-
GABARITO "E"
Na verdade obter evidências de que as demonstrações contábeis, como um todo, estão livres de distorções relevantes é objetivo básico do auditor independente. Veja abaixo a NBC TA 200 (R1) - OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA:
Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
-
SERIA A MESMA COISA DE COMO DIZ O DITADO :"TAPAR O SOL COM A PENEIRA", SE A DISTORÇÃO É RELEVANTE, SERIA DEVER DELE ASSEGURAR ISTO.
-
a) 4.....As NBCs TA não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. Contudo, a auditoria em conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria.... NBC TA 200 (R1)
b) Julgamento profissional
16. O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis NBC TA 200 (R1)
c) Alcance da Auditoria
A.3...A opinião do auditor, portanto, não assegura, por exemplo, a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade... NBC TA 200 (R1)
d) Alcance da Auditoria
A.3....Em algumas situações, porém, lei e regulamento aplicáveis podem exigir que o auditor forneça opinião sobre outros assuntos específicos, tais como a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis... NBC TA 200 (R1)
e) Auditoria de Demonstrações Contábeis
6 . A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.
-
Letra E
-
GABA e)
A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções, mesmo que sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo. (ERRADO)
-
GABARITO: E
A) CORRETA. Definição de premissa!
B) CORRETA. Duas características inerentes ao auditor – julgamento profissional e ceticismo profissional.
C) CORRETA. A opinião do auditor tem por objetivo verificar a adequação das demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório aplicável. Algo diferente disso não tem correlação com a opinião do auditor.
D) CORRETA. Pode haver situações específicas em que ele deve expressar a sua opinião a respeito de outros temas que sejam relevantes para o alcance dos objetivos gerais do seu trabalho.
E) INCORRETA. O correto seria dizer: “auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo”.