-
Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
-
Não entendi, no plano operacional (individual, equipes) não são priorizadas as metas de curto prazo?
-
O erro da questão está justamente nos objetivos individuais. No BSC não são definidos objetivos individuais e sim objetivos para toda a organização.
O que significaser uma organizacão orientada para estratégia?
- estratégia: ter a estratégia como o principal item da agenda organizacional. O BSC permite que as empresas descrevam e comuniquem a estratégia para toda a empresa de forma clara e como base para a ação;
- foco: concentração dos esforços em prol da estratégia. Com o alinhamento entre objetivos, indicadores, metas e planos de ação promovidos pelo BSC, o foco é a estratégia;
- organização: todas as pessoas mobilizadas para uma atuação estratégica. O BSC permite o alinhamento e entendimento de todos quanto às questões estratégicas da empresa.
Fonte
KALLÁS,David. O que é o Balanced Scorecard? [S.l.:s.n.].
-
Concordo com a Tatiane, não existem objetivos individuais.
-
Entre os componentes do balanced scorecard estão o mapa estratégico, os objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação. O balanced scorecard é focado nas ações porém, não trata de definição de objetivos individuais e, sim, da organização e não mencionam a prioridade a metas de curto prazo (o mais importante são as ações e a
inter-relação das metas com os objetivos estratégicos).
Etapas da modelagem BSC
- Etapa 1 - Arquitetura do programa de medição
- O grande objetivo desta etapa é promover uma compreensão e uma
análise crítica dos direcionadores de negócio e da visão de futuro. Um
segundo objetivo é resgatar as diretrizes estratégicas, analisando sua
coerência com os direcionadores de negócio e visão de futuro.
- Etapa 2 - Inter-relacionamento de objetivos estratégicos
- As atividades desta etapa implicam alocar os objetivos estratégicos
nas quatro dimensões do BSC, correlacionando-as entre si. Nesse processo
poderão ou não surgir lacunas no inter-relacionamento, que deverão ser
eliminadas ou preenchidas a partir de novas discussões e análises do
planejamento estratégico da organização.
- Etapa 3 - Escolha e elaboração dos indicadores
- O objetivo essencial da seleção de indicadores específicos para o
BSC é a identificação dos indicadores que melhor comuniquem o
significado da estratégia que foi estabelecida.
- Etapa 4 - Elaboração do plano de implementação
- Uma vez definidos os indicadores associados aos diferentes objetivos estratégicos, definam-se metas, planos de ação e responsáveis, a fim de direcionar a implementação da estratégia.
Um projeto típico de formulação e implantação de um BSC pode durar 16
semanas, porém nem todo esse tempo é ocupado com as atividades do BSC.
Grande parte do tempo é determinado pela disponibilidade dos executivos
para entrevistas, workshops e reuniões.
Fonte: Wikipedia
-
Não entendi o fator individual. Vejo como coletivo, toda a organização..
-
Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard - BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para “alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa". Ou seja, não existe prioridade de objetivos, sejam eles individuais ou organizacionais. Os objetivos devem estar alinhados em prol de um objetivo comum.
-
O gabarito do CESPE para a questão 110 para o cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa do Supremo Tribunal Federal foi CERTA.
-
Galera o gabarito oficial da prova é CERTO.
http://www.cespe.unb.br/CONcursos/stf_13/arquivos/STF13_011_26.pdf
http://www.cespe.unb.br/CONcursos/stf_13/arquivos/Gab_Definitivo_STF13_011_26.PDF
-
O BSC articula a estratégia da empresa, os seus indicadores comunicam a estratégia em toda a organização, alinha INICIATIVAS INDIVIDUAIS, ORGANIZACIONAIS E INTERDEPARTAMENTAIS, visando uma meta comum.
O BSC equilibra os objetivos de LONGO E CURTO PRAZOS entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrência e entre perspectiva internas e externas.
Com base nisso, voltamos para o final da questão "... evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo.." note que houve uma restrição, uma vez que também são considerados objetivos de longo prazo. Se tivesse colocado o longo prazo ali no final a questão ficaria errada.
Questão capiciosa.
-
O gabarito oficial foi CERTO e a questão foi embasa no seguinte artigo:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-530x2006000100008&script=sci_arttext
O processo de comunicação e ligação - consiste em comunicar a estratégia no sentido vertical e horizontal da estrutura, ligando os objetivos departamentais aos individuais. Deve-se evitar que os objetivos individuais priorizem as metas de curto prazo, alinhando-os à estratégia da organização.
-
Uma questão de 2015 do Cespe tratando sobre objetivos individuais
Uma das
vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se
alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da
organização. CERTO
ANALISTA JUDICIÁRIO TRE-GO 2015
-
excelente explicacao do BSC = http://www.gcom.com.br/cloud/Home/BSC.aspx
-
Pelo que entendi, o gabarito era E e foi mudado para C.
-
o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos..... Poxa, isso era para estar errado. Alocar recursos é da função organizar.
-
O Balanced Scorecard (BSC) pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores - financeiros e não financeiros.
A atuação das organizações é medida pelos indicadores, e os indicadores do BSC analisam as variáveis criticas do desempeno organizacional.
Para Idalberto Chiavenato (2004)
(...) a ideia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultado. O BSC busca ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência, e detectando e indicando as áreas de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.
Segundo Kaplan e Norton (eles são os mentores do BSC), o Balanced Scorecard é um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação. Alinhamento e foco são as palavras de ordem. Alinhamento com a missão, visão e objetivos; e foco na implementação das estratégias, na satisfação do cliente, na melhoria dos processos e no aprendizado e crescimento organizacional.
O BSC associa os indicadores a um sistema gerencial, que vincula "o desempenho operacional de curto prazo aos objetivos estratégicos de longo prazo". Além disso, o BSC pode medir inclusive a contribuição individual de cada funcionário da organização. Segundo Kaplan e Norton, as empresas têm utilizado o Balanced Scorecard para "alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta".
O BSC não está preocupado apenas com o longo prazo, mas também com o curto prazo: com a implantação das estratégias.
O BSC não é utilizado para elaboração do planejamento estratégico, mas em sua gestão.
Fonte: Livro: Administração Pública, de Augustinho Paludo - 4 edição (série provas e concursos) pág. 355.
-
O autor da proposição reforça e reafirma a ideia de que o “Balanced Scorecard” tem uma “visão sistêmica”* da organização e considera que todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto para o alcance dos objetivos globais da organização.
*Visão Sistêmica” – significa que os elementos que compõem um conjunto qualquer são interagentes e interdependentes (e não individualistas) e que o comportamento de um elemento influencia os outros de tal forma que o que ocorre em uma das partes vai refletir e repercutir sobre as outras.
Para um melhor entendimento, veja, a seguir, um breve histórico sobre o “Balanced Scorecard” e repare, nas sequências em negrito, a ênfase “no todo”, típica de uma “Abordagem Sistêmica”, com destaque para as expressos “objetivos globais da organização” e “estratégia organizacional, exatamente o que sugere a afirmativa da questão.
O Balanced Scorecard (BSC)
O foco nos sistemas e medidas tradicionalmente utilizados nas organizações, - como balanço contábil, demonstrativos financeiros, retornos sobre investimentos, produtividade por pessoas, etc – concentra-se puramente em aspectos financeiros ou quantitativos. Esse controle típico da Era Industrial, que já passou, não funciona adequadamente.
O foco principal do BSC reside no alinhamento da organização, das pessoas e das iniciativas interdepartamentais de maneira tal que permitam identificar novos processos para o cumprimento dos objetivos globais da organização. O BSC pode ser entendido como um método de administração baseado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro categorias básicas.
1. Finanças
2. Cliente
3. Processos Internos
4. Aprendizagem/crescimento organizacional
O BSC é um sistema voltado pra o comportamento e não para o controle e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração.
Resposta: CERTO
-
CERTO
A implantação de um modelo de balanced scorecard pressupõe que o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas, evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo.
Kaplan e Norton (1996) definem quatro processos gerenciais para implementação do BSC:
O processo de tradução da visão ajuda a construir um consenso em torno da visão e da estratégia da organização. Os autores advertem que devem ser evitadas declarações vagas como "o melhor da classe", pois o processo deve conduzir a definição das medidas de desempenho. O resultado deste processo é a tradução da estratégia em termos operacionais, ou seja, o desenho dos mapas estratégicos, BSCs.
O processo de comunicação e ligação - consiste em comunicar a estratégia no sentido vertical e horizontal da estrutura, ligando os objetivos departamentais aos individuais. Deve-se evitar que os objetivos individuais priorizem as metas de curto prazo, alinhando-os à estratégia da organização. (Aqui temos a questão!)
Este processo também consiste em identificar os processos-chave e desenvolver medidas de desempenho para estes processos.
O processo de planejamento do negócio consiste em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas.
O processo de feedback e aprendizado visa dar à organização a capacidade de aprendizado estratégico, ou seja, fazer da gestão estratégica um processo contínuo. Com o BSC, uma organização pode monitorar seus resultados de curto prazo nas quatro perspectivas, permitindo a modificação das estratégias em curso e refletindo o aprendizado organizacional.
Esses quatro processos refletem uma seqüência iterativa de ações. Para chegar a um sistema gerencialmente estabilizado, segundo o exemplo apresentado por Kaplan e Norton (1996), talvez seja preciso cerca de trinta meses, sendo que a organização pode percorrer esses quatro processos duas ou três vezes para implementação do BSC.
Coloca no google parte do texto q se acha a fonte, esqueci de copiar.
-
Pelo amor de Kaplan e Norton, não digam que não existe objetivos individuais no BSC ! Blasfêmia!
A implantação de um modelo de balanced scorecard pressupõe que o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas¹(CORRETO), evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo.²(CORRETO)
______________________________________________________________________________________________
¹ "O processo de planejamento do negócio (uma das etapas de implementação do BSC, não tem relação com os processos administrativos - PODC) consiste em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas.''
² " Deve-se evitar que os objetivos individuais priorizem as metas de curto prazo alinhando-os à estratégia da organização"
Fonte : Revista de Gestão USP , São Paulo.
-
OU SEJA ELE NÃO DEIXA OS OBJETIVOS OPERACIONAIS (individuais) PREVALECEREM AOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS. ELE ALINHA OS OBJETIVOS OPERACIONAIS AOS ESTRATÉGICOS.
CESPE - O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão por meio da qual uma organização identifica e equilibra metas associadas em diferentes perspectivas, harmonizando seus compromissos de curto prazo (OPERACIONAL) com os objetivos de longo prazo (ESTRATÉGICO). (CERTO).
CESPE - O balance scorecard possibilita que as decisões vinculadas às atividades diárias possam estar alinhadas com a estratégia e a visão organizacional. (CERTO).
''O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É FOCALIZADO PARA O CURTO PRAZO E ABRANGE CADA UMA DAS TEREFAS OU OPERAÇÕES INDIVIDUALMENTE...'' CADA OPERAÇÃO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO POSSUI UM OBJETIVO QUE DEVE ESTAR ALINHADO AO OBJETIVO ORGANIZACIONAL. OU SEJA, O BSC NÃO DEIXA QUE ESSES OBJETIVOS INDIVIDUAIS PERCAM O FOCO DO OBJETIVO ORGANIZACIONAL/PRINCIPAL.
GABARITO CERTO
-
fui um pouco idiota e tentei associar a alocar recurso ( meu erro).
GENTE, CESPE É MUITO SACANA...ÀS VEZES ELE GENERALIZA E DEVEMOS NOS ATENTAR A ISSO.
Realmente quando você se prioriza metas, vai alocar recursos.
GABARITO ''CERTO''
-
Entendi assim: os objetivos individuais não podem ser de curto prazo, já que os objetivos da organização são de longo prazo no planejamento estratégico. Ou seja: eu não posso trabalhar numa organização como se tudo fosse acabar amanhã, tenho que estar alinhado aos objetivos de longo prazo da organização.
-
Planejamento estratégico = longo prazo
-
É acertar essa e partir imediatamente para rever a matéria .
-
Pense nisso : O Balanced Scorecard é uma ferramenta do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, LONGO PRAZO ! Por isso a questão está correta, pois evita o Curto Prazo !
-
BALANCED SCORECARD - BSC: serve para alinhar o planejamento estratégico ao dia a dia da Organização. Serve para o planejamento, gestão e controle estratégicos. O alinhamento é feito com base nos objetivos e na visão de futuro da Organização. Esses objetivos são desdobrados em ações, metas e indicadores específicos para cada área e para cada indivíduo da Organização.
> é uma ferramenta MODERNA
> PERSPECTIVAS: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. >> NESSA ORDEM NO PLANEJAMENTO.
>>>> NA EXECUÇÃO: a ordem É INVERSA.
- é possível fazer a avaliação de desempenho de cada funcionário da Organização.
FONTE: CARLOS XAVIER - vídeo - aula no youtube.
-
GABARITO: CERTO
Fica totalmente claro que: planejamento estratégico= longo prazo. Só assim já mata a questão.
Abraços.
-
CERTO ELE EVITA O CURTO PRAZO PORQUE É ESTRATÉGICO
BSC É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE DESEMPENHO;
"VOCÊ É O MELHOR MESMO QUE TENHA ALGUÉM MELHOR QUE VOCÊ "FRASE DE CRISTIANO RONALDO
SEGUE O @CONCURSEIRORAMBO NO ISTAGRAN
-
O autor da proposição reforça e reafirma a ideia de que o “Balanced Scorecard” tem uma “visão sistêmica”* da organização e considera que todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto para o alcance dos objetivos globais da organização.
*Visão Sistêmica” – significa que os elementos que compõem um conjunto qualquer são interagentes e interdependentes (e não individualistas) e que o comportamento de um elemento influencia os outros de tal forma que o que ocorre em uma das partes vai refletir e repercutir sobre as outras.
Para um melhor entendimento, veja, a seguir, um breve histórico sobre o “Balanced Scorecard” e repare, nas sequências em negrito, a ênfase “no todo”, típica de uma “Abordagem Sistêmica”, com destaque para as expressos “objetivos globais da organização” e “estratégia organizacional, exatamente o que sugere a afirmativa da questão.
O Balanced Scorecard (BSC)
O foco nos sistemas e medidas tradicionalmente utilizados nas organizações, - como balanço contábil, demonstrativos financeiros, retornos sobre investimentos, produtividade por pessoas, etc – concentra-se puramente em aspectos financeiros ou quantitativos. Esse controle típico da Era Industrial, que já passou, não funciona adequadamente.
O foco principal do BSC reside no alinhamento da organização, das pessoas e das iniciativas interdepartamentais de maneira tal que permitam identificar novos processos para o cumprimento dos objetivos globais da organização. O BSC pode ser entendido como um método de administração baseado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro categorias básicas.
1. Finanças
2. Cliente
3. Processos Internos
4. Aprendizagem/crescimento organizacional
O BSC é um sistema voltado pra o comportamento e não para o controle e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração.
Resposta: CERTO
-
⠀⠀⠀⠀⠀⠀Gab Certo ❀
BSC deve cumprir os seguintes requisitos :
Ligar os objetivos estratégicos com as metas alcançadas de longo prazo e os orçamentos anuais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
-
Não entendi essa questão de jeito nenhum
-
"(...) evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo." [correto]
Apenas complementando:
Se priorizar as metas de curto prazo; as metas "globais", de longo prazo, ficariam negligenciadas e acarretaria falta de coesão dentro da organização.
-
scorecard
-
scorecard
-
COMENTÁRIO DO PROF DO QC
O autor da proposição reforça e reafirma a ideia de que o “Balanced Scorecard” tem uma “visão sistêmica”* da organização e considera que todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto para o alcance dos objetivos globais da organização.
*Visão Sistêmica” – significa que os elementos que compõem um conjunto qualquer são interagentes e interdependentes (e não individualistas) e que o comportamento de um elemento influencia os outros de tal forma que o que ocorre em uma das partes vai refletir e repercutir sobre as outras.
Para um melhor entendimento, veja, a seguir, um breve histórico sobre o “Balanced Scorecard” e repare, nas sequências em negrito, a ênfase “no todo”, típica de uma “Abordagem Sistêmica”, com destaque para as expressos “objetivos globais da organização” e “estratégia organizacional, exatamente o que sugere a afirmativa da questão.
O Balanced Scorecard (BSC)
O foco nos sistemas e medidas tradicionalmente utilizados nas organizações, - como balanço contábil, demonstrativos financeiros, retornos sobre investimentos, produtividade por pessoas, etc – concentra-se puramente em aspectos financeiros ou quantitativos. Esse controle típico da Era Industrial, que já passou, não funciona adequadamente.
O foco principal do BSC reside no alinhamento da organização, das pessoas e das iniciativas interdepartamentais de maneira tal que permitam identificar novos processos para o cumprimento dos objetivos globais da organização. O BSC pode ser entendido como um método de administração baseado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro categorias básicas.
1. Finanças
2. Cliente
3. Processos Internos
4. Aprendizagem/crescimento organizacional
O BSC é um sistema voltado pra o comportamento e não para o controle e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração.
Resposta: CERTO
-
CERTO
O BSC é um sistema voltado pra o comportamento e não para o controle e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração. Tem foco no cumprimento dos objetivos globais da organização.
-
O BSC é de longo prazo.
O BSC é de longo prazo.
O BSC é de longo prazo.
REPITA ISSO ATÉ FIXAR!
-
BSC é contínuo, adaptável e de longo prazo.
Gab. ERRADO
-
Minha gente o gabarito do QC tá errado, a questão foi dada como CERTA mesmo. Confiram a prova e o gabarito disponível no próprio site do QC.