-
Gab. B
a) Texto narrativo:
A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Exemplos de texto narrativo:
romances:
contos;
fábulas;
depoimentos;
relatos;
b) argumentativo:
Todo e qualquer texto argumentativo, como já dito, visa ao convencimento de seu ouvinte/leitor.
Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através duma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.
c) expositivo:
Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.
-
Complementando: é argumentativo pois visa defender uma tese ou opinião. Você consegue observar isso no último trecho do texto: "Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência."
-
modalizador - termos que demonstram a opinião do autor
"Isso não pode ser esquecido"
Se estiver errado, avisem!!! :D
-
O que será que está acontecendo... estou acertando as questões dessa prova de português feita pela banca FGV.
-
Você sabe que está certo, mas se tratando de FGV... dá um frio na barriga! rs
-
Perfeito B. Rumo.a.20.Mil.Questões, este outro modalizador tbm torna o tom argumentativo evidente: "É o que precisa acontecer"
-
Argumentativo, pois defende uma tese. Normalmente os verbos estão no presente.
-
o txt começa com fatos, expositivos se perguntar? "é mesmo?", não sabia?". É inicialmente expositivo informativo, os fatos vem para serviço da defesa de um ponto de vista, de uma tese.
-
complementando...
"serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência."
A conclusão contem uma sugestão/solução para o problema... tipico de um texto dissertativo-argumentativo.
-
Claramente, no texto, há um posicionamento: o de que sejam verificadas as responsabilizações pelos prejuízos e excessos advindos da greve dos caminhoneiros. Além disso, o autor critica o oportunismo político observado no episódio.
Resposta: B
-
''Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.''
Aqui matou a questão!
abraços
-
"Mesmo que você tenha muitos verbos descritivos(pretérito imperfeito) se tiver uma opinião, será dissertação argumentativa.
Mesmo que você tenha 30 linhas narrando(pretérito perfeito) se tiver uma opinião ,será dissertação argumentativa."
Essa foi a dica de uma pessoa que eu vi aqui no Qconcursos em outra questão da FGV
-
Se você encontra uma conclusão no texto, então é argumentativa ( introdução, argumentos e conclusão).
"Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência."
-
Eu respondo as questões de Português da FGV com o dedo tremendo kkk
-
GB\ B
DISERTATIVO-ARGUMENTATIVO OU ARGUMENTATIVO: ENTRETANTO, DEFENDE UM PONTO DE VISTA NA QUAL CITA SITUAÇÕES DE ACONTECIMENTOS QUE CAUSAM CRITÍCAS, DEFESAS E ARGUMENTOS.
OBS>>> Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.
É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.
Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.
A greve atravessou vários sinais ao estrangular as vias de suprimento que mantêm o sistema produtivo funcionando, do qual depende a sobrevivência física da população. Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.
VIVA O RAIO IMORTAL