A) A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas.
B)A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
C)A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
D) CORRETA.
E) Ministério da Educação poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educação - CNE.
Essa questão nos exige identifiquemos a alternativa correta sobre a temática: profissionais da educação. Vamos à análise de cada alternativa!
A) formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, oitocentas horas.
Errada! O correto seria: a formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas (art. 65).
B) preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, obrigatoriamente em programas de mestrado e doutorado.
Errada! O correto seria: a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado (art. 66). Cuidado com a substituição de palavras! “Obrigatoriamente” não é o mesmo que “prioritariamente”.
C) formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério não poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
Errada! O correto seria: a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância (art. 62, § 2.º).
D) acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e/ou licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.
Certa, nos termos literais do art. 62-B.
E) Ministério da Educação não poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes.
Errada! O correto seria: o Ministério da Educação poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes (art. 62, § 6.º).
GABARITO: alternativa “D”