SóProvas


ID
2740108
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na construção marxiana, o método dialético não se configura como uma estrutura independente, como um “em-si”, que se possa ser destacado do corpo da teoria social, sem que se perca sua configuração teórica metodológica. Na determinação da relação homem-natureza, o primado que ancora a ontologia marxiana é a(o)

Alternativas
Comentários
  • a) "É a negatividade que, no interior dos complexos totais, representa a estrutura responsàvel, pela permanente tensão, movida pela ação dos vetores positivos, ( que trabalham no sentido da reproduçao dos complexos) e de vetores negativos, (que apontam na direção da desestruturação dos processos, de sua negação) Deste modo, negatividade é por excelência, a categoria do movimento. Sem a negatividade seria iinconcebível qualquer noção de movimento, de mudança e especialmente de superação."

    b) nao achri

    c) nao achei

    d) nao achei

    e) "Na construção marxiana , o método dialético não se configura como uma estrutura independente, como um "em - si", que possa ser destacado do corpo da teoria socia,, sem que se perca sua real connfiguração teórico-metodológica. Este método é componente endógeno da teoria social de Mar, portanto, insuprimívil e inseperável. Assim, para tratá-lo sem mutilar sua estrutura, é necessário delinear, embora tangencialmente, os traços medulares da Ontologia do ser social de Marx.

    Basicamente, a ontologia marxiana se ancorano primado da Economia na determinação da relação Homem-natureza."

    PONTES, Mediaçao e Serviço social. Cortez, 2016.

  • C) Metafísica trata-se de uma abordagem da ontologia em si. Aquela que faz parte do ramo da filosofia, que estuda a natureza do ser, da existência e a realidade. Aquela que se ocupa com temas abrangentes e abstratos, portanto, inserida da metafísica.

    diferente, portanto, da ontologia social, que para, Marx é inserida na economia.

    Gabarito: e