SóProvas


ID
2740084
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O indivíduo social é um produto histórico, fruto de condições e relações sociais particulares e, ao mesmo tempo, criador da sociedade. Por meio da atividade laborativa, amplia suas experiências, faculdades e necessidades. Nesse sentido, tem-se como característica do trabalho humano a

Alternativas
Comentários
  • A capacidade teleológica humana de transformar a natureza é denominada de trabalho que tem sua importância por ser a categoria fundante do ser social, por ser através dele (trabalho) que o homem supera a esfera biológica (apenas da mera reprodução) ao transformar a natureza buscando suprir suas necessidades vitais.

  • "Marx ainda admite que o trabalho humano é distinto da atividade produtiva dos demais seres vivos porque ele envolve consciência, volição e um determinado comportamento próprio de seu gênero. Nesta perspectiva, ao trabalhar, o homem não realiza uma mera atividade animal, instintiva, para satisfazer suas necessidades imediatas. Certamente que, como ser objetivo, natural, biológico, essas necessidades irão interferir e estimular sua atividade produtiva. Contudo, tal atividade não se restringe a essa determinação.

    O homem também produz racionalmente, isto é, pensa, planeja e imprime sentido a tudo o que faz, o que denominamos de capacidade teleológica. Desse modo, para Marx, a atividade vital consciente é uma característica da espécie humana. É essa capacidade que diferencia a atividade produtiva humana da mera atividade animal. Enquanto este produz sob o domínio da carência física, o homem produz universalmente, embora seja com base na sua condição objetiva que produza."

    http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/6_RenatoAlmeidadeOliveira.pdf