SóProvas


ID
2743513
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma entidade efetuou um contrato de arrendamento mercantil de uma sala comercial pelo prazo de 50 anos, sendo que a propriedade da sala comercial será transferida ao arrendatário ao final do contrato.


Assinale a opção que indica o tipo de arrendamento mercantil e a contabilização para o arrendatário, no momento da assinatura do contrato.

Alternativas
Comentários
  • por favor se alguem conseguir me explicar esta questão agradeço  pois o correto seria neste caso do contrato de 50 anos operacional , e ser contabilizado em investimentos . 

  • Gabarito E

     

    O Arrendamento Mercantil Financeiro corresponde a uma compra financiada, o que pode ser percebido pelo segmento "sendo que a propriedade da sala comercial será transferida ao arrendatário ao final do contrato."

     

    O Arrendamento Mercantil Operacional corresponde a um aluguél, ou seja, após o termino do contrato o bem é devolvido.

     

     

    Contabilização: como estamos falando de um imóvel, deve-se classificar no AÑC Imobilizado, se fosse uma sala para alugar ou para valorização seria classificada em AÑC Investimentos.

  • Mendes Eunice, talvez esse comentário do colega Danilo, na questão Q943741, te ajude:

    'O Leasing pode ser dividido em:

    Operacional: não transfere os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Permanece com o arrendadorFinanceiro: transfere os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Permanece com o arrendatário.

     

    Características de um arrendamento financeiro.

    - Transfere-se a propriedade ao final do contrato. Isto é, é esperado que o arrendatário adquira a propriedade ao final.

    - Valor residual mais baixo que o valor justo. Isto é, o valor a pagar no final é menor do que o valor justo.

    - O prazo do arrendamento refere-se à maior parte da vida útil do ativo. Os pagamento se darão pela maior parte da vida útil de um ativo.

    - O valor presente dos pagamentos totaliza substancialmente o todo o valor justo do ativo. Ou seja, o valor presente é equivalente a maior parte do valor de mercado do ativo.

    - O ativo arrendado é de tal forma especializado, que apenas o arrendatário pode usá-lo sem grandes modificações.

     

    Aplicando o princípio da primazia da essência sobre a forma, os bens que sejam objeto de arrendamento financeiro integram o imobilizado da empresa arrendatária, e não da arrendadora.'.

  • Em 2019 entrou em vigor o novo CPC 06, nele diz que o arrendador deve classificar cada um de seus arrendamentos como arrendamento operacional ou arrendamento financeiro. O arrendatário deve classificar todos arrendamentos como ATIVO.

    Arrendatário

    Reconhecimento

    22. Na data de início, o arrendatário deve reconhecer o ativo de direito de uso e o passivo de arrendamento.

    Arrendador

    Classificação de arrendamento (itens B53 a B58)

    61. O arrendador deve classificar cada um de seus arrendamentos como arrendamento operacional ou arrendamento financeiro. 

    Qualquer duvida assistam o vídeo abaixo

    https://www.youtube.com/watch?v=-Xz4i99LJ_s

  • O arrendador deve classificar cada um de seus arrendamentos como arrendamento operacional ou arrendamento financeiro.

    O arrendamento é classificado como arrendamento financeiro se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.

    O fato de o arrendamento ser arrendamento financeiro ou arrendamento operacional depende da essência da transação, em vez da forma do contrato. A seguir, exemplos de situações que, individualmente ou em combinação, normalmente levariam o arredamento a ser classificado como arrendamento financeiro:

    (a) o arrendamento transfere a propriedade do ativo subjacente ao arrendatário ao final do prazo do arrendamento;

    (b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo subjacente a preço que se espera que seja suficientemente mais baixo do que o valor justo na data em que a opção se tornar exercível, para que seja razoavelmente certo, na data de celebração do arrendamento, que a opção será exercida;

    (c) o prazo do arrendamento é equivalente à maior parte da vida econômica do ativo subjacente, mesmo se a propriedade não for transferida;

    (d) na data da celebração do arrendamento, o valor presente dos recebimentos do arrendamento equivale substancialmente à totalidade do valor justo do ativo subjacente; e

    (e) o ativo subjacente é de natureza tão especializada que somente o arrendatário pode usá-lo sem modificações importantes.

    Com isso, correta a alternativa E.

  • EM REGRA:

    O arrendamento é classificado como arrendamento financeiro se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.

    O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.