SóProvas


ID
274291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com respeito ao uso de custos para tomada de decisões e ao sistema
de custos e informações gerencial, julgue os itens a seguir.

Balanced scorecard é um conjunto integrado de medidas de desempenho financeiro, de clientes, de processos internos e de aprendizagem e crescimento, que visam apoiar a estratégia da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Essas perspectivas - Medidas de Desempenho Financeiro, Clientes, Processos Internos e de Aprendizagem e Crescimento -, constituem os pilares do BSC, e devem ser conectadas ao pensamento estratégico da organização.

    PERSPECTIVA FINANCEIRA: Representa o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas.

    PERSPECTIVA DO CLIENTE: Representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas de êxito da empresa. Segundo Kaplan e Norton (1997), a perspectiva do cliente permite aos executivos identificar segmentos de clientes e de mercado nos quais as unidades de negócio possam competir, bem como definir as medidas de desempenho das unidades nos seus segmentos-alvo.

    PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Essa fase é elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, do ponto de vista das pessoas que executam o trabalho. 

    PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Representa o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos interno capazes de criar valor para clientes e acionistas.

    Essas perspectivas devem ser ligadas entre si, em relações de causa e efeito que “contam a história” da estratégia da empresa.

    Gabarito: C
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/



  • PRINCIPIOS DO BSC:

       - TRADUZIR A ESTRATÉGIA EM TERMOS OPERACIONAIS---> Apoio à estratégia!
       - TRANSFORMAR A ESTRATÉGIA EM UMA ATIVIDADE DO DIA A DIA DE TODOS---> Apoio à estratégia!
       - ESTRATÉGIA É UM PROCESSO CONTINUO---> Apoio à estratégia!
       - MOBILIZAR AS MUDANÇAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA EXECUTIVA---> Apoio à estratégia!

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

     

    " O BSC habilita a organização a focar suas equipes de executivos, unidades de negócios, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros para sua estratégia organizacional. O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas."

     

    CHIAVENATO, 2009.

  • De acordo com Augustinho Vicente Paludo:

    "O BSC associa os indicadores a um sistema gerencial, que vincula 'o desempenho operacional de curto prazo aos objetivos estratégicos de longo prazo'. Além disso, o BSC pode medir inclusive a contribuição individual de cada funcionário da organização. Segundo Kaplan e Norton, as empresas têm utilizado o Balanced Scorecard para 'alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta".

    "O alinhamento adequado da estratégia com os objetivos, segundo Christiane Ogasawara (2009), necessita de três mecanismos: comunicação e educação, para tornar comum a todos a estratégia e o comportamento necessário a fim de que os objetivos organizacionais sejam alcançados; estabelecimento de metas, em que os objetivos gerais são transformados em objetivos pessoais e do grupo; sistemas de compensação, em que o alinhamento necessita ser motivado por meio de sistemas de recompensas".

    Fonte: Administração Pública, 2ª edição. Augustinho Vicente Paludo. páginas 205 e 206.

    Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração 

  • Questao maravilhosa. GABARITO CERTO!