SóProvas


ID
2740363
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                             NÃO FALTOU SÓ ESPINAFRE


A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo. A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras e avisou à clientela. Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre. No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Observaram que a verdura acabaria estragada. Ela explicou que ia cozinhar e congelar. Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?

Não, estou pagando e cheguei primeiro”, foi a resposta.

Compras exageradas nos supermercados, estoques domésticos, filas nervosas nos postos de combustível – teve muito comportamento na base de cada um por si.

Cabem nessa categoria as greves e manifestações oportunistas. Governo, cedendo, também vou buscar o meu – tal foi o comportamento de muita gente.

                                                 Carlos A. Sardenberg, in O Globo, 31/05/2018. 

O segundo parágrafo do texto faz uma narrativa de um caso ocorrido em São Paulo durante a greve dos caminhoneiros.


Esse parágrafo tem a função textual de

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão. Marquei alternativa B por entender que diante da falta de produtos, a senhora deveria ter consciência que ao consumir demais, faltaria para os outros. Ao ser questionada pelas outras freguesas se tinha um restaurante, houve um constrangimento por parte da senhora. Caracterizando do dano moral.

     

    Gabarito: A

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • A situação não configura caso de dano moral , no maxímo um mero aborrecimento do dia a dia.

  • A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais. Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo ..."

    a ideia pricipal dos dois primeiros períodos foi fazer referência aos danos morais causado pela crise, havia também os outros danos, mas eram elementos acessórios.

    A narração veio para exemplificar um caso de dano moral. Não necessriamente que os presentes que queriam comprar sofreram dano moral, mas no sentido de a mulher que comprou todo o espinafre ter uma moral danificada. 

     

  • Embora eu ache que a letra b também está correta, eu marquei a letra B pois o enunciado pergunta qual a função textual do parágrafo. Pois bem, o texto não se propõe a comprovar a falta de consciência das pessoas, mas o primeiro parágrafo já nos leva a procurar qual o dano moral que é exemplificado no segundo parágrafo. 

    obs: não sei se está certo, mas acho que o autor não quis se referir muito ao conceito jurídico de danos morais, acho que ele foi de uma forma mais literal, isto é, de dano a moralidade, aos costumes. 

  • Gabarito: A

    A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.
    Aconteceu num mercadinho... (aqui o autor dá o exemplo de um caso que mostrou danos morais)

    b) ele não quer comprovar nada. (extrapolação)
    c) generalizou, nem toda crise faz surgir defeitos pessoais, nesse caso particular é que faltou solidariedade, conforme outra alternativa
    d) não há de humor no texto
    e) o autor não fala em danos econômicos e sim morais..

    Foi assim que pensei para chegar a alternativa correta...

     

  • 1º parágrafo: A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

    2º parágrafo: Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo. A dona, diligente, havia conseguido.... Aqui nesse parágrafo, ele dá um exemplo de dano moral, do qual comentou no 1º parágrafo. 

  • Gabarito: A

    Marquei B também essa interpretação da FGV é uma MERD*!!!

  • Jaqueli Alves, comentário top! 

  • Conforme leciona a professora Adriana Figueiredo: exemplificar, especialmente para a FGV, é CONCRETIZAR. Isto é, dar um exemplo concreto do que se está falando.

  • Eu nem vi que a resposta tava no primeiro parágrafo, porém fui pelo que o texto dizia, e as 3 ultimas não tinha como ser.

    Lendo com calma a "falta de consciencia" e relacionar com o que se fala no 2 paragrafo deu pra eliminar essa também, pois não é uma falta de consciencia e sim algo sobre a educação, meios de se conviver na sociedade e danos morais é a que encaixa melhor no contexto.

  • Aconteceu em um mercadinho de bairro em São Paulo. O quê aconteceu?

    Um exemplo de um dano moral.

    Letra A

  • Isso não é exemplo de dano moral, FGV... Digo, juridicamente não seria...

  • Rapaz.... Dano moral por parte de outro cliente???? não entendi essa lógica, não.

    Tudo bem que demonstra egoísmo por parte da senhora que levou tudo sem pensar nos outros, mas se ela tá pagando, não tem nada de "errado", claro, observando friamente, a parte juízos de valor.

    Enfim.... FGV.

  • Mas que dano moral???? Não entendi essa resposta. Pedir para profesor comentar!!!

  • Dica: Atenham-se ao texto. Sugiro que esqueçam definições que extrapolem o texto, a não ser que o comando da questão solicite que o faça.

  • Quem é do Direito é complicado.. kkkk

  • Chutei a letra B :( não entendi a A

  • Para resolver questões de interpretação , mesmo que o examinador se refira á uma parte do texto, é preciso ler tudo para entender o contexto, se não ocorrer a leitura do primeiro parágrafo não será possível identificar a resposta. 

    1ºA crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

    2º...uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre... 

  • Que absurda essa fgv! interpretação nela é se jogar de cabeça num poço sem fundo sem noção sem lógica sem nada!! O autor emprega o termo danos morais como sinônimo de falta de caráter, de consciência das pessoas que se tornam oportunistas, justamente por não terem consciencia da situação pela qual o país passa. Todo o resto do texto vai se expandindo e afirmando o quão ampla é a falta de noção da população: Compras exageradas nos supermercados, estoques domésticos, filas nervosas nos postos de combustível – teve muito comportamento na base de cada um por si.

    Cabem nessa categoria as greves e manifestações oportunistas. Governo, cedendo, também vou buscar o meu – tal foi o comportamento de muita gente.


  • No Direito, Dano Moral tem um outro significado. '-'

    No meu ponto de vista, a alternativa  B estaria mais correta.

  • também entendi sendo a letra B, mas, realmente analisando a letra a esta certo como no caso apenas da sequência dada logo após "Mostrou também danos morais".


    Só que realmente se formos pelo sentido da historia não há o q se falar em danos morais. Essa seria uma questão que deixaria um espaço para contestações.

  • também entendi sendo a letra B, mas, realmente analisando, a letra A esta certo como no caso apenas da sequência dada logo após "Mostrou também danos morais".


    Só que realmente se formos pelo sentido da historia não há o q se falar em danos morais. Essa seria uma questão que deixaria um espaço para contestações.

  • OU ESSA PROVA TAVA REALMENTE DIFÍCIL OU MUDARAM DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA ADIVINHAÇÃO!



    FALTA DE RESPEITO VIU!

  • Questão anulada isso sim aff!

  • Eu entendi da seguinte forma: se a pessoa tem falta de algo, ela tem um dano, por isso fui na letra A. Quando não temos solidariedade, compaixão pelos outros, temos um dano em nossa moral.

  • FGV namoral 

     

    Tenta entar com uma ação de dano moral com o caso em tela aí depois voltas nessa questão

    Seus f@$#

  • ONDE DANOS MORAIS?! OS EXAMINADORES DA FGV TEM QUE FAZER TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO!

  • Cada questão da FGV! Rir para não chorar

  • Dano= prejuízo Moral= caráter, comportamento próprio. "A crise também mostrou danos morais." O segundo parágrafo exemplifica a atitude da Sra. que agiu com ganância, sem solidariedade por causa da crise, a crise trouxe problemas de caráter em algumas pessoas.
  • É um dano moral de acordo com o autor do texto. Isso que importa, é isso que a questão está perguntando. Essa não é uma prova de Direito.

  • meu deus, essa erva tá boa hein

  • Gabarito; A

    Não, estou pagando e cheguei primeiro”, foi a resposta.

    O fato de estar pagando e ter chegado primeiro, não dá o direito de fazer o que quer

    Isso não faz parte da moral e bons costumes.

  • PARA OS NÃO ASSINANTES GABARITO A

  • O título já da a resposta.

  • A palavra "comprovar" é chave para excluir a "B". Esse comportamento não comprova, ele exemplifica que PARTE ou ALGUMAS pessoas agem da forma comentada. Para comprovar, o texto teria de trazer um dado científico, uma pesquisa.

  • Na verdade você não precisa eliminar as outras questões. É simples, eu fiz assim: imagine você fazendo uma redação, você vai fazer a introdução e depois desenvolver a respeito dela.

    "A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais." - Introdução.

    "Aconteceu num mercadinho..." - Expondo Fatos para justificar a introdução.

    O texto é dissertativo.

    Se ainda restasse alguma dúvida bastaria olhar a fonte: "Carlos A. Sardenberg, in O Globo, 31/05/2018."

    Trata-se de uma reportagem.

  • Depois de lê e revê entendi que a banca quis dizer o seguinte: tal atitude mostra que a pessoa possui um dano/ defeito moral, pois não pensa nas demais pessoas. Há um dano na moral da cliente. 

  • A resposta está no 1° paragrafo.

    A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

  • É lamentável a quantidade de justificadores de gabarito. Dizer que a alternativa A é um exemplo de dano moral, é querer forçar a barra demais.

  • Sobre a FGV: jamais extrapole na interpretação (isto é, faz o que a digníssima pede). A questão em tela, também concordo que a letra B estaria mais coerente. Contudo, acertei porque o primeiro parágrafo do texto deixou claro a função do 2º:

    "A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais."

  • Direto pro comentário do bRNrj.

  • Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre: imaginei que fosse falta de consciência, pois errei.

  • Muita gente errou a questão por saber muito.

    Temos que lembrar que não é uma questão de direito e sim de português.

    O que o autor chamou de dano moral não é o mesmo que estamos acostumados.

    Quando ele diz dano moral, está se referindo aquela moral que está ligada à ética, está falando de moralidade.

    Em resumo: Para o texto, dano moral = dano a moralidade da sociedade

    Acredito que o erro da B seja que não comprovou a falta de consciência de todo o nosso povo. É apenas um caso isolado, não quer dizer que todos tiveram a moral abalada.

    Quanto a letra C, acredito que o erro seja no fato que o texto não diz que crise fez surgir algum defeito. Esses defeitos poderiam já existirem e a crise apenas fez com que fossem expostos. O texto não abordou isso.

  • PESSOAL !! A RESPOSTA ESTÁ MP 1º PARAGRÁFO .

    PAREM DE QUERER VER COISA ONDE NÃO EXISTE.

    CADA BANCA COBRA DE UM JEITO, SE QUER FAZER PROVA DA FGV, TEM QUE ESTUDAR A BANCA TAMBÉM.

    MUITOS QUEREM RESPONDER DE CUNHO PESSOAL E ISSO NÃO EXISTE.

  • PESSOAL !! A RESPOSTA ESTÁ NO 1º PARAGRÁFO .

    PAREM DE QUERER VER COISA ONDE NÃO EXISTE.

    CADA BANCA COBRA DE UM JEITO, SE QUER FAZER PROVA DA FGV, TEM QUE ESTUDAR A BANCA TAMBÉM.

    MUITOS QUEREM RESPONDER DE CUNHO PESSOAL E ISSO NÃO EXISTE.

    AO TÉRMINO DO 1º PARAGRAFO, ANUNCIAVA, O CONTEXTO DO 2º PARAGRAFO, QUE SERIA RELATANDO UM PROBLEMA DE DANO MORAL.

  • A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

    Na primeira vez que fiz essa questão , fui com sede na letra C. Atenção ao texto!! A resposta esta na nossa cara.

  • não é a alternativa B pois no quarto paragrafo ele faz a comprovação ´´Compras exageradas nos supermercados, estoques domésticos, filas nervosas nos postos de combustível – teve muito comportamento na base de cada um por si.´´

  • Quem leu só o segundo parágrafo errou huehueuheheu

  • O gabarito é o seguinte, escolha uma alternativa, e eu (FGV), marco a que eu quiser

  • a banca pede para analisar o segundo parágrafo e a resposta está no primeiro. hahahaha Estamos estudando português ou direito civil? ao meu ponto de verta trata-se de um mero aborrecimento não gerando dando moral