SóProvas


ID
2742502
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Pedro nasceu na Itália no período em que seu pai, de nacionalidade brasileira, ali residia em caráter permanente.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que Pedro

Alternativas
Comentários
  • APesar de a questão falar que o pai de Pedro é brasileiro, ela não informa se ele estava a serviço do Brasil.

    Logo:

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    (...)

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira

    Gab.: letra B.

  • Nossa , questão de banquinha de quinta

    Quer dizer que se Pedro for registrado em repartição brasileira, DIGAMOS COM 2 ANOS DE IDADE, é considerado CIDADÃO???? Já pode votar???

     

  • Cidadão é só quem tem título de eleitor, e o enunciado não traz essa informação.

    Vendo a palavra "cidadão" PISCANDO e não trazendo nenhuma informação sobre a idade do sujeito, eu já anulo a alternativa de cara.

    Complicado, BEM complicado esse gabarito.

  • Art. 12. São brasileiros:

     

    Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileiradesde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

  • Bem complicado esse gabarito

     

    Como os colegas já destacaram, o fato dele ser registrado em repartição brasileira o torna BRASILEIRO, mas não CIDADÃO 

    Ou seja, se Pedro é menor de idade ele não será CIDADÃO, pois não estará em gozo de seus direitos políticos!!!

    Pior é que a banca começa a alternativa com uma afirmação "é"...caso começasse com um "poderá" até que justificaria 

  • Nessa questão a palavra "cidadão" foi usada em quase todos os itens. Dá para ver que não tem a acepção fornecida pelo direito constitucional. Às vezes "cidadão" quer dizer simplesmente que a pessoa é parte integrante de um Estado. Cuidado com isso!
  • Correta, B

    Mas concordo com a galera, questão muito mal formulada. Ser cidadão é outra coisa totalmente diferente. Pois existe brasileiro que não é cidadão.

  • Creio que o que está confundido o pessoal é o fato de a BancaFGV ter utilizado nas alternativas a expressão "CIDADÃO" em vez de "NACIONAL/nacionalidade". Contudo, em meu entendimento a questão adotou o conceito de "CIDADANIA AMPLA" que não se confunde com "CIDADANIA ESTRITA"

     

    *CIDADANIA AMPLA "[...] participação do cidadão em diversas atividades ligadas ao exercício de direitos individuais, fundamentando-se, então, no artigo 1º da Constituição da República".(AMORIM,Pierre, 2001) sendo que "A cidadania está aqui num sentido mais amplo do que o titular de direitos políticos" (JOSÉ AFONSO DA SILVA, apud AMORIM, Pierre, 2001)

    *CIDADANIA ESTRITA: "[...] é a qualidade de ser eleitor, votar e ser votado."

     

    Assim, segue minha interpretação nas análises das alternativas:

     a)será cidadão brasileiro caso venha a residir no território brasileiro e opte por esta nacionalidade até os 18 anos. ERRADA! Pegadinha da alternativa é a expressão  "ATÉ os 18 anos" , pois é justo o contrário, já que a CF (art. 12, I "c") afirma que "depois de atingida a maioridade", ou seja, somente APÓS os 18 anos de idade é que os estrangeiros de pai ou mãe brasileiros, que venham residir no país, poderão optar, a qualquer tempo, pela Nacionalidade brasileira

     

     b)é considerado cidadão brasileiro caso tenha sido registrado na repartição brasileira competente. CORRETA!  A CF/88 (Art. 12, inc. I, alínea "c") Dispõe que são brasileiros natos: "os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro [conforme o enunciado da questão] ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

     

    c)será cidadão brasileiro caso a sua mãe também tenha a nacionalidade brasileira. ERRADA! Não é necessário que ambos os pais (pai e mãe) sejam brasileiros, bastando um deles, pois o texto constitucional diz "os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira". Além disso, não basta apenas ter pai/mãe brasileiros para que o estrangeiro tenha automaticamente a nacionalidade brasileira, deve-se atentar às demais observâncias do art. 12 e incisos da CF.

     

    d) somente será nacional brasileiro caso requeira a sua naturalização. ERRADA! Pegadinha da questão é a palavra "somente" já que existem outras maneiras na CF para que o Pedro possa ser um nacional brasileiro, uma delas é justamente caso fosse"registrado em repartição brasileira competente", opção prevista na alternativa "B" que é a CORRETA.

     

     e) é considerado cidadão brasileiro. ERRADA! Não é pelo fato de ter nascido no estrangeiro e ser filho de pai ou mãe brasileiros que isso lhe dá automaticamente o direito de ser cidadão brasileiro (atenção ás disposições do Art, 12, inc. I e II). 

     

  • Gabarito B

    Art. 12. São brasileiros:
    I - natos:

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

    Duas possibilidades diferentes de aquisição de nacionalidade quando o indivíduo nasce no exterior, filho de pai brasileiro ou mãe brasileira que não estão a serviço do Brasil:
    a) O indivíduo é registrado em repartição brasileira competente ou;
    b) O indivíduo vem a residir no Brasil e opta, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

  • Gabarito Letra B

     

    Que Redação horrivel em FVG, kkkkk

    Em momento algum fala se é brasileiro nato ou naturalizado, o loco, apenas diz que é cidadão brasileiro. como se nato e naturalizado fosse sinônimos kkkk enfim. Dar para matar a questão sabendo que o pai dele é brasileiro, apesar de não ter especificado se é nato, mas pelo contexto da para entender que sim.

  • LETRA B CORRETA 

    CF/88

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

  • Alternativa que parece ser mais correta é que se fundamenta em

    CF/ 88

    Art. 12. São brasileiros:

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

     

  • Como múltipla escolha ficou fácil, porém caso fosse uma assertiva marcaria errada. Nacionalidade(amplo) é diferente de cidadania(estrito-gozo dos direitos políticos).

  • questão mal elaborada

  • Esse "cidadão" quebrou as pernas.

  • GAB: B

     

    Direto ao ponto:

    * Brasileiro nato

    a) nascido no Brasil;

    b) nascido no estrangeirio, de pai ou mãe BR desde que estajam a serviço do Brasil;

    c) Nascidos no estrangeiro, desde que registrado em órgão competente;

    d) Nascidos no estrangeiro, desde que depois da maioridade venha a optar e residir no Brasil (naturalidade potestativa.

     

    * Naturalizados

    - De países de lingua portuguesa: 1 ano ininterrupto + idoneidade moral (é um ato discricionário);

    - De outros países: 15 anos initerruptos + sem conden. penal (é um ato vinculado).

     

    Alô você!

  • Cidadania e nacionalidade não são sinônimos mas, acertei por exclusão!
  • Gab B

     

    Art 12°- São brasileiros: 

     

    I- natos: 

     

    a) Os nascidos na República federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país. 

     

    b) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República federativa do Brasil

     

    c) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 

  • A) Será cidadão brasileiro caso venha a residir no território brasileiro e opte (em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira) por esta nacionalidade até os 18 anos.

    B) é considerado cidadão brasileiro caso tenha sido registrado na repartição brasileira competente.

    C) será cidadão brasileiro caso a sua mãe também tenha a nacionalidade brasileira.(alguém tem que está a serviço da República Federativa do Brasil).

    D) somente será nacional brasileiro caso requeira a sua naturalização.

    E) é considerado cidadão brasileiro. (mesma explicação da letra C)


  • Considerando os dispositivos da Constituição que tratam de nacionalidade, podemos ver que serão considerados brasileiros natos as pessoas que se encaixarem em uma destas três opções (veja o art. 12, I da CF/88):
    "a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira".

    Considerando as opões da questão, temos que Pedro não nasceu em território brasileiro e que não há informações sobre se um dos pais de Pedro era ou não representante oficial do Brasil - assim, resta apenas a terceira opção: Pedro será brasileiro nato se tiver sido registrado na repartição brasileira competente ou se vier a optar, depois da maioridade, pela nacionalidade brasileira.

    Gabarito: a resposta é a letra B.



  • Questão mal formulada, muito obscura, o que acarreta em inúmeras interpretações sem se chegar a uma resposta coerente.

  • Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    ...

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; 

  • Entendo que cidadania reporta ao exercício de direitos políticos, de modo que, a notória diferença entre cidadania e nacionalidade.

  • Entendo que cidadania reporta ao exercício de direitos políticos, de modo que, existe notória diferença entre cidadania e nacionalidade.

  • "Preliminarmente, é importante anotar o significado jurídico do termo “cidadão”. Cidadão é conceito restrito! Para efeito de concursos públicos e exames da OAB, cidadão é o brasileiro eleitor. Qual brasileiro? Nato ou naturalizado no pleno gozo dos direitos políticos. Extrai-se, portanto, que o estrangeiro não se enquadra no conceito de cidadão, tampouco “qualquer um” do povo brasileiro. "


    https://www.webartigos.com/artigos/o-cidadao-na-constituicao-federal-de-1988/32865

  • cidadão, tb não né..

  • Casos em que o nascido no estrangeiro, de pai ou mãe brasileiro, será considerado brasileiro:

    • Registro na repartição brasileira OU

    • Venha a morar no Brasil E opte pela nacionalidade brasileira depois dos 18 anos

  • O erro da primeira está em:

    a) Será cidadão brasileiro caso venha a residir no território brasileiro e opte por esta nacionalidade até os 18 anos.

    " Depois de atingida a maioridade"

  • Aquisição de nacionalidade originaria =  

    Nascidos no Brasil, mesmo que os pais sejam estrangeiros, desde que eles não estejam a serviço do pais de origem. 

    Nascidos no Exterior, de pai ou mãe brasileiros, desde que eles estejam a serviço do Brasil ou que estejam registrados em repartição consular ou venham morar no pais e optem pela mesma. 

  • Resposta : B

    Mas,espero que o pai de pedro não faça esta maldade com ele não ! kkkkkk

    # pra descontrair enquanto estuda ! kk

  • Também fiquei confusa com o uso da palavra cidadão

  • A) será cidadão brasileiro caso venha a residir no território brasileiro e opte por esta nacionalidade até os 18 anos.

    -Deve ser depois da maioridade.

    .

    B) é considerado cidadão brasileiro caso tenha sido registrado na repartição brasileira competente.

    .

    C) será cidadão brasileiro caso a sua mãe também tenha a nacionalidade brasileira.

    -Para ele conseguir ser considerado brasileiro nato com o registro na repartição brasileira competente ou caso venha a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira, basta apenas um pai ou mãe com a nacionalidade brasileira.

    -Se estivesse a serviço do Brasil também, basta apenas um pai ou mãe com nacionalidade brasileira. Não precisa ser necessariamente os dois

    .

    D) somente será nacional brasileiro caso requeira a sua naturalização.

    -Pode ser considerado brasileiro nato caso seja registrado na repartição brasileira competente ou venha a residir no brasil e opte pela nacionalidade depois da maioridade.

    .

    E) é considerado cidadão brasileiro.

    -Não é possível concluir isso com as informações dadas pela questão.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • No caso a questão adotou o critério do sangue.

  • Isso da banca usar a palavra "cidadão" (cidadão é o brasileiro eleitor) é horrível.

  • Constituição Federal:

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • A alternativa "B" é a menos errada, o fato de ser brasileiro nato não é suficiente para torná-lo cidadão brasileiro.

  • São brasileiros natos (art. 12, I da CF/88):

    a) os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

  • gb b

    pmgoo

  • gb b

    pmgoo

  • A) A nacionalidade potestativa - que depende da manifestação do interessado - ocorre após atingida a maioridade.

    C) Como o pai já é brasileiro, independe da nacionalidade da mãe.

    D) Se for brasileiro, será nato, e não naturalizado.

    E) Poderá ser considerado.

  • A alternativa correta é a letra ‘b’. Uma vez que a questão nada diz se o pai de Pedro encontravase na Itália prestando serviços à República Federativa do Brasil, a criança só será considerada brasileira nata caso seja registrada em repartição brasileira competente ou opte, a qualquer tempo após atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira (art. 12, I, alínea ‘c’ da CF/88). 

  • Cidadão brasileiro? Cidadão é um termo usado por quem é titular de direitos políticos e não por quem nasceu em outro país. Redação totalmente HORRÍVEL...

  • (o fato de ser brasileiro nato não o considera cidadão) , pelas assertivas menos errada o gabarito é a letra B.

  • c)

    os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira ;

  • Achei que cidadão fosse só quem pudesse votar, mas pelo visto existe exceções né? kkk

  • Fui na linha de raciocínio que para ser cidadão era necessário possuir os direitos políticos ativos, sobretudo no que tange a possibilidade de votar... ERREI.
  • Ele é considerado brasileiro nato, porém sua aquisição definitiva dependerá de sua manifestação após a maioridade. Questão muito mal formulada.

  • Resposta correta: Letra B. Pura letra de lei.

  • Pegadinha:

    A)  "E opte por esta nacionalidade até os 18 anos."

    ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

  • Cidadão? Que mancada da banca!

  • O erro da alternativa D é o SOMENTE. Existem outras formas dele ser considerado cidadão/brasileiro além da naturalização. A questão não especifica o motivo pelo qual o pai de Pedro residia em caráter fixo na Itália, logo, o enunciado fica vago, dando oportunidade para algumas possibilidades.

  • A anta q fez a pergunta não sabe o q é um cidadão... MDS!

  • Questão totalmente sem sentido. Não existe gabarito!!!

  • GABARITO- B - é considerado cidadão brasileiro caso tenha sido registrado na repartição brasileira competente.

    Acho que devemos ter a seguinte interpretação: só falam que estava a serviço, quando está efetivamente a serviço. Então quando falta a informação podemos presumir que não estava a serviço do país e marcar de acordo com uma das situações do inciso: c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira

    ** No caso, a questão mais adequada ficou a B porque falou "é considerado cidadão brasileiro caso tenha sido registrado na repartição brasileira competente."

    *Quanto à palavra CIDADÃO, têm questões que devemos escolher a mais correta. EU QUERO PASSAR NO CONCURSO, NÃO QUERO FICAR BRIGANDO JUDICIALMENTE COM BANCA.

    Vamos à luta!!!

  • A alternativa "B" é a menos errada, o fato de ser brasileiro nato não é suficiente para torná-lo cidadão brasileiro.

  • ius sanguini: nacionalidade nata através do sangue dos genitores

    ius soli: nacionalidade nata através do território em que o agente nasce

    nacionalidade nata: nascido em território brasileiro, desde q os pais n estejam a serviço do seu pais

    Bizu: se estiver em serviço de outro país é brasileiro nato, é belga, mas está em serviço da itália, é nato.

    nascido em território estrangeiro, mas de pais que estejam a serviço do brasil é nato, caso não estejam a serviço do Brasil deverá ser registrado em órgão competente ou depois dos 18 anos requerer a qq tempo a nacionalidade brasileira.

    naturalização ordinária: 15 anos, idoneidade, residência fixa

    naturalização extraordinária: português 01 ano, idoneidade...