SóProvas


ID
2739808
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Convenção sobre Políticas de Armas Químicas e a Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas foram criadas para evitar o uso criminoso de substâncias químicas e biológicas. Os dois órgãos proíbem o desenvolvimento, a produção, a aquisição, a estocagem, a retenção, a transferência e o uso desse tipo de armamento.

(https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/04/28/conheca-armas-quimicas-e-biologicas-que-ja-foram-usadas-em-guerras.htm)

Com relação ao bioterrorismo, assinale a alternativa que não apresenta patógeno utilizado como arma biológica.

Alternativas
Comentários
  •  a) Clostridium botulinum.  (ERRADA)

    O Clostridium botulinum possui toxina  que pode perfeitamente ser utilizadas como potente arma biológica contra os seres humanos. A toxina botulínica é considerada como a mais potente toxina conhecida pelo homem. É 10 mil a 100 mil vezes mais potente que qualquer outra. Numa guerra biológica, é espalhada sobre reservatórios de água ou estoques de alimentos. Com spray, pode contaminar alimentos prontos. O consumo dessa água ou desses alimentos leva à imediata intoxicação. Depois de contaminados, não há como purificar essa água ou esses alimentos.

     

    Obs.: A intoxicação por C. botulinum ocorre pela ingestão das toxinas pré - formadas em alimentos, ou seja, se trata de uma DTA.

     

     b) Bacillus anthracis. (ERRADA)

    Bacillus anthracis é uma bactéria considerada como uma potencial e perigosa arma biológica pelo fato de ser possível a sua dispersão e transmissão até às vias respiratórias através dos esporos. A forma inalatória do carbúnculo, resultante da inalação de esporos de Bacillus anthracis, possui uma elevada taxa de mortalidade. Ataques por cartas, nas quais são colocados esporos de Bacillus anthracis, são mais comuns. Uso como arma biológica - É possível transportar esporos de antraz em mísseis, foguetes e bombas. Também é possível usar aviões para espalhar a doença em vastas áreas. Uma vez presentes no ambiente, os esporos do antraz podem permanecer inativos por décadas.

     

     c) Yersinia pestis. (ERRADA)

    Doença provocada pela bactéria yersinia pestis, geralmente transmitida por ratos. Há três tipos: bubônica, pneumônica e septêmica. Uso como arma biológica - A peste bubônica foi usada como arma pelo Japão contra a China durante a Segunda Guerra Mundial. Russos e americanos também já fizeram experimentos em que a peste seria disseminada por meio de pulverizações. A bactéria da peste, porém, não vive muito tempo fora do ambiente de laboratório e pode morrer exposta à luz solar. 

     

     d) Chlorella vulgaris. (CORRETA)

    A Chlorella vulgaris é uma microalga verde usada principalmente como tratamento médico no Japão. Acreditava ter potencial para a produção de biocombustíveis ou como aditivo alimentar

     

     e) Rickettsia prowazeki (ERRADA)

    (1939 - 1945) Prisioneiros em campos de concentração nazistas foram infectados com Rickettsia prowazekii (não encontrei muito sobre essa bactéria, porém a mesma já foi utilizada como arma biológica )

     

     

     

     

  • O Centers for Disease Control and Prevention, CDC, classifica em 3 categorias os agentes biológicos passíveis de serem usados como armas biológicas:

    - Categoria A: agentes biológicos de alta prioridade;

    - Categoria B: agentes biológicos em segundo lugar em nível de prioridade;

    - Categoria C: agentes biológicos emergentes que podem ser manipulados por engenharia genética ou técnicas de biotecnologia.

     

    Agentes biológicos mostrados na questão:

    Clostridium botulinun - toxina botulínica: bactéria gram-positiva, Categoria A;

    Bacillus anthracis: bactéria gram-positiva, Categoria A;

    Yersinia pestis: báctéria gram-negativa, Categoria A;

    Rickettsia prowazekii: bactéria gram-negativa, Categoria B.

     

    Lista completa: https://emergency.cdc.gov/agent/agentlist-category.asp

  • GABARITO D


    Chlorella vulgaris.A Chlorella vulgaris é uma microalga verde usada principalmente como tratamento médico no Japão. Acreditava ter potencial para a produção de biocombustíveis ou como aditivo alimentar.



  • Armas biológicas são vírus e bactérias, a única que não é esses da lista é a Chlorella vulgaris, que é uma alga. Agora pra vc saber que ela é a única alga são outros tantos.