SóProvas


ID
2740624
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


                     OPORTUNISMO À DIREITA E À ESQUERDA


Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.

É o que precisa acontecer no rescaldo da greve dos caminhoneiros, concluídas as investigações, por exemplo, da ajuda ilegal de patrões ao movimento, interessados em se beneficiar do barateamento do combustível.

Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.

A greve atravessou vários sinais ao estrangular as vias de suprimento que mantêm o sistema produtivo funcionando, do qual depende a sobrevivência física da população. Isso não pode ser esquecido e serve de alerta para que as autoridades desenvolvam planos de contingência.

                                                                                       O Globo, 31/05/2018. 

Sempre há, também, o oportunismo político-ideológico para se aproveitar da crise. Inclusive, neste ano de eleição, com o objetivo de obter apoio a candidatos. Não faltam, também, os arautos do quanto pior, melhor, para desgastar governantes e reforçar seus projetos de poder, por mais delirantes que sejam. Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.”


O emprego de etc ao final do segmento, indica que

Alternativas
Comentários
  • gab E

    "não há necessidade textual de citar outros instrumentos"

  • FGV e seu gabarito tangente!

    Alternativa e) Correta

  •  

    Toda vez que utilizamos o “etc.” em um texto, estamos realizando a abreviação da locução em latim ét cétera. Em latim, significa algo como “e outras coisas”. Portanto, na língua portuguesa, seu significa é semelhante, passando a ideia de continuidade, como “e assim por diante”, ou “e outras coisas como estas”.

    De forma resumida, utilizar o “etc.” significa subentender que “assim como tantos outros exemplos de mesma natureza” poderiam ser enumerados.

     

    http://voupassar.club/quando-usar-o-etc/

  • Segue o raciocínio que utilizei para resolver a questão. 

     a) há outros instrumentos institucionais de menor importância. Errado - o texto não fala que são menos importantes;

     b) existem outros instrumentos não lembrados pelo enunciador. Errado - não há como ter certeza que o enunciador não se lembrou, no máximo pode-se dizer que ele optou por não mencionar todos;

     c) não há qualquer outro instrumento institucional a ser citado. Errado - justamente o contrário, há outros, mas o autor não quis citá-los;

     d) existem outros instrumentos, mas não pertinentes ao texto. Errado - não há como afirmar isso com certeza, apesar de ser bem atraente a alternativa;

    e) não há necessidade textual de citar outros instrumentos. Correta. Etc serve para informar que existem outros elementos mas que não precisam ser citados. Vejam que as demais alternativas contêm um cunho um pouco depreciativo (menos importante, não se lembrou, não há outro instrumento, não é pertinente) e a FGV como é uma banca muito querida (cof cof) gosta de coisas boas. Assim, na dúvida, marquem aquilo que é bonitinho, fofinho, feito de algodão doce, inofensivo e complacente, ou no mínimo isento.

     

  • duas respostas possíveis ....essa banca é um lixo ...isso não é forma uma forma honesta de selecionar candidatos... questões subjetivas...

  • Concordo Plenamente Jeferson. No mínimo 2 respostas possíveis.

  • Tiger tank, seu comentário não procede, pois na última alternativa o elaborador também emite juízo valorativo: não há necessidade... E se não há necessidade de citar outros instrumentos, é mais fácil o elaborador usar um ponto final do que o etc.

  • Concurseiro RN, não é questão de mais facil ou menos fácil. Se há outros instrumentos, mas ele não deseja citar, utiliza o etc. Um ponto final daria a ideia de que ele citou todos os existentes, o que não é verdade.

  • a ideia do etc, eh que você ja disse o que era importante para exemplificar. tem mais a ser dito? eh relevante no contexto? se for não a resposta, ultiliza-se então o etc.

  • duas respostas são possíveis. 

  • Acredito que esta questão se trata de um aposto enumerativo, observem:

    Também aqui vale o que está delimitado pelo estado democrático de direito, defendido pelos diversos instrumentos institucionais de que conta o Estado – Polícia, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas etc.” 

    Sendo assim para não citar todos, "porque são muitos", utiliza se etc. Letra E

     

  • letra E

    não há necessidade textual de citar outros instrumentos. Sem mais!

  • A FGV quer saber se conseguimos adivinhar o motivo pelo qual o autor escreveu esse etc.

    Não há como ter uma resposta. Ele pode ter escrito pelo motivo expresso na letra A, ou na letra B ou na letra E.

    Podemos saber o que significa, mas não o porquê foi escrito.

    Eu tenho certeza que se o gabarito fosse outro, viria esse povo todo que comentar questão depois de visto o gabarito dar uma explicação para ele.

    FGV não tem sentido. 

    Se mandar essa questão para o autor do texto, possivelmente ele responderá errado também!

  • Salvo engano, o primeiro colocado para esse cargo acertou apenas 10 questões das 15 de português. é isso que me alivia e me impede de desistir de provas da FGV.

  • pqp, saber da necessidade do texto é algo muito forte!! eu não sei nem das minhas necessidades, quem dirá do texto, do examinador... ÓH God, socorre-me!!!

  • agora é serio 

     

    Alguém precisa parar a FGV isso já passou do limite do absurdo 

  • Pois é Jack Bauer, a FGV faz o que quer affff

  • O termo “etc.” é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É empregado com o sentido de "e assim por diante", "e o resto", ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Gab.: E.

  • Não subjetivem uma resposta objetiva. A função do etc não é nebulosa.

    Ao invés de criticar, vamos estudar.

  • essa banca vai me f u ........... d...... e......r no TJ ceará banca maluca vey.

  • Dúvida entre A e E, escolhi E por ser  a mais objetiva..  Não há no texto juízo de valor em relação a essas instituições, não pode ser A, extrapolou..

  • Português da FGV é uma verdadeira "adivinhação" pelo menos três respostas possíveis. Nessa tive sorte! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • etc.” - são a redução de uma expressão do latim, "et coetera", que significa "e outras coisas"