a) A garfagem lateral consiste em retirar um pedaço do caule do cavalo e do enxerto e uní-los, de forma que haja contato entre eles. Já a estaquia é um método de reprodução assexuada, que consiste no plantio de estacas de caule, raízes ou folhas, plantados em um meio úmido, que se desenvolverão e se transformarão em novas plantas.
b) Na produção de mudas por enxerto, se utilizada um porta enxerto e outra planta (cavaleiro) que dará as características produtivas. Já na alporquia, a muda é obtida de partes vegetativas de uma única planta.
c) Raízes fasciculadas são características de monocotiledôneas e não de frutíferas. Além de que na "alporquia" a produção de raízes é o objetivo principal. (Não tenho tanta segurança quanto a esta resposta).
d) O processo de enxertia em forma de “T” é utilizado geralmente em citros e consiste na união de uma gema (de outra planta), sobre o porta-enxertos já enraizado.
e) A mergulhia não é uma prática de enxertia, mas sim de reprodução assexuada. Consiste em cobrir com terra o caule ou ramo rastejante, induzindo o enraizamento, e depois separado da planta que o originou.
A) A garfagem é uma tecnica de Enxertia, e não, de estaquia.
B) A alporquia não é uma variação da enxertia. É uma tecnica de reprodução assexuada que consiste em enraizamentp de um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida.
C) Achei a alternativa meio nada a ver...mas não sei dar uma explicação.
D) Resposta correta - Borbulhia é uma variação da enxertia.
E) A mergulhia é uma outra técnica de reprodução assexuada, como explicou o colega abaixo.