- ID
- 2740612
- Banca
- FGV
- Órgão
- MPE-AL
- Ano
- 2018
- Provas
-
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Administrador de Banco de dados
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Administrador de Rede
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Área Jurídica
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Comunicação Social
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Desenvolvimento de Sistemas
- FGV - 2018 - MPE-AL - Analista do Ministério Público - Gestão Pública
- FGV - 2018 - MPE-AL - Assistente Social
- FGV - 2018 - MPE-AL - Auditor do Ministério Público
- FGV - 2018 - MPE-AL - Biblioteconomista
- FGV - 2018 - MPE-AL - Contador do Ministério Público
- FGV - 2018 - MPE-AL - Engenheiro Civil
- FGV - 2018 - MPE-AL - Psicólogo
- Disciplina
- Português
- Assuntos
TEXTO 1
OPORTUNISMO À DIREITA E À ESQUERDA
Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.
É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.
Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.
A greve atravessou vários sinais ao estrangular as vias de suprimento que mantêm o sistema produtivo funcionando, do qual depende a sobrevivência física da população. Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.
O Globo, 31/05/2018.
“É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.”
Segundo esse parágrafo do texto, o que “precisa acontecer” é