SóProvas


ID
2740576
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao se organizar um arquivo, é imprescindível que sejam consideradas suas regras e princípios.


Com base nessa premissa, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    A) ERRADO. Pois a alternativa fala sobre o princípio da pertinência. PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE: é a acumulação NATURAL, progressiva e orgânica dos arquivos

     

    B) CORRETO. PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA (PROcedência/ORIGEM/Fonte): os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte, NÃO devendo ser misturados aos de outras fontes. Ou seja, deve manter a INDIVIDUALIDADE.

     

    C) ERRADO. PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: os arquivos refletem a estrutura, atividads e funções do organismo ( entidade coletiva, pessoa ou família) que os criou, em suas relações internas ou externas

     

    D) ERRADO. PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA (temático): não leva em consideração a organização original e a proveniência (origem/fonte/procedência). Reclassificando-os TEMATICAMENTE POR ASSUNTO.

     

    E) ERRADO. Pois não são as informações que devem ser verdadeirasPRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: os documentos devem ser criados, guardados e conservados segundo normas, técnicas e processos regulares que garantam a sua verossimilidade e confiabilidade

  • Não se misturam

  • O princípio da proveniência, também conhecido como princípio do respeito aos fundos, defende que, quando reunidos em um mesmo espaço, arquivos de entidades distintas não devem se misturar uns aos outros, respeitando assim sua individualidade.

     

    GABARITO LETRA B

  • Gabarito B 

    Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds)

    O princípio da Proveniência consiste em manter os arquivos agrupados,sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

    Definição de Duchein. Segundo ele, o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

    Princípio da Cumulatividade
    O arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. De acordo com Lodolini, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua;

     

    Princípio da Organicidade--> os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.   (Heloísa Bellotto);

     

    Princípio da Pertinência Temática

    Os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência

     

  • PRNCIPIOS ARQUIVÍSTICOS 

    - PROVENIÊNCIA : NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS " MÃE DOS PRINCÍPIOS¨

    - ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

    - INDIVISIBILIDADE: NÃO SE DEVE DIVIDIR, MULTILAR OS DOCUMENTOS

    - UNICIDADE: CADA DOCUMENTO É ÚNICO NO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO

    - CUMULATIVIDADE : OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÃO UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL

    - TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS, EM REGRA, DEVEM SER ARQUIVADOS NO LUGAR ONDE FORAM PROGREDIDAS

    - PERTINÊNCIA: LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O ASSUNTO, DESCONSIDERANDO A PROVIDÊNCIA ¨DESUSO¨

    - REVERSIBILIDADE : AS AÇÕES NOS ARQUIVOS PODEM SER DESFEITOS 

  •  O arquivista conhecedor do Princípio da Proveniência não mistura arquivos originários de instituições, pessoas e cidades distintas, pelo contrário, mantém a identidade de cada um dos arquivos que existem ou que chegam à sua instituição.

     

    Gab''B''

  • letra B

     

    De acordo com Bellotto os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta.

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    A - O princípio da cumulatividade preconiza que os arquivos são uma formação natural, orgânica e progressiva. O item fala do princípio da Pertinência. Errado.
    B - O princípio da proveniência preconiza que arquivos originários de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição diferente, ou seja, devem manter a sua individualidade. Caso ocorra essa "mistura", os arquivos perdem seu poder probatório. Correto.
    C - O princípio da organicidade preconiza que a organização dos documentos deve ser preservada, pois esta é uma informação tão importante quanto as demais, e não está registrada. Os documentos não possuem autonomia, ou seja, não podem ser considerados fora de seu conjunto, ou a compreensão de suas informações será incompleta. Errado.
    D - O princípio da pertinência preconiza que os documentos devem ser acumular documentos como uma coleção assuntos de um tema. Todos os documentos de arquivo são válidos, então todos são relevantes. Errado.
    E - A autenticidade não é um princípio, mas sim uma característica de todo documento de arquivo. A autenticidade é a capacidade de um documento "provar ser quem diz ser", ou seja, de provar que cumpriu todos os requisitos para sua validade.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Princípio da Autenticidade; Livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

  • Gabarito: B

  • Resolução:

    Vamos estudar todos os princípios. Dessa forma, estaremos sedimentando nosso conhecimento. Se está ficando repetitivo, é porque você aprendeu. Se ainda está confuso, aproveite todos os itens!

    a)  O Princípio da Cumulatividade preconiza que os documentos arquivísticos são reunidos

    de forma natural progressiva e orgânica. 

    b)  O Princípio da Proveniência diz que os documentos de uma instituição devem manter-

    se juntos e não podem se misturar aos de outras instituições. Quando esses documentos são agrupados corretamente, as suas individualidades são mantidas, já que não foram dispersos ou misturados a outros fundos. Esse é a nossa resposta.

    -Ah, professora, mas não estudamos esse princípio desse jeito.

    Eu sei, mas às vezes as provas cobram subjetividade e fazem você ir além da definição do princípio. Se for plausível, pode marcar sem medo, ok?

    c)  O Princípio da Organicidade, que na verdade é uma característica, preconiza que a organicidade é a relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades/funções da entidade produtora.

    d)  O Princípio da Pertinência propõe que os documentos devem ser organizados por

    assunto/tema.

    e)  O Princípio da Autenticidade, que na verdade, também é uma característica e não um Princípio afirma que os documentos são autênticos quando possuem os elementos necessários para exercerem as suas funções.

    Resposta: B

  • Vínculo subjetivo é diferente de prévio ajuste.

    Cleber Masson ensina que o vínculo subjetivo não depende de prévio ajuste entre os envolvidos. Basta a ciência por parte de um dos agentes no tocante ao fato de concorrer para a conduta de outrem e estará caracterizado o concurso de pessoas. Inclusive o exemplo que ele dá é o seguinte.

    A fala a um amigo quer matar B. C, inimigo de B, escuta a conversa e se dirige ao local informado.

    B percebendo que será atacado corre e C o derruba, sem que A entretanto tenha conhecimento desse fato. Ainda assim haverá o concurso de agentes, pois desnecessário o prévio ajuste. Desse modo, não é certo afirmar que na hipótese de incitação, não haverá concurso de pessoas. Tanto haverá o concurso de crimes como o concurso de pessoas.

  • Direto ao ponto---> Temos que a Proveniência é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família NÃO deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Resuminho básico mais cobrados:

    Princípio da PROVENIÊNCIA: tudo junto e sem misturar.

    Princípio da ORDEM-PRIMITIVA-SANTIDADE: manter contexto.

    Princípio da PERTINÊNCIA TEMÁTICA: o próprio nome já te ajuda (Organizar por tema).

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Direto ao ponto---> Temos que a Proveniência é o princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família NÃO deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Resuminho básico mais cobrados:

    Princípio da PROVENIÊNCIA: tudo junto e sem misturar.

    Princípio da ORDEM-PRIMITIVA-SANTIDADE: manter contexto.

    Princípio da PERTINÊNCIA TEMÁTICA: o próprio nome já te ajuda (Organizar por tema).

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!