SóProvas


ID
2743681
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As plantas de tratamento de águas residuais são classificadas em níveis, em função da eficiência requerida para atender ao padrão de lançamento do corpo d’água receptor.


A planta de tratamento está localizada a montante de um lago e, entre outros objetivos, se destina principalmente à remoção dos remanescentes de nutrientes, dos patogênicos, e dos compostos não biodegradáveis. Ela trata, de forma global, a nível

Alternativas
Comentários
  • Tratamento primário: é responsável por remover parte da matéria orgânica, sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes.

     

    Tratamento secundário: responsável por remover matéria orgânica e sólidos em suspensão através de processos biológicos, utilizando reações bioquímicas com micro-organismos como bactérias, protozoários e fungos.

     

    Tratamento terciário: responsável por remover poluentes específicos, como micronutrientes e patogênicos, e poluentes não removidos nos tratamentos anteriores.

  • gabarito: b) terciário. 

  • TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;

     TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;

     TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;

     TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos.