-
na terciária o cara já tá preso, portanto alternativa A
-
Primária: A prevenção propriamente dita. Aqui não existe crime e a intenção é que não exista mesmo.
Secundária: Uns mané começaram roubar de moto em determinado bairro então o patrulhamento é reforçado para evitá-los.
Terciária: O camarada tá enjaulado já.
PAZ
-
Prevenção primária: trata da implementação de políticas púlicas sociais na área de educação, emprego, moradia, saúde, etc. São políticas preventivas de médio e longo prazo.
Prevenção secundária: opera a curto e médio prazo e se orienta a determinados setores da sociedade, por exemplo, programas de prevenção policial, de ordenação urbana.
Prevenção terciária: atua com o fim de evitar a reincidência. São políticas voltadas ao preso e ao egresso. Também conhecida como tardia, pois corre depois do cometimento do crime.
Frisa-se que as prevenções primária, secundária e terciária complementam-se são compatíveis, não sendo necesário optar uma ou outra, pois o Estado deve atuar nas três frentes.
-
a) Terciária;
b) secundária;
c) secundária;
d) primária;
e) Secundária;
PRIMÁRIA - Políticas Sociais visando a inibir a gênese criminal. É NA ORIGEM do crime!
SECUNDÁRIA - Aqui não deu pra combater a origem .. então, focaliza-se os segmentos de maior incidência criminal visando a dissuadir o intento criminoso naquela seção.
TERCIÁRIA - Já se foi o " boi com a corda " .. aqui é no CÁRCERE que se tenta dar uma " ajeitada" no criminoso visando a não reincidência e uma incorporação social qualitativa ao condenado.. é uma prevenção especial positiva.
-
Famosa LABORTERAPIA, visa a recuperação do crimisono através de trabalho e estudo.
-
Eu gravei assim:
Primária = educar.
Secundária = reforçar segurança.
Terciária - reducar.
-
GABARITO A
Formas de Prevenção:
a) Primária (Ensina) – Antes: está voltada à segurança e qualidade de vida, atuando na área da educação, emprego, saúde e moradia (Criminologia da Prevenção);
b) Secundária (Fiscaliza) – Durante: políticas legislativas e ações policiais. Determinada a SETORES da sociedade através de programas de apoio e controle das comunicações sociais;
c) Terciária (Pune) – Depois: prevenção orientada a ressocialização à população carcerária e ao desestímulo a reincidência.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
Dentro do estudo da criminologia, a prevenção está relacionado ao objeto "crime". Subdivide-se em:
a) Primária: é aquela que atinge a raiz do conflito criminal ANTES que ele se manifeste. Confunde-se com políticas sociais de educação, saúde, moradia, emprego e redução da pobreza. Opera a longo prazo e se dirige a todos os cidadãos. Possui alta eficácia, mas é pouco adotada pelos governantes (redução da desigualdade social é a forma mais eficaz de prevenção da criminalidade).
b) Secundária: atua APÓS a ocorrência do crime e se confunde com a repressão penal. É legitimada pelas teorias da prevenção geral e especial da pena. É pouco eficaz, mas largamente utilizada (ex: o crime de tráfico de drogas tutela a saúde pública por meio da criminalização de uma pessoa que provavelmente não teve acesso à saúde pública em primeiro lugar).
c) Terciária: visa evitar a reincidência e se confunde com o ideário de ressocialização do preso. É chamada de intervenção tardia e é muito pouco eficaz.
Fonte: Rafael Strano
-
Falaaaaaaaaaaaaaaaaaaa galera!!!! Blz?!
Eu memorizei esse trem assim:
O que é prioridade num país civilizado?
1 - prevenção primária: trabalho, saúde, lazer, educação, saneamento básico e iluminação pública, quando oferecidos à sociedade de maneira satisfatória, são considerados forma de prevenção primária do delito, capaz de abrandar os fenômenos criminais.
O que vem depois, quando o primário falha? Isso!! O secundário! É pau neles!!!
2 - prevenção secundária: opera a curto e médio prazo, em programas de prevenções policiais, de reordenamento urbano, de práticas de monitoramento.
Depois que a polícia dá um PAU neles... o que resta?
3 - Prevenção terciária: Destina-se ao preso (reeducação). Destina-se aos apenados, aos indivíduos que estão encarcerados. Almeja evitar a reincidência criminal. É a modalidade exclusivamente voltada à figura do encarcerado, pois visa sua reintegração familiar e social.
Agora ficou fácil! Vamos as alternativas?! A questão quer as terciárias.
a)Previsão do direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, mediante trabalho, estudo ou leitura.
CORRETA!!! Fácil né?! ;)
b) Instalação de câmeras de videomonitoramento em um estabelecimento que foi alvo de diversos roubos.
Secundária!
c) Melhoria na regulação do sistema financeiro para prevenção às práticas de lavagem de dinheiro.
Secundária
d) Programas de educação aos jovens para prevenção ao uso de drogas.
Secundária
e) Instalação de iluminação pública em locais com alto índice de criminalidade.
Primária
Espero ter ajudado!
Deus no comando!
-
CUIDADO: a palavra correta é REEDUCAR e não "reducar".
-
Prevenção terciária tem relação com a prevenção especial negativa, ou seja, a ressocialização da população carcerária. Garantia dos direitos previstos na LEP, dentre outras.
-
Prevenção (resumos que peguei aqui no QC com a galera)
PREVENÇÃO PRIMÁRIA – SITUAÇÕES CARENCIAIS (objetivos sociais) - ex: educação, casa, trabalho, qualidade de vida, etc.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA – ATUA EM MOMENTO POSTERIOR AO CRIME OU NA SUA IMINÊNCIA, COM FOCO NOS SETORES DO CORPO SOCIAL QUE MAIS PODEM SOFRER COM A CRIMINALIDADE. (programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de autoproteção, desenvolvidos em bairros de classe menos favorecidas).
PREVENÇÃO TERCIÁRIA – ATUA APÓS O CRIME, REVELANDO CARÁTER PUNITIVO E RESSOCIALIZANTE, CUJA FINALIDADE É EVITAR A REINCIDÊNCIA (liberdade assistida, serviços comunitários).
-
GABARITO A
Isso que é questão de criminologia, você consegue entender e racionar, porque tem umas questõezinhas que vou te contar, viu?
Vamos lá, bem resumidamente:
Formas de Prevenção:
a) Primária – Antes: está voltada à segurança e qualidade de vida, atuando na área da educação, emprego, saúde e moradia (Criminologia da Prevenção) – ENSINA;
b) Secundária – Durante: políticas legislativas e ações policiais. Determinada a setores da sociedade (programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros) – FISCALIZA;
c) Terciária – Depois: prevenção orientada a ressocialização à população carcerária – PUNE/CORRIGE.
bons estudos
-
-
PREVENÇÃO TERCIARIA : VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA O CRIMINOSO
INSTITUTO EM QUESTÃO : REMIÇÃO
-
CONDENADO = CRIMINISO QUE E IGUAL PREVENÇÃO TERCIÁRIA, CUJA FINALIDADE E EVITAR A REINCIDÊNCIA.
-
É sinônimo de criminologia (CLÍNICA)
-
Assertiva A
Previsão do direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, mediante trabalho, estudo ou leitura.
-
GAB: LETRA A
A prevenção terciária possui um destinatário específico, o recluso e possui objetivo certo: a ressocialização do preso, evitando a reincidência. Por outro lado, a prevenção primária são medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do conflito criminal, como investimentos em educação, trabalho, bem-estar social.
-
Pessoal, não é a alternativa D porque a questão pede em relação a política criminal terciária, ou seja, ocorre depois da prisão, com o objetivo de evitar a reincidência e promover a ressocialização do criminoso. Por isso que a alternativa A é a que mais correta.
-
Lendo os comentários vi que há muita divergência quanto à classificação da letra D e letra E, que felizmente não foi o objeto da questão, pois daria muita discussão. A letra D, apesar de falar de educação, é voltada p/ um público específico mais propenso à prática de crimes (adquirir drogas), é diferente de abordar tal assunto em uma aula no contexto da educação básica obrigatória. Por isso, a conduta da alternativa D atua mais na exteriorização do conflito do que na sua origem. Logo, letra D é prevenção secundária. Já a letra E, colocada de forma genérica, deve ser entendida c/ prevenção primária (digo isso pq já vi questão de prova cobrar dessa forma), embora, na minha opinião, a iluminação pública estaria mais ligada à prevenção direta do crime (assim como uma rua cheia de câmeras de segurança inibe a prática criminosa, uma rua bem iluminada também), e por isso, se eu tivesse que escolher entre uma das duas classificações, tomaria muito cuidado. Diria que é prevenção secundária, ainda que dizer que é prevenção primária não esteja errado, pois de fato as 2 classificações se aplicam, depende do ponto de vista.
-
Gabarito: A
Espécies de prevenção criminal
Prevenção primária
Sociedade como um todo. São políticas públicas sociais. Atua na origem da sociedade, neutralizando o delito antes aconteça.
São meios preventivos de médio e longo prazo.
Prevenção secundária
Ações policiais e políticas públicas dirigidas aos grupos da sociedade. Atua no momento posterior ao crime ou em sua iminência.
São meios preventivos de curto prazo.
Prevenção terciária
Políticas de execução penal, voltadas à população carcerária. Incidem de maneira individual e atua após a prática delitiva.
São instrumentos preventivos de curto e médio prazo.
FONTE: Criminologia - Eduardo Fontes e Henrique Hoffmann. Juspodivum. 2018, pág. 219.
-
parte da execução penal
-
prevenção terciária===políticas de execução penal voltadas à população carcenária.
-
AJUDA LEMBRAR.
PREVENÇÃO
Primária - ANTES do crime = o incêndio não ocorreu ainda.
Secundária - DURANTE o crime = o incêndio está ocorrendo/reforça a segurança.
Terciária - APÓS o crime = o incêndio está ocorrendo/reeduca.
-
Guarde bem a palavra: REINCIDENCIA.
-
terciária ->única com publico alvo (condenado)
-
▶ PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Ataca as raízes da criminalidade (educação, saúde, trabalho, segurança.) E é a MAIS EFICAZ, pois são a longo prazo
▶ PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: Destinada aos setores da comunidade: policiais, assistência social, programas de apoio, controle de comunicações.
▶ PREVENÇÃO TERCIÁRIA: Destinada ao preso (reeducação) visando a recuperação e evitando a reincidência do indivíduo.
-
Prevenção primária:
- Voltada para as origens do delito, visando neutralizá-lo antes que ocorra;
- Opera a longo e médio prazo e se dirige a todos os cidadãos;
- Reclama prestações sociais e intervenção comunitária;
- Limitações práticas: falta de vontade política e de conscientização da sociedade.
Prevenção secundária:
- Política legislativa penal, ação policial, políticas de segurança pública;
- Atua na exteriorização do conflito;
- Opera a curto e médio prazo;
- Dirige-se a setores específicos da sociedade.
Prevenção terciária:
- Destinatário: população carcerária;
- Caráter punitivo;
- Objetivo: evitar a reincidência;
- Intervenção tardia, parcial e insuficiente
-
GAB A!
PREVENÇÃO PRIMÁRIA:
- Médio e longo prazo;
- Todos os cidadãos;
- Age na raiz do conflito;
- Educação, emprego, moradia, segurança;
- Politica Cultural, econômica e social.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA:
- Curto e médio prazo;
- Controle dos meios de comunicação;
- Ações policiais;
- Grupos e Subgrupos que apresentam maior risco de protagonizarem problema criminal.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA:
- Age só na condenação;
- Caráter punitivo;
- Única e exclusivamente ao recluso
- Evitar a reincidência;
- Medidas socioeducativas;
- Laborterapia, liberdade assistida, prestação de serviços etc.
FONTE: COLEGAS DO QC!
-
A- Previsão do direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, mediante trabalho, estudo ou leitura.
Terciária
B - Instalação de câmeras de videomonitoramento em um estabelecimento que foi alvo de diversos roubos.
Secundária
C - Melhoria na regulação do sistema financeiro para prevenção às práticas de lavagem de dinheiro.
Secundária
D - Programas de educação aos jovens para prevenção ao uso de drogas.
Primária
E - Instalação de iluminação pública em locais com alto índice de criminalidade.
Secundária
-
A questão versa sobre as políticas de prevenção criminal.
a) CORRETA – De fato, a previsão do direito do condenado em abreviar o tempo imposto em sua sentença penal, por meio de trabalho, estudo ou leitura se enquadra como política de prevenção criminal terciária, tendo em vista que seu foco é a reeducação do criminoso.
De acordo com a doutrina, na chamada prevenção criminal terciária “o Estado busca as melhores formas de impedir que ele volte a delinquir, seja por meio de sua neutralização numa penitenciária, seja por métodos mais eficazes de ressocialização.”
São 3 as espécies de prevenções na criminologia:
- Prevenção primaria - Trata-se de politica de prevenção que age no nascedouro da criminalidade com a adoção de politicas públicas.
- Prevenção secundaria - É politica de prevenção que age após o surgimento de focos de criminalidade, fundamentada, especificamente, no fortalecimento da politica.
- Prevenção terciária - Trata-se de politica de prevenção em que o foco é a reeducação do criminoso.
Fonte: Reta Final do Direito Simples e Objetivo