SóProvas


ID
2742412
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A audiência de conciliação designada pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber durou cerca de três horas e reuniu representantes do governo federal, do governo de Roraima, da Defensoria Pública da União e de organizações de defesa dos direitos humanos. A governadora de Roraima, Suely Campos, apresentou uma proposta que prevê ressarcimento, por parte do governo federal, de R$ 184 milhões de reais aos cofres do estado. O valor, segundo ela, é referente a recursos gastos desde 2016 nas áreas de saúde, educação e segurança por causa da migração de venezuelanos.

(EBC, 18 mai.18. Disponível em: <https://goo.gl/E9CciM>. Adaptado)

Antes da proposta de ressarcimento, a demanda originalmente apresentada pelo governo de Roraima estava relacionada

Alternativas
Comentários
  • Durante a reunião no STF, a governadora de Roraima manteve o pedido de fechamento da fronteira com a Venezuela, mas disse estar aberta a negociação.

     

     

    radios.ebc.com.br/revista-amazonia/2018/05/em-audiencia-no-stf-governo-de-roraima-pede-ressarcimento-milionario-por

     

    GABARITO: B

     

  • A audiência designada pela ministra Rosa Weber, a pedido da governadora de Roraima, teve originalmente como proposta o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela. O governo federal disse que a proposta de fechamento da fronteira é inegociável. Em resposta, a governadora de Roraima, Suely Campos, apresentou uma proposta que prevê ressarcimento, por parte do governo federal, de R$ 184 milhões de reais aos cofres do estado.

    Gabarito: B

    Prof. Leandro Signori

  • maluco   o  fechamento da  fontreira  é  inegociavel     resposta b

  • Venezuela fecha fronteira com o Brasil às vésperas das eleições presidenciais

     

    O país vive uma grave crise econômica e humanitária, o que fez aumentar os fluxos migratórios de venezuelanos para outros países, como o Brasil.

     

    https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/venezuela-fecha-fronteira-com-o-brasil-as-vesperas-das-eleicoes-presidenciais.ghtml

  • A GOVERNADORA SUELY CAMPOS QUERIA FECHAR A FRONTEIRA COM A VENEZUELA E O GOVERNO DISSE 'NÃO'

    APÓS ISSO ELA QUIS UMA INDENIZAÇÃO POR GASTOS QUE TEVE COM OS IMIGRANTES.

  • Vunesp repete questão de atualidades?

  • Impedir o ingresso de venezuelanos no Brasil viola obrigações internacionais contraídas pelo país, ferindo o princípio do “non-refoulement” [não-devolução de imigrantes], podendo o Estado Brasileiro ser responsabilizado nos foros internacionais em matéria de proteção de refugiados.

  • Fechar as fronteiras do Brasil viola obrigações internacionais contraídas pelo país, ferindo o princípio do “non-refoulement” [não-devolução de imigrantes], e também há de se convir que um projeto de socialismo fracassado dá sempre nisso, a penúria do seu próprio povo procurando sobrevivência e dignidade em outras nações. Acorda Brasil e aos apoiadores desse tipo de ideologia política maluca,onde foi que isso deu certo??

  • LETRA B



    Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada após decisão judicial, diz PRF Fronteira para venezuelanos que querem entrar no Brasil foi fechada por volta das 17h desta segunda (6), informou a PRF, que presta apoio à Polícia Federal.

    Por Valéria Oliveira, G1 RR


    06/08/2018 20h49  Atualizado há 3 meses


    A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada na tarde desta segunda-feira (6), informou a assessoria da Polícia Rodoviária Federal em Roraima. O bloqueio é para venezuelanos e ocorre após decisão daJustiça Federal local suspender entrada deles no Brasil pela fronteira.

    O acesso só está sendo restrito a venezuelanos que querem ingressar no país, informou a PRF. O fechamento foi efetuado por volta das 18h (horário de Brasília) e é feito pela Polícia Federal, PRF, e agentes da Força Nacional de Segurança.

    A passagem no local é permitida a venezuelanos que querem voltar para o país e brasileiros ou outras pessoas que querem entrar em Pacaraima, que é a cidade que faz fronteira com a Venezuela, onde ocorre o fechamento, detalhou a PRF.

    De acordo o parecer, o impedimento se refere a entradas feitas pela fronteira do país com o estado de Roraima e veta somente a venezuelanos, sem abranger outras nacionalidades. 


    https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/06/fronteira-do-brasil-com-a-venezuela-e-fechada-apos-decisao-judicial-diz-prf.ghtml







  • O objetivo inicial do governo de Roraima, representado por meio da governadora Suely Campos, era o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, o que de fato chegou a ocorrer, após decisão da Justiça Federal.

    Durante o período do bloqueio, que foi feito pela Polícia Federal, PRF, e agentes da Força Nacional de Segurança, a passagem na fronteira só era permitida a venezuelanos que queriam voltar para a Venezuela e a brasileiros ou outras pessoas que queriam entrar em Pacaraima, que é a cidade que faz fronteira com a Venezuela, onde ocorreu o fechamento.

    Resposta: B