-
É de responsabilidade do subsistema de restauração de um SGBD garantir a durabilidade dos dados. Os logs devem ser gravados ANTES da operação de commit, para que, caso haja uma falha antes dos dados persistirem no BD, por exemplo, desligamento acidental da máquina, o BD possa recuperá-los no ponto em que parou.
.
.
At.te,
Foco na missão ❢
-
A propriedade durabilidade diz respeito à tolerância à falhas do banco de dados. Ela determina que as alterações realizadas pelas transações já confirmadas devem ser persistidas no banco de dados, mesmo em caso de falha. Isso é atingido através da utilização de redundância, ou seja, o armazenamento de informações em local separado do banco de dados principal, que guarda uma cópia de segurança da base (backup) ou então um registro das transações realizadas (o log).
Gabarito: C
-
a) atomicidade
b) isolamento
c) durabilidade
d) atomicidade (tá falando do 2PC)
e) isolamento
-
Sempre que o banco de dados for modificado e essas mudanças forem efetivadas, elas não podem ser perdidas por causa de falhas subsequentes. A durabilidade é garantida por meio das cópias de segurança, dos logs de transação e do subsistema de recuperação.
-
Two-phase lock = Garante Isolamento
Two-phase commit/ Confirmação em duas fases = Garante Atomicidade
Arquivos de log que provêm redundância = Garante Durabilidade