SóProvas


ID
2743648
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Ensaio de Penetração Dinâmica ou Standard Penetration Test (SPT) realizado durante a sondagem à percussão de simples reconhecimento é um dos ensaios mais utilizados no Brasil para a exploração do subsolo.

Este ensaio consiste em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B é a correta e não a C. A banca deve alterar o gabarito.

  • Tá estranho mesmo essa letra C....

  • A alternativa correta é a letra B.

    Energia de cravação conhecida>>>>>O martelo de 65 kg solto em queda livre a uma altura de 75 cm.

  • GAB: B.

    A banca alterou o gabarito.

  • Na minha humilde opinião, não pode ser a "C" pois o objetivo do SPT principal é obter o NSPT (nº de golpes 2 últimas camadas) e não "medir deslocamento", uma vez que, os deslocamento já são padrões de 45 cm a cama metro de solo.

  • Pra mim a D é a correta. uma vez que o N° SPT é o objetivo. Tudo bem que a contagem é separada de 15 em 15 cm. mas o que vale é a soma dos últimos 30cm. Por isso na minha humilde opinião a alternativa seria a D.

    Por outro lado o comando da questão fala " o ensaio consiste em que?", neste caso não esta querendo saber o objetivo e sim como é feito, ai a alternativa B se encaixa melhor...

  • Energia de cravação conhecida.

    Peso do martelo= 65 kgf, Altura de queda=0,75m

    Energia= forçaxdistância

  • O ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água.

     

    Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente. O ensaio SPT é regulado pela ABNT NBR 6484 (2020).

     

    Visto isso e analisando as alternativas individualmente, tem-se que:

     

    - A alternativa A está correta. No ensaio SPT, o amostrador padrão retira uma amostra deformada do solo. Além disso, ele não crava um cone na amostra para medir deslocamentos;

     

    - A alternativa B está correta;

     

    - A alternativa C está errada. No ensaio SPT, mede-se o número de golpes requeridos para a cravação de três trechos de 15 cm de um amostrador padrão no solo, para uma dada metodologia e equipamentos padronizados;

     

    - A alternativa D está errada. O NSPT não representa a resistência do solo em kN/m². O NSPT consiste no índice de resistência à penetração. Ele representa o número de golpes necessários para a cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm;

     

    - A alternativa E está errada. O ensaio de penetração do cone é o ensaio que, por meio da cravação contínua de uma ponteira, composta de cone e luva de atrito, permite determinar a estratigrafia do solo e obter as propriedades dos materiais por meio de correlações. Por sua vez, o ensaio SPT fornece, como resultados, o índice de resistência à penetração do solo, a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água.

     

    Gabarito do professor: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo — Sondagem de simples reconhecimento com SPT — Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.