SóProvas


ID
27403
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos barramentos USB e Firewire, considere:

I. Não requer, necessariamente, um computador para estabelecer a ligação de dois dispositivos.
II. Com encadeamento de hubs específicos, possibilita a conexão de mais de 100 dispositivos.
III. Utiliza a tecnologia de ligação "hot swapping".
IV. Pode fornecer até 45 watt de potência por porta, permitindo a ligação de dispositivos de consumo moderado sem ligação separada de corrente.

As afirmações acima referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao item I, o USB também não requer obrigatoriamente um computador para ligar dois dispositivos. Por exemplo, pode-se ligar um pen-drive a um aparelho de som com entrada USB.
  • Juca, pensei o mesmo que vc ao responder essa questão.
  • Ou uma câmera fotográfica a uma impressora.
  • Eu pediria a anulação dessa questão. Dispositivos USB podem sim ser conectados entre si sem a necessidade de um computador, conforme os exemplos citados abaixo.
  • o item B é o mais correto. Malgrado a banca não tenha citado USB para o item I, a questão é verdadeira para todas as opções citadas.
  • Características do FireWireA tecnologia FireWire conta com mais de uma versão, mas a primeira, também conhecida como "FireWire 400" ou "IEEE 1394a", já impressionava por seus recursos:- Velocidade de transmissão de dados de 400 Mbps (aproximadamente 50 MB por segundo);- Velocidade flexível: possibilidade de funcionar em três velocidades: 100 Mbps (S100), 200 Mbps (S200) e 400 Mbps (S400);- Capacidade de trabalhar com até 63 dispositivos ao mesmo tempo;- Reconhecimento imediato do dispositivo pelo sistema operacional após a sua conexão (plug-and-play);- "Hot pluggable", isto é, um dispositivo pode ser conectado ou desconectado a qualquer momento, sem ser necessário desligá-lo;- As conexões podem contar com até 45 Watt de potência;- funcionamento integral com cabos de conexão de até 4,5 metros.Só para efeitos comparativos, a tecnologia USB 1.1 trabalha com uma taxa de transmissão de dados de 12 Mbps (equivalente a 1,5 MB por segundo). Por causa disso, o USB recebeu um "upgrade" que o tornou um pouco superior ao FireWire 400: o USB 2.0, cuja taxa de transmissão é de 480 Mbps. Mas não demorou muito para que o padrão FireWire também recebesse uma nova versão: em 2002, o mercado conheceu o "FireWire 800" (ou "IEEE 1394b"), cujas principais características são:- Velocidade de transmissão de dados de 800 Mbps (o dobro do padrão anterior);- Compatibilidade com cabos de conexão de até 100 metros;- Compatibilidade com dispositivos que usam o barramento FireWire 400 (na prática, essa característica pode depender do equipamento).Vale frisar que, além do FireWire contar com as versões IEEE 1394a e IEEE 1394b, há também uma versão lançada antes destas: a versão original (IEEE 1394-1995) que, após algumas mudanças em suas especificações, se transformou no que conhecemos hoje como IEEE 1394a. Note que você poderá encontrar com muita freqüência esse nome nos dispositivos compatíveis com a tecnologia, já que a Apple detém direitos sobre a denominação FireWire, como já informado antes.
  • Hot-swap é a faculdade de adicionar ou remover um dispositivo sem a necessidade de desligar o computador.
  • O que é FireWire?

    FireWireFireWire é uma tecnologia que permite a conexão e a comunicação em alta velocidade de vários dispositivos entre si, especialmente entre um computador e um ou mais aparelhos compatíveis. Por trás de seu desenvolvimento está ninguém menos que a Apple (embora outras entidades e empresas tenham participado de sua criação), que trabalhou nessa tecnologia durante os anos de 1990. Em 1995, a tecnologia recebeu a padronizaçãoIEEE 1394, razão pela qual alguns fabricantes utilizam essa denominação ao invés de FireWire, já que este último nome é, na verdade, registrado pela Apple. Nesse contexto, é importante frisar que a Sony, umas da primeiras empresas (além da própria Apple) a utilizar essa tecnologia, a denomina i.LINK.

    Fonte: http://www.infowester.com/firewire.php