Escopo é a delimitação estabelecida para a implementação dos programas de auditoria. A determinação do Escopo, para ser consistente, deve guardar compatibilidade com os objetivos da auditoria programada e contemplar os seguintes elementos estruturais: abrangencia, extensão, oportunidade, profundidade.
Objetivo da auditoria significa o propósito da atividade programada e é o principal elemento de referência dos trabalhos que determinará o tipo e a natureza da auditoria. Os objetivos da auditoria condicionam a determinação do escopo e a metodologia a ser aplicada e podem ser para:
-Prevenir resultados;
-Acompanhar processos operacionais e gerenciais; e
-Avaliar os resultados orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e sociais.
Objeto definição sucinta das características da área ou da atividade a ser auditada, propiciando ao auditor um nível mínimo de informações que permite avaliar, desde logo, a magnitude, importância, complexidade da área e, portanto, a problemática de controle que terá pela frente
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
A questão aborda aspectos gerais da fase do planejamento.
Analisando cada alternativa:
A) O objetivo refere-se ao objeto e aos critérios que os auditores utilizarão para avalia- lo.
Letra A) ERRADA. Isso está relacionado ao escopo. O escopo permite a determinação precisa do objeto auditado, ou seja, a identificação completa sobre o que se deseja obter com a auditoria – objetivos e alcance da auditoria. De maneira geral, o escopo está associado aos limites do objeto de auditoria. Veja que essas informações estão alinhadas às Normas de Auditoria do TCU – NAT (2011, p.40):
ESCOPO DA AUDITORIA
92. O escopo da auditoria deve ser estabelecido de modo suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho. O escopo envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável (abrangência), a configuração da amostra (extensão) e a oportunidade dos exames.
B) O escopo refere-se àquilo que se busca alcançar, deixando claro o que se pretende esclarecer com a fiscalização.
Letra B) ERRADA. Em linhas gerais, isso está relacionado ao objetivo da auditoria. Dessa forma, a banca inverteu as letras “a” e “b”.
C) A abordagem descreve a natureza dos procedimentos a serem aplicados, para reunir evidências de auditoria.
Letra C) CORRETA. O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz , com intuito de obter, na fase de execução, evidências de auditoria para sustentar a opinião do auditor.
D) A estratégia busca eliminar os riscos de auditoria.
Letra D) ERRADA. A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos. A estratégia busca reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. Dessa forma, não há garantias de eliminar os riscos devido às limitações existentes em toda auditoria.
E)devem ser definidas de modo a permanecerem intactas até o final do processo.
Letra E) ERRADA. Segundo a NBC TA 300(R1), “o auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria”. Dessa forma, o planejamento, composto pela estratégia global de auditoria e pelo plano de auditoria são mutáveis.