SóProvas


ID
2740564
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção que indica quando o telegrama, tipo de correspondência oficial, deve ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    TELEGRAMA: pouco utilizado. Apenas em caráter de urgência, pois é um documento dispendioso ( alto custo)

    Se utilizar o telegrama, ele deve pautar-se pelo princípio da concisão. Ou seja, usar a economia lexical (vocabular) ,evitar excessos e ser objetivo.

     

  • Alguém ainda usa? Rs

  • Letra C



    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

     

    6. Telegrama

     

    6.1. Definição e Finalidade

     

            Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc.

     

            Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).

     


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm



    Bons estudos !!! Peristam sempre !!!

  • Quando você que está lendo for nomeado, vai chegar um na sua casa!

  •  a) Em uma situação de recursos escassos que impede o uso de meios dispendiosos. Telegrama uso dispendiosos para os cofres públicos. 

     b) Em uma situação que exige segurança, por meio da certificação digital.  kkkk só que não

     c) Em uma situação de urgência, em que não é possível o uso de outras correspondências. 

     d) Em uma situação que exige uma forma predeterminada de estrutura e de linguagem. NÂO. Segue as formas e as estruturas dos formulários disponíveis.

     e) Em uma situação que prescinde de uma entrega rápida.  nãoooooooooooooo

  • O telegrama é um modelo de correspondência oficial já ultrapassado e superado pelo email ou fax. Mas por que ainda se usa ele? Usa-se o telegrama porque nem toda pessoa tem email ou fax, e nem toda pessoa tem internet ou obrigação de tê-la.

     

    O problema do telegrama é que ele é caro, pois é enviado pelos correiros. Como é o correiro que o envia, o padrão do telegrama é determinado pelo correio, sendo então menos rígido que o padrão oficial. A forma é mais flexível. 

     

    Como é muito dispendioso (caro), seu uso é restrito. Sua escrita tem que ser breve e concisa. Só é usado quando não há outro meio.

     

    -----
    Thiago

  • O que QUEREMOS????????????

     

    RECEBER NOSO TELEGRAMA!!!!!

     

    COM NOSSO NOME APROVADOOOO

  • GABARITO: LETRA C.

    O telegrama é utilizado quando é necessitado urgência na comunicação.

  • 3° edição do manual não fala sobre esse tipo de comunicação.

  • Também conferi o Manual da 3ª edição (2018) e não consta o telegrama.

  • Os textos produzidos no âmbito da redação oficial são divididos em duas categorias: CORRESPONDÊNCIAS: ofício, requerimento, carta, mensagem eletrônica, telegrama, etc. e DOCUMENTOS: ata, certidão, portaria, relatório, instrução normativa, decreto e outros. 
    Para responder a essa questão, o candidato deve ter conhecimento sobre o telegrama, especificamente sobre a sua utilização. Vejamos a orientação do Manual de Redação sobre o uso de tal correspondência: 
    "Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. 
    Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão."
    A) De acordo com a indicação do Manual, o uso do telegrama em situação de recursos escassos não é uma opção, tendo em vista que se trata de um tipo de correspondência de custo elevado. Dessa forma, esse não é um critério para uso do telegrama.
    B)  O texto acima também não trata sobre uma situação que exige segurança, por meio da certificação digital. Para esse caso, deve ser utilizado o e-mail. Sendo assim, esse também não é um critério para decidir por envio de telegrama.
    C) Conforme exposto no texto acima, o telegrama deve ser enviado quando não é possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização. Tendo ciência dessa informação, é possível identificar como correta esta alternativa.
    D) Para escrever o telegrama não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet. Assim, o critério apresentado nesta alternativa não é adotado para esse tipo de correspondência.
    E) Para atender apenas ao critério de entrega rápida, o telegrama não é a primeira opção, tendo em vista que o e-mail é mais célere e ainda de baixo custo. Portanto, a alternativa é incorreta.
    Gabarito: Letra C
  • Nem sempre, após o ato de nomeação é encaminhado um Telegrama. Por vezes, ocorre apenas a publicação em Diário Oficial. Você que deve ficar de olho!!
  • Não vejo a hora de receber isso na minhaaa!!! <3

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

  • hoje em dia nem os nomeados recebem devido seu alto custo