SóProvas


ID
2740609
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


                     OPORTUNISMO À DIREITA E À ESQUERDA


Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.

É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.

Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.

A greve atravessou vários sinais ao estrangular as vias de suprimento que mantêm o sistema produtivo funcionando, do qual depende a sobrevivência física da população. Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.

                                                                                       O Globo, 31/05/2018. 

“Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. / Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”.


Entre os dois segmentos separados por uma barra inclinada há uma relação lógica de

Alternativas
Comentários
  • LETRA D 

    “Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. / [mas] Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”. 

  • Quando eles dizem oposição estão se referindo às conjunções adversativas.

  • Gabarito: "D" >>> Oposição

     

    “Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. [PORÉM,/ ENTRETANTO/ TODAVIA] Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”.

     

  • “Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. / Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”.

     

     

    IDEIA CENTRAL:

    É livre a expressão numa democracia [...], PORÉM há sempre o risco de excessos.

     

     

    a)     explicação.: A segunda oração expressa explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que

     

    b)      concessão: A orientação argumentativa que se sobressai é a do segmento que não possui a conjunção.

     

     

    Veja: É livre a expressão numa democracia [...], PORÉM há sempre o risco de excessos.

    O risco de excessos se sobressai sobre a liberdade de expressão, PORTANTO é uma relação opositiva

     

     

    Outra dica:

    As orações opositivas (que é o caso) não podem ter sua ordem invertida:

    - É livre a expressão numa democracia [...], PORÉM há sempre o risco de excessos. – CORRETO

    - PORÉM há sempre o risco de excessos, é livre a expressão numa democracia. – ERRADO

     

    Nas orações concessivas, isso é perfeitamente possível;

    Observe:

    Embora tenha estudado pouco, ela passou em primeiro lugar. CORRETO

    Ela passou em primeiro lugar, embora tenha estudado pouco. CORRETO

     

     

      c) conclusão.  Conclui a ideia da oração principal, PORÉM podem ser analisadas separadamente, POIS apresentam sentidos completos e autônomos.

     

     

      d) oposição. ALTERNATIVA CERTA  - indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração.

     

    É livre a expressão numa democracia [...], PORÉM há sempre o risco de excessos.

     

     

     

      e) adição. estabelece uma relação de ligação entre duas orações expressando uma ideia de adição, soma ou acréscimo

     

     

    O IGNORANTE AFIRMA, O SABIO DUVIDA E O SENSATO REFLETE

    Aristóteles

  • Eu vi a oposição apenas quando olhei para o contexto. Percebi que na primeira parte ele fala em LIBERDADES, mas na segunda parte ele fala em responsáveis devem ser CONTIDOS. Há, nesse aspecto, uma OPOSIÇÃO. Mas enquanto eu ficava tentando pescar conjunções que pudessem se encaixar, eu só fiquei mais confusa. Nessa questão não deu certo. 

  • Orações coordenadas (são aditivas, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa). 

     a) explicação. 

     b) concessão. (conjunção SUBORDINADA)

     c) conclusão.  

     d) oposição. (ADVERSATIVA = Contudo, entretanto, porém, mas...)

     e) adição. 

  • A conjunção adversativa é usada para coordenação de orações e introduz uma oração coordenada sindética adversativa. Por isso, a ordem das orações não pode ser invertida. Veja:

    ex: Ele é inteligente, mas é preguiçoso. CORRETO

    ex²: Mas é preguiçoso, ele é inteligente. INCORRETO

     

    agora faça isso na questão que dará certo!

  • Pessoal, B e D dão ideia contrária a oração anterior. Marquei a D por o verbo estar no indicativo. Já as concessivas os verbos estarão no subjuntivo. Um abraço, meus amigos!!

  • Errei simplesmente pq não Vi a palavra adversativa

  • na concessão temos uma oração adverbial, que não é o caso do item pelo fato de ambas possuírem sentido completo, logo não SUBORDINAÇÃO. só resta concluir que são orações coordenadas.

  • Gabarito: D

    Situações opostas de dois regimes: Democracia e liberdades

    Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. / [mas] Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”. 

  • LETRA D

    O segundo período poderia, mantendo o mesmo sentido, ter sido iniciado por "contudo" ou "no entanto", expressões adversativas, que exprimem fatos que se opõem.

    Portanto, entre os dois segmentos separados por uma barra inclinada há uma relação lógica de oposição.

  • Gabarito: D

    Situações opostas de dois regimes: Democracia e liberdades

    “Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. / [mas]= Oração coordenada sindética Adversativa. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação”. 

    FGV querendo me enlouquecer

    Ex: O.C.S. Adversativa= Mas, porém, todavia, contudo