SóProvas


ID
2739496
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A exposição a esse agente pode causar intoxicação aguda e crônica. Ele é um agente mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno até mesmo em doses inferiores a 1 ppm. O quadro clínico de toxicidade pode se caracterizar pelo comprometimento da medula óssea, sendo a causa básica de diversas alterações hematológicas ( BRASIL, 2006b). Na intoxicação aguda, grande parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica conserva-se na medula óssea (40 ), no fígado (43 ) e nos tecidos adiposos (10%) (SOUZA; PAULA, 2011). Essas afirmações referem-se à seguinte substância:

Alternativas
Comentários
  • BENZENO

  • O Benzeno tem como marcador o Àcido Trans Trans Mucônico.

  • Os solventes n-hexano, tolueno, metanol, estireno e xileno tem característica ser agente neurotóxico.

  • Benzeno é um hidrocarboneto aromático encontrado no estado líquido incolor, lipossolúvel, volátil, inflamável, de odor característico, perceptível a concentrações de 12 ppm. Está presente no petróleo, no carvão e em condensados de gás natural.  É considerada a quinta substância de maior risco, segundo os critérios do Programa das Nações Unidas de Segurança Química.

    Na exposição ocupacional ao benzeno a principal via de absorção é a via respiratória onde há retenção de 46% do benzeno aspirado. Uma vez absorvido, quase instantaneamente é eliminado em 50% pelos pulmões. O benzeno que continua no corpo difunde-se por diversos tecidos. A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaleia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte (BRASIL, 2003).