SóProvas


ID
2742634
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Balanço Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública.


Sobre Balanço Patrimonial, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar esta questão?

     

  • Gabarito: E

     

    a) Balanço patrimonial é estruturado apenas em: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

        Elementos que compõe o Balanço Patrimonial: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Compensação.

        Diferença bem tênue!!

     

     

    b) Expectativa de realização até doze meses da data das demonstrações contábeis

     

     

    c) No Patrimônio Líquido deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores

     

     

    d) Contas de compensação compreende os atos que possam vir a afetar o patrimônio

     

     

    e) Gabarito

     

     

  • Significado de Conversibilidade

    substantivo feminino

    Capacidade de a moeda de uma nação ser trocada pela de outra nação.


    Esse gabarito está correto mesmo?

  • GAB. E

    Mcasp 4.4.1. Quadro Principal

    As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade. As contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

    siguinificado de Conversibilidade: a qualidade do que pode ser conversível, ou seja, característica de transformação de bens e direitos em moeda, (em dinheiro).

  • Alguém pode explicar qual o erro da alternativa A?

    Girl Concursista explicou que seria um "apenas", porém na questão não tem nenhum "apenas".

  • Questão A - Errada

    Contas de compensação fazem parte da estrutura da Lei 4.320 para Balanço Patrimonial: Ativo Financeiro +Ativo Permanente+Passivo Financeiro+Passivo Permanente+Saldo Patrimonial+Contas de Compensação.

    Segundo MASCP e NBCT a estrutura é diferente: Ativo (Circulante e Não Circulante) + Passivo (Circulante e Não Circulante) + PL. Não tem contas de compensação nessa estrutura.

    Vê-se que a questão mistura as duas estruturas.

  • acredito que o erro da questão A seja; por está incompleta.

    MCASP 8ª Ed. pg. 429

    Assim, de modo a atender às determinações legais e às normas contábeis vigentes, atualmente o

    Balanço Patrimonial é composto por:

    a. Quadro Principal;

    b. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes;

    c. Quadro das Contas de Compensação (controle); e

    d. Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.

  • RESOLUÇÃO:

             A alternativa A) está errada, pois o Balanço Patrimonial está estruturado apenas em AtivoPassivo Patrimônio Líquido. No entanto, dentre os elementos que compõem o Balanço Patrimonial estão as Contas de Compensação também!

             A alternativa B) está errada por conta de um pequeno detalhe: a expectativa de realização em até doze meses é contada da data das demonstrações contábeis e não da transação!

             A alternativa C) está errada também por um pequeno detalhe: deve ser evidenciado no Patrimônio Líquido o resultado do período SEGREGADO (e não acumulado), isto é, de forma separada, dos resultados acumulados de períodos anteriores.

             A alternativa D) está errada, pois as contas de compensação compreendem atos que podem vir a afetar o patrimônio imediata ou indiretamente (Lei nº 4.320/1964, art. 105, §5º).

             A alternativa E) está certa, conforme disposto na NBC T 16.6 (R1), §19 (a qual foi revogada pela NBC TSP 11, mas é citada pelo MCASP, 8ª ed.). Vejamos:

    19. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

    Gabarito: LETRA E

  • RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 – Demonstrações Contábeis. 

    a)      O Balanço Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    b)     Os ativos devem ser classificados como “circulante” quando satisfizerem a um dos seguintes critérios: (a) estarem disponíveis para realização imediata; tiverem a expectativa de realização até doze meses da data das demonstrações contábeis.

    c)      No Patrimônio Líquido, deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores.

    d)     Contas de Compensação – compreende os atos que possam vir a afetar o patrimônio.

    e)     As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

  • Essa questão versa sobre Balanço Patrimonial.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois o Balanço Patrimonial está estruturado apenas em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. No entanto, dentre os elementos que compõem o Balanço Patrimonial estão as Contas de Compensação também (de fato, há um quadro auxiliar do Balanço Patrimonial que as abrange).

    B) Essa alternativa está errada por conta de um detalhe: a expectativa de realização em até doze meses é contada da data das demonstrações contábeis e não da transação.

    C) Essa alternativa está errada também por um detalhe: deve ser evidenciado no Patrimônio Líquido o resultado do período SEGREGADO (e não acumulado), isto é, de forma separada, dos resultados acumulados de períodos anteriores.

    D) Essa alternativa está errada, pois as contas de compensação compreendem atos que podem vir a afetar o patrimônio imediata ou indiretamente (Lei n.º 4.320/1964, art. 105, §5º).

    E) Essa alternativa está certa, conforme disposto na NBC T 16.6 (R1), §19 (a qual foi revogada pela NBC TSP 11, mas é citada pelo MCASP, 8ª ed.). Vejamos:

    "19. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade."


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A despeito do fato de termos de olhar a penas alternativas, a questão é um poço de incoerência, haja vista o Estado pode, e não deve, utilizar a classificação de elementos patrimoniais pela liquidez. Assim, o "devem" da letra "E" (alternativa considerada correta) está fora de sintonia com o MCASP.

    Fonte: professor Paulo Lacerda