SóProvas


ID
2740393
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                             NÃO FALTOU SÓ ESPINAFRE


A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo. A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras e avisou à clientela. Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre. No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Observaram que a verdura acabaria estragada. Ela explicou que ia cozinhar e congelar. Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?

Não, estou pagando e cheguei primeiro”, foi a resposta.

Compras exageradas nos supermercados, estoques domésticos, filas nervosas nos postos de combustível – teve muito comportamento na base de cada um por si.

Cabem nessa categoria as greves e manifestações oportunistas. Governo, cedendo, também vou buscar o meu – tal foi o comportamento de muita gente.

                                                 Carlos A. Sardenberg, in O Globo, 31/05/2018. 

“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante.”


Essa pergunta teria valor de

Alternativas
Comentários
  • Discordo... pode ser tanto A quantoB
  • tbm luciano de amorim, fui convicto no A.......

  • Gente, errei.. Marquei A também, desculpe-me, examinadores, mas não enxergo uma ironia. 

    Ter um restaurante justificaria, sem dúvidas, a compra de todos os espinafres... 

    "No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Observaram que a verdura acabaria estragada." (Caso ela não tivesse restaurante) 

  • Ter um restaurante não é justificativa plausível para comprar todos os maços de almeirão NAQUELE MOMENTO em que o país sofria com a falta de abastecimento gerada pela grave. As pessoas que estavam na fila questionaram a falta de solidariedade da senhora por meio de tal ironia. ainda que ela tivesse um restaurante, os demais clientes esperavam que a mulher comprasse apenas o que fosse para consumo próprio no que tange às mercadorias escassas, oportunizando o acesso de tais produtos às outras pessoas da fila.
  • DASHUDHSUAIhduais.. amo essas bancas que amam Irônia! DHASUIDHAUD.. 

    "Tia, cê tem restaurante por acaso?" DAHSUDSAHUID.. 

    Marquei a certa, apesar de ficar entre A e B, porém esse termo "IRONIA" sempre puxa uns gabaritos :P

  • Difícil identificar a ironia apenas na escrita... ainda mais tendo uma alternativa que tbm poderia ser. Errei, mais uma vez. Mas a FGV  não vai me vencer, não vai nos vencer. Em frente.

  • pelo seguimento do texto parece ser a A , mas por ser a FGV respondi B 

  • Também fui na A, a meu ver as pessoas realmente tentaram achar uma justificativa para a senhora comprar tantos maços de espinafre e não ironizar a atitude dela.

     

    Tanto que o texto apresenta uma resposta: "Não tinha". Se fosse ironia nem resposta precisaria.

     

  • Também errei essa questão, mas pode ser justificando quando fala que a verdura acabaria se estragando

  • Errei, não percebi ironia nesta frase, até pela resposta.

  • Marquei a B apenas por ser a FGV... Alternativa A tb está correta..

  • Oloko, geral vai fazer prova da FGV domingo. 

  • Fui na letra B.

    “No caixa, outras freguesas PERGUNTARAM se ela tinha restaurante.”

    a) JUSTIFICAR a compra de todos os maços de espinafre.

    Também fiquei em dúvida, mas pensei como "JUSTIFICAR" se estão é fazendo uma PERGUNTA?

  • Pessoal, na verdade as duas alternativas estaria certas. Tanto a alternativa "A" como a alternativa "B".

    Porém nesse caso devemos ver o sentido do contexto..

    - Observe que a mulher comprou ttodos maços de espinafres, mostrando falta de solidariedade com as pessoas. As outras cliente se revoltam ao ver que ela pegou todos os maço de espinafre do supermercado. Ficou confuso? veja abaixo:

    Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre

    Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?
    Gabarito Letra B

  • Essa é a típica questão que o examinador fica tranquilão, de braços cruzados, podendo escolher tanto a A quanto a B para gabarito definitivo.

    Paciência...

  • Minhas anotações pra prova de português da FGV são: "lembrar da questão da ironia"; "lembrar da questão da elipse"; "lembrar da questão da..."; 

    A solução é fazer muitas questões pra saber que nem sempre a resposta certa é a mais coerente e ter um pouquinho de sorte/iluminação/intuição na hora da prova.

  • Quem acertou essa questão, estude mais !


  • A meu ver - considerando a escassez das verduras, a discussão, e o fato da senhora ter comprado TODOS os maços -, dá pra perceber que a pergunta "A senhora tem restaurante?" possui um tom irônico. A resposta "Não tinha.", como foi apresentada no texto, reforça ainda mais a ironia, pois fica implícito que o autor quis dizer que obviamente ela não possuía um restaurante. Se as pessoas quisessem saber o real motivo da compra de tantos maços, teriam perguntado à senhora o porquê, e não apresentado a pergunta desta forma, com um exemplo exagerado.

     

    MASSSS, se não tivesse a alternativa da ironia, teria marcado a A também...

     

    O português da FGV é assim mesmo, algumas vezes a resposta parece óbvia pra uns e impossível pra outros, tem que torcer pra estar em sintonia com o elaborador haha.. e ainda tem a interpretação de algumas de raciocínio lógico, que passam pelo mesmo problema.

    Bons estudos!

  • Eu e metade do Brasil não vimos ironia. A pessoa que elabora essa prova deve ser muito fora da casinha. 

     

  • Gabarito: B

     

    Interpretação é algo tão subjetivo, dificilmente há consenso na resposta. Diferentemente de alguns comentários, enxergo sim ironia na pergunta, pois lembrem-se de que uma das suas acepções é falar o oposto daquilo que se acredita.

     

     

    Quando as clientes enfurecidas perguntaram se ela tinha restaurante, já sabiam que não.. Falaram na tentativa de desqualificar a ação, por enxergar uma atitude egoísta. Vejam que o texto fala em “mercadinho de bairro”, “dona avisou as suas clientes”, então o contexto nos leva a crer que são donas de casa e não empresárias (donas de restaurantes). Justamente por saber que não possuía algo comercial, ironicamente lança a pergunta.

     

     

    Obs.: Alguns optaram pela alternativa A. Muitas questões são dúbias mesmo, optei pela B por ser mais especifica, pela ideia que o texto quis transmitir.

  • Vou chamar o VAR

    PODE ISSO ARNALDO?

  • Quem marcou letra b) não analisou a questão, foi por influência de posicionamento da banca quanto as repostas que ela traz. Colocaram explicações nada coerentes para tentar justificar, mas sigamos em frente.
  • Ódio dessa banca.

  •  

    Essa pergunta teria valor de: a) justificar a compra de todos os maços de espinafre - e se justifica a compra de todos os maços de espinafre também - e) indicar a necessidade maior de produtos pelos restaurantes.

    A meu ver, poderia ser a A ou a E, só não vejo irônia como diz a B, justamente  explicado pela colega Jaqueline Alves.

  • 1° "perguntaram se ela tinha restaurante"

    2° "Então, foram direto ao ponto"


    Ou seja, eles já sabiam da resposta, a pergunta foi uma ironia.

  • Com a FGV não existem certo nem errado. Existe o gosto dela e só. Tem que fazer muita questão para tentar maperar esse pensamento irracional para chegar na prova e responder corretamente o máximo de questões posssível.

  • a FGV nunca sente frio, pois está sempre coberta de razão kkkk #tenso 

  • A Jaqueline Alves é um ser iluminado mesmo, ainda pede desculpas aos examinadores rsrsrs

    Mano, eu ainda acho que esses examinadores fumaram todos esses espinafres estragados

  • Essa banca é um absurdo

  • Gabarito B

    Como se tratou de uma discurçao generalizada: a justificativa soou como ironia.

    Levando em consideraçao o contexto da situaçao, caso contrario a A estaria correta.

  • Errei. Marquei a A também.

    Ela não está errada, mas, em provas de português, temos que analisar a resposta mais correta para a questão. A situação apresentada no texto é marcada por conflitos e nervosismos em um contexto de crise econômica que está afetando até mesmo a compra de alimentos. Logo, é mais provável de que foi ironia e não de que queriam justificar a compra.

    Em muitos momentos, é importante nos colocarmos como errado em relação à resposta da banca, pois nos força a pensar mais e a aperfeiçoar nossa interpretação.

  • Fui de cara na Letra A, mas se percebermos, o texto fala indiretamente de bom senso, de relação social... e pela situação narrada, onde as demais pessoas tinham a possibilidade de levar os tais espinafres, nem mesmo que a cliente tivesse um restaurante, justificaria a insensatez de sua atitude, logo a pergunta teve sim tom de ironia.

  • Esse é o mal... quase sempre há duas respostas bem óbvias!

    Aí, quem tem bola de cristal para adivinhar o pensamento do bendito que formulou a questão, sai na frente!


    afffffffffffffffffffff

  • Banc fdp, duas alternativas óbvias.

  • Não tem nada no texto que denote ironia. NÃO TEM! Se levar pro cultural, ela poderia ter um restaurante.

  • eu tbm concordo com a letra A.....mas marquei já desconfiada.......a lógica é que sim justificaria ora! se ela tivesse um restaurante (diante de grande consumo) seria justificado comprar tanta quantidade.

    mas não né? quem sabe mais de tudo? o examiador da FGV. o cara mais inteligente do planeta...o objetivo desse cara deve ser humilhar os concurseiros e assim ele próprio se sentir super inteligente.

  • Eu marquei a letra A, mas pensando beem, mas, beeem mesmo... identifiquei que a frase faz uma ironia para justificar a compra de todos os maços. Contudo, só pensei assim, pq sou uma pessoa que gosta de ironizar (para não dizer debochada rs). Me coloquei no lugar das pessoas da fila e certamente eu iria ironizar/debochar desta senhora, diligente e marmoteira!!! kajkajkajakaj


  • Se você compra a loja inteira durante uma crise, é pq você deve ter alguma justificativa para isso. E quando as pessoas perguntam se ela tinha restaurante, é justamente p tentar descobrir essa justificativa pela qual a senhora ta levando tudo. Então a pergunta teria o valor de tentar justificar a compra. Não entendo essa banca.


    Na escrita realmente é difícil identificar uma ironia. Se houvesse no texto alguma passagem que me permitisse inferir que as pessoas já sabiam que a senhora não era dona de restaurante e ainda sim elas perguntassem, talvez marcaria a ironia, pq ficaria mais claro agora.

  • Confesso que sinto vontade de chorar com essa Banca.

  • É muito desanimador fazer questões da FGV.. ou vc interpreta o texto, ou vc acerta a questão, DIFÍCIL :(

  • NÃO PERCEBI IRONIA NO TEXTO!!! O EXAMINADOR DEVE TER FUMADO UMA MACONHA BASTANTE ESTRAGADA!!!

  • Acertei a questão , mas essa é questão classica da FGV que traz duas respostas plausiveis 

     

    No caso em tela A e B 

  • Marquei a opção "A", não tinha identificado nenhum traço de ironia no texto até pelo contrário.

    A princípio me ativa a pergunta e a resposta, ou seja:

    Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre. No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Observaram que a verdura acabaria estragada. Ela explicou que ia cozinhar e congelar.

    Contudo, após reler o texto percebi que em seguida o narrador diz:

    Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?

    Assim sendo, no momento anterior, momento em que foi perguntado se a senhora se ela era dona de restaurante as pessoas da fila não estavam indo "direto ao ponto", mas sim, sendo irônicos.

    Vai servir de aprendizado.

  • é tipo de questão que tem que imaginar o texto uma cena na realidade. Tá todo mundo calculando o epinafre e vem alguém pegando mais. Alguém vem com tom de deboche e pergunta se tem um restaurante. dá ideia de ironia.

    A ironia é a  que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutilhttps://www.figurasdelinguagem.com/ironia/

  • Imagine essa cena ao vivo: várias pessoas querendo a mesma verdura, vem alguém e leva tudo de uma vez, em plena situação de escassez por causa da greve.

    Ainda que a cliente que comprou toda a verdura tivesse um restaurante, as outras pessoas ironizariam aquela atitude no mercado por, também, quererem o espinafre e não poderem comprar.

    Quem já foi num aniversário Guanabara sabe bem o que é isso! kkkkk

    Gabarito B.

  • ''Observaram que a verdura acabaria estragada.''

    AS CLIENTES JÁ HAVIA OBSERVADO QUE AS VERDURAS IRIAM ESTRAGAR, MAS ELAS NÃO DEIXARAM DE PERGUNTAR, DE FORMA IRÔNICA, SE A DONA TINHA RESTAURANTE.

  • Melhor comentário - Girl Concursista

  • Bate uma dúvida clara na A) e B), essa era a intenção do examinador.

    Mas é aí que você precisa ficar muito ligado e tentar eliminar todas as possibilidades.

    Pergunta não tem valor de justificar, quem justifica algo é a RESPOSTA!

    Por esse motivo podemos eliminar a letra A).

    E pra quem discordou da atitude da mulher, bem vindo ao capitalismo. Kkkkkkkkkkk

  • Nunca sei identificar a IRONIA da FGV. SE alguém tiver alguma dica , por favor ajude-nos.

    *** Não adianta o dica clássica de - dizer uma coisa querendo dizer oura- pois não cabe.***

  • Gente, eu estou tomando bomba direto nas questões de interpretação de texto da FGV. Eu tinha ficado entre a letra A e B também, mas depois de treinar comecei a tentar entender melhor o comando da questão. A questão pede o valor da pergunta.

    "Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?" “Não, estou pagando e cheguei primeiro”, foi a resposta.

    a) Justificar a compra de todos os maços de espinafre. -> Aqui ela está justificando o valor da resposta, não a pergunta.

    b) Ironizar a atitude da senhora que comprara o espinafre. -> Aqui, para mim está o VALOR da pergunta. E ai pensei o seguinte: o texto diz que se formou uma pequena fila e uma grande confusão. Numa discussão assim, esse tipo de pergunta, é uma pergunta retórica: uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto.

    Era um barraco armado, só fizeram essa pergunta pra jogar na cara dela que ela estava sendo egoísta e individualista, ironizando a atitude.

    Bom, é só uma humilde opinião de quem tá levando bomba atrás de bomba da FGV hahahaha

  • Faz sentido, pois as outras freguesas na fila ficaram irritadas e elas n iriam perguntar numa boa se ela tinha restaurante...mas confesso q marquei a A rsrs

  • Sério? Tem até resposta gente, que ela não tem restaurante! Não é ironia!

  • Essa pergunta não tem resposta!

  • Definição de ironia de acordo com o dicionário:
    'ação de interrogar fingindo ignorância; dissimulação'.

    Como ironizar (fingir ignorância) ao interrogar quando, de fato, não se sabe a resposta???
    Primeiro perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Só depois foram ao ponto: "caramba, havia outras pessoas na fila".

  • Se ela tivesse um restaurante, não seria ironia, seria justificável. Como uma pessoa ironiza sem saber a resposta... Pelo gabarito, a pessoa perguntou sabendo que ela não tem restaurante, a fim de ironizar... Impossível!!!

  • Errei assim como a maioria porém a Girl Concursista matou a charada, ora, que dono de restaurante realiza compras em mercadinho de bairro ?

  • Gabarito (B)

    gente!!! leiam o texto com atenção, ao passo que vocês reclamam que a assertiva (A) está correta vocês querem dizer que quem perguntou sabia que a cliente tinha restaurante.

    já pararam pra pensar nisso?

  • Agora pensem: qual dono de restaurante compra em mercadinho de bairro? E outra, a galera, P da vida, jamais iria fazer uma pergunta dessas quando tudo estava em falta.

  • Cara para de K.O .. não tem como ser a letra A ... ISSO AI JÁ É MALANDRAGEM DA BANCA. ELA SABE QUE GRANDE PARTE COLOCARIA A LETRA A .

  • Essa banca tem realmente algumas questões que sempre trazem mais de um item possível de gabarito, mas discordo que este tenha sido um caso. A questão cobra a interpretação do candidato. Uma dica nesta situação: tentar inserir-se no contexto (interpretar, atuar). Se você está enfrentando uma fila pra comprar um produto que quer muito(você e todos da fila) e uma só pessoa, que, claramente, não vai precisar de tudo aquilo imediatamente, segundo ela mesma, leva tudo. Isso deixa todos da fila bem chateados e nem um pouco interessados se ela tem ou não restaurante.

  • Gabarito B

    A ironia mtas vezes n é percebida na escrita, apenas é notado pela forma de falar.

    Na escrita temos que observar o contexto p/ identificar a ironia.

  • Lendo friamente vc não percebe, mas quando uma pessoa pergunta se outra tem restaurante assim do nada... Da a entender que seja ironia.

  • Quando ela diz que não tinha restaurante, entende-se que foi respondida a pergunta. então não vejo ironia nesse texto. Continuo com a letra "A"

  • Acredito que o erro seja a palavra JUSTIFICAR!

    a) justificar a compra de todos os maços de espinafre.

    Para os clientes a pergunta tem valor de QUESTIONAR e não justificar. Quem deveria se justificar é a moça que está comprando tudo.

  • GAB: B.

    O fato de ela ter um restaurante não justifica, necessariamente, a compra de todos os maços de espinafres.

    Um restaurante pode, ou não, trabalhar com esse produto.

    Além disso, mesmo que trabalhasse com espinafre, não necessariamente justificaria comprar todos os maços.

    Esse foi meu raciocínio. Observei, portanto, uma ironia por parte do restante dos fregueses.

    De todo modo, questão horrível. Segue o jogo!

  • GAB: B

    Ironia pelo exagero: Observaram que a verdura acabaria estragada.

  • Tentando entender essa questão pensei em dois pontos:

    1) Quem vai a um mercadinho fazer compras pro seu restaurante? Talvez a pergunta se torne irônica por isso. Também juntando ao fato do que se passa no contexto, como os colegas comentaram.

    2) Uma pergunta não serve pra justificar como diz a letra A, uma resposta sim. Se a alternativa visse como "indagar a compra de todos os maços de espinafre." talvez o item pudesse ser considerado o gabarito.

    Pude perceber q pra FGV é muito importante ter a noção do todo ao responder as questões, além, é claro, de estar afiado no Raciocínio Lógico.

  • Questão subjetiva demais para uma prova objetiva. É realmente necessário tirar pontos com uma questão desse tipo? Será que quem acertou uma questão dessa realmente é diferenciado ou só foi bom no chute? Complicado.

  • Fatos da vida cotidiana. Quando alguém diz que vai comprar pão e demora, o que dizemos? "Nossa, fulano foi fazer o pão?" . Ok, fazer o pão justificaria a demora, mas na verdade, estamos apenas ironizando sua demora.

  • Marquei a letra A... mas realmente é a B, já que mesmo sendo dona de restaurante, o cardápio poderia ser mudado. Não é um item tão essencial. Portanto houve ironia .

  • Nesse caso só seria possível perceber a ironia diante do tom de voz ou da expressão facial da senhora. Pode muito bem ser uma simples pergunta...

  • Essa banca é muito subjetiva, eu marquei a letra B, mas já errei muita questão boba de Português por causa dessas interpretações que vc fica perdido, nesse caso o que me levou a marcar a letra B foi a frase "No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha."... isso me fez pensar nas tantas pegadinhas q já caí e achei q a resposta mais sensata fosse ironia.

  • Não tem como justificar essa questão, pois ela realmente poderia ter um restaurante , e estar comprando espinafre pra alguma receita kkkkkkk não tem nada de contraditório nisso.

  • Pessoal, atente-se ao texto e não apenas a passagem.

    No texto, percebe-se que a discussão gira em torno da mulher que comprou todas as caixas de espinafre. Além disso, é possível perceber que todos da fila estão contra a atitude da mesma. Logo, quando umas pessoas da fila chegam e perguntam: " se tem restaurante" é uma marca clara de Ironia. Isso porque, de lógico, uma pessoa dona de restaurante não vai ao mercadinho de última hora comprar tudo de uma vez.

    Importante salientar que: o texto se passa num período de crise !!!

  • Não tem restaurante mas a a mãe de quem eleborou a prova tem. Ironia

  • Oremos:

    "Senhor, por favor, no dia da prova me coloque na mesma onda do examinador"

  • As pessoas da fila não estão justificando nada. Elas estão com raiva pelo egoísmo da cliente. Justificar dá a ideia de visualizar algo como justo. Opção B

  • Que ironia tem nessa pergunta???????????

    FGV VOCÊ É LOUCA

  • caramba , a letra A identificou o "todos", marcou a resposta por que não ?
  • Para quem acha que a letra A também está correta, as letras D e E têm sentidos muito parecidos com a A.

  • Na minha opinião, letra A. Mais uma vez a FGV dizendo para marcar a menos errada e não a correta.

    Ironia é uma figura de linguagem na qual é dito, intencionalmente, o oposto do que se pretende transmitir. Revestida de um humor sutil, a ironia tem como objetivo a ridicularização e desvalorização de alguém ou de uma situação. (fonte: normaculta.com.br/ironia/)

    Aonde a freguesa foi exposta ao ridículo ou desvalorização?

    Não consigo enxergar ironia apenas nesse fragmento do enunciado. Para mim foi uma pergunta porque simplesmente as demais freguesas realmente não sabiam se ela tinha ou não restaurante, pois não a conheciam.

    Mesmo que fosse complementado o fragmento com o "não tinha", isso narra apenas a resposta da cliente que estava comprando.

    Realmente não consegui enxergar tal ironia.

    Seguimos... bons estudos.

  • Eu marquei a letra B com receio; Acredito que quando elas fazem essa pergunta (retórica) -> No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. <- e a respondem logo em seguida -> Não tinha. <- elas estavam concretizando a ironia, pois estava claro que ela não tinha restaurante, mas perguntaram já sabendo que se tratava de puro egoísmo!

    Ironia: figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser.

  • ???????

  • Qual o problema se ele tivesse, nadinha, deixa a velhinha comprar.

    Esse povo que estava perguntando era socialista, certeza, não gosta de trabalhar, muito menos estudar.

  • Qual o problema se ele tivesse, nadinha, deixa a velhinha comprar.

    Esse povo que estava perguntando era socialista, certeza, não gosta de trabalhar, muito menos estudar.

  • NÃO SE SINTA MAL EM ERRAR QUESTÕES DA FGV,ESTRANHO MESMO É VOCê ACERTÁ-LAS !!!

  • Acertei, mas totalmente desqualificada a pessoa que formulou essa questão

  • "Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo. A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras e avisou à clientela. Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre. No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. "

    A forma como foi conduzida a semântica do texto fez-me entender que as pessoas estavam revoltadas pelo fato da compra desnecessária da senhora. Assim, cabe a ideia de ironia ( dizer algo contrário ao que se quer expressar) para esse contexto.

    APMBB

  • ao ler o texto consegui perceber que as outras clientes bravas pq a senhora pegou todo o espinafre kkkk a pergunta foi irônica pois para pegar tudo deveria haver uma justificativa plausível, o que no caso nao havia. kkkkk fico em festa quando consigo acertar uma questão da fgv. heheheheheheh
  • Dicas para FGV: se ficar em dúvida em duas alternativas, escolha a que tem menos lógica.

  • ainda tô procurando a ironia

    porque, sinceramente, o contexto não leva a entender isso

  • Iniciar a matéria com um acerto não é ruim não. Bora pra cima.

  • fgvês

  • Ela é um deboche mesmo

  • fundamentação do gabarito: o examinador quis assim.

  • Muito subjetivo entre A e B, marquei A pois pensei que por se tratar de uma reportagem jornalística, não seria cabível o uso de ironias.

  • ironizar a atitude da senhora que comprara o espinafre.

    minha fia tem um restaurante é? Ironia - você não vai comer isso tudo, vai?

  • sem ler o texto ,erra
  • eles já sabem que ela não tinha restaurante , no texto está claro que tinha pessoas comprando todo o estoque sem se preocupar com o próximo então saber que ela não tinha restaurante eles já sabiam, logo foi uma ironia a pergunta.
  • Bom, gabarito B ao meu ver está correto .

    Gente o texto diz que era um momento de crise , ela nao poderia comprar tudo ,logo iria faltar pros demais .Assim há uma ironia por parte dos outros , a senhora tem restaurante ? Vai levar tudo msm ? Ta de sacagem ? Tipo isso ,bom pensei assim e acertei .....

    Nao, temas eu sou contigo, assim diz o Senhor !!!!

  • certamente pura interpretação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GAB B

  • Ironia? pelo amor

  • A professora foi tentar justificar e enrolou mais. Se estava em falta, onde a pessoa iria encontrar uma caixa de espinafre?Óbvio que o dono do restaurante, nesse contexto, compraria no primeiro lugar que encontrasse. A meu ver acho que não era a intenção ironizar.