvaguardar os bens e recursos públicos; assegurar a exatidão e a completude dos registros contábeis; e produzir informação financeira e gerencial oportuna e confiável.
    Portanto, nossa resposta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.