SóProvas


ID
2739466
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nos anos 1970, a farmacologia entrou em uma nova fase, quando os receptores, que até então tinham sido entidades teóricas, começaram a emergir como realidades bioquímicas como consequência do desenvolvimento de técnicas de marcação. Existem 4 tipos de receptores: Tipo 1 (canais iônicos controlados por ligantes), Tipo 2 (receptores acoplados a proteínas G), Tipo 3 (receptores relacionados e ligados a quinases) e Tipo 4 (receptores nucleares). Com base nessa classificação, marque a alternativa que contém respectivamente exemplos de receptores do Tipo 1, 2, 3 e 4.

Alternativas
Comentários
  • Respondi só por lembrar dos exemplos clássicos de canais ionicos dependentes de ligantes ( recep. nicotinico de acetilcolina) e que os receptores de resposta mais demorada são os receptores de hormônios, por exemplo. 

  • Gabarito B!

    a) Tipo 2, Tipo 1, Tipo 4, Tipo 3. 

    b) Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4. 

    c) Tipo 1, Tipo 3, Tipo 4, Tipo 2.

    d) Tipo 2, Tipo 1, Tipo 3, Tipo 4.

    e) Tipo 2, Tipo 1, Tipo 3, Tipo 4. 

  • Tipo 1 (canais iônicos controlados por ligantes) = receptores ionotrópicos - nicotínico

    Tipo 2 (receptores acoplados a proteínas G) = receptores metabotrópicos - muscarínicos

    Tipo 3 (receptores relacionados e ligados a quinases) = receptor para o fator natriurético atrial

    Tipo 4 (receptores nucleares) = receptores para hormônio da tireóide.

  • Os receptores nicotínicos de acetilcolina (colinérgicos) neuronais são proteínas integrais de membrana e pertencem à família de canais iônicos controlados por ligante, compostos por subunidades α e β. 

    Os receptores muscarínicos de acetilcolina fazem parte da superfamília de receptores acoplados à proteína G e ativam os canais iônicos por meio de uma cascata de reações químicas, mediadas por um segundo mensageiro.

    Os hormônios tireoideanos (HTs) são necessários para a diferenciação, crescimento e metabolismo de diversos tecidos de vertebrados. Seus efeitos são mediados pelos receptores do hormônio tireoideano (TRs), membros da superfamília dos receptores nucleares