SóProvas


ID
2743732
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria

  • Meu resumo de algumas teorias que peguei nas questões do QCONCURSOS.

    Erros, por favor sinalizar que altero.


    Teoria do espelho = desinteresse e realidade (a realidade dita as notícias e os jornalistas são desinteressados, fazem o que tem que ser feito, doa a quem doer)


    Teoria estruturalista:

    I. Reconhece a “autonomia relativa” dos jornalistas em relação a um controle econômico direto, ao contrário da teoria de ação política.

    II. Conceitualiza as notícias como uma construção e encara as fontes oficiais como um bloco unido e uniforme.

    III. “Definidores primários” é o nome dado às fontes “poderosas”, com um acesso exagerado aos media, que reproduz a “ideologia dominante”.


    Teoria Mass Communication Research se deu com a tentativa de formalização do processo comunicativo, a partir da "questão-programa" de Lasswell, elaborada nos anos 30 e proposta em 1948.O paradigma de Laswell está organizado a partir das seguintes questões: Quem? Diz o quê? Em que canal? A quem? Com quais efeitos?


    Teoria crítica: Inaugurada pela Escola de Frankfurt, a Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Desvendam assim a natureza industrial das informações contidas em obras como filmes e músicas: temas, símbolos e formatos são obtidos a partir de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.


    Teoria hipodermica: O fenômeno das comunicações de massa é um dos principais elementos que contextualizam a teoria hipodérmica.


    Teoria Newsmaking = pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Significatividade é um dos critérios substantivos para se definir o que é notícia. leva em conta critérios como noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas 


    Teoria dos estudos culturais veem ver na chamada ‘recepção’ um papel ativo e importante, que pode alterar o resultante de todo o processo. A partir das mediações sociais, as pessoas se ‘relacionam’ com a comunicação de massa, estabelecendo negociações simbólicas a partir da oferta proposta pelos veículos, mas também de sua visão de mundo, de seus hábitos e crenças, ou seja, de sua cultura. Reconhece e analisa o papel do receptor.é reconhecido um papel ativo do receptor na construção do sentido das mensagens, com acentuada importância do contexto na recepção.