-
Questão Correta.
Capitalização acontece em Juros Compostos, apenas.
-
Capitalização é a incorporação do juros ao capital.
No regime simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros.
No regime composto, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado (sofrerão capitalização ) e no próximo período também produzirão juros, formando os 'juros sobre juros"
Curiosidades:
Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. Os juros simples, porém, representam o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples. (KUHNEN, 2008).
A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização
Em economia inflacionária ou em economia de juros elevados, é recomendada a aplicação de capitalização composta, pois a aplicação de capitalização simples poderá produzir distorções significativas principalmente em aplicações de médio e longo prazo, e em economia com altos índices de inflação produz distorções mesmo em aplicações de curto prazo. (KUHNEN, 2008).
Bons estudos!
-
No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre
calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros
do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos
períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente,
não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros. (PUCCINI,
2004).
-
No regime de juros simples, os juros são calculados a cada período,
sempre tomando como base de cálculo o capital inicial empregado, não
incidindo, portanto, juros sobre os juros acumulados em períodos
anteriores, ou seja, não existindo a capitalização dos juros. Apenas o
principal é que rende juros.
fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFGMAB/apostila-matematica-financeira-parte-i-prof
-
Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal.
-
No regime de juros simples, os juros incidem apenas sobre o valor inicial da dívida ou do investimento (capital inicial). Assim, esses juros não são capitalizados (incorporados ao capital), de modo a render juros no período seguinte. Esta capitalização dos juros acontece no regime de juros compostos.
Item CORRETO.
Resposta: C
-
Pelo que entendo de juros simples, ocorre SIM capitalização mas é no FINAL. No final, o juros é incorporado ao capital, fenômeno chamado de capitalização. Então acho que a questão é errada. Teria que ter um outro tipo de redação...
-
Pergunta confusa... No regime de juros compostos, a capitalização acontece discretamente (periodicamente), enquanto no regime de juros simples a capitalização acontece ao final do processo :S... Faltou um pouco de definição e clareza no enunciado dessa questão.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Vinícius Veleda
A assertiva traz a definição precisa do que ocorre no regime de Juros Simples. Nesse, os Juros não são Capitalizados, isto é, não são incorporados ao Capital para cálculo dos Juros do período seguinte.
A Capitalização dos Juros é característica própria do Regime de Capitalização Composta.
===
TOME NOTA (!)
Capitalização Simples
- Os juros de cada período são iguais
- Os juros são SEMPRE calculados em cima do capital inicial
- Os juros não são Capitalizados
- Valores dos Montantes ➜ P.A
- razão = juros
- Gráfico ➜ função do primeiro grau
Capitalização Composta
- Os juros são diferentes em cada período
- Os juros são calculados em cima do capital inicial mais os juros dos períodos anteriores
- Os juros são Capitalizados
- Valores dos Montantes ➜ P.G
- razão = 1 + i
- Gráfico ➜ função exponencial
===
Dado 2 Capitais de mesmo valor inicial submetidos a uma mesma Taxa de Juros, 3 hipóteses de cenários serão possíveis em função do tempo de aplicação:
➤ 1. t < 1: Para t menor que 1 unidade de tempo, o Regime de Juros Simples irá proporcionar um Montante (e logicamente um Juros) maior que o Regime de Juros Compostos.
- MSimples > MComposto ∴ JSimples > JCompostos
➤ 2. t = 1: Para o tempo igual a 1 unidade: Há indiferença nas aplicações.
- MSimples = MComposto ∴ JSimples = JCompostos
➤ 3. t > 1: Para t maior que 1 unidade de tempo, o Regime de Juros Compostos irá proporcionar um Montante (e logicamente um Juros) maior que o Regime de Juros Simples.
- MComposto > MSimples ∴ JCompostos > JSimples