SóProvas


ID
2740618
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


                     OPORTUNISMO À DIREITA E À ESQUERDA


Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.

É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.

Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.

A greve atravessou vários sinais ao estrangular as vias de suprimento que mantêm o sistema produtivo funcionando, do qual depende a sobrevivência física da população. Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.

                                                                                       O Globo, 31/05/2018. 

“Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise”.


Explica-se o emprego de “também” nesse segmento, porque

Alternativas
Comentários
  • LETRA A 

    “Sempre há, também [vem acrescentar mais uma ideia negativa por trás da crise. relacionada a movimentação política em torno], o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise”.

  •  gab A.

    Na letra E) Retificar significa corrigir algo que foi dito ou feito, voltar atrás e endireitar. NAO É CONFIRMAR, esta seria RATIFICAR.

  • a)  marca o acréscimo de aspectos negativos ligados à greve.  (CERTA)

    b) indica a adição de punições que devem ser aplicadas.  (Não é de punições. Talvez, de mais algo a ser punido)

    c) mostra um novo aspecto de aproveitamento positivo da crise.  (Aspecto negativo. Para o autor, esse "proveito" por alguns não foi positivo)

    d) demonstra mais uma lembrança afetiva da recente crise.  (Não tem nada de afetivo. O autor, pelo visto, odiou a greve!)

    e) comprova a necessidade de retificar uma informação dada.  (Não retifica/não corrige nada dito anteriormente)

  • Questão FGV: sempre volte ao texto, SEMPRE!

  • "Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise".

    "Sempre há, INCLUSIVE, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise".

    Bom estudo!

  • Os comentários são mais pirados, que o examinador da FGV. Deus do céu.

  • RESPOSTA: Alternativa A

    Ao longo de sua argumentação, o autor expõe aspectos negativos ligados à greve para sustentar seu ponto de vista, acrescentando, nesse segmento, mais um a essa lista. Por isso, foi utilizado o termo "também".

    Portanto, explica-se o emprego de “também” nesse segmento, porque marca o acréscimo de aspectos negativos ligados à greve.