SóProvas


ID
2743771
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A consonância está entre os valores-notícia de construção, que se relacionam com os critérios de elementos do acontecimento que serão incluídos na notícia.
A consonância é entendida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Em sua proposta de sistematização para os valores-notícia, Nelson Traquina (2008, p.91) enumera seis “valores-notícia de construção”: a simplificação, a amplificação, a relevância, a personalização, a dramatização e a consonância.Tais concepções, todavia, tratadas pelo autor português como “valores”, são compreendidas no contexto da presente discussão muito mais como estratégias argumentativas típicas da retórica e do enquadramento – a exemplo do emprego de figuras de linguagem e de técnicas de argumentação, que “cumprem a função de redefinir um determinado campo de informação, criando efeitos novos e que sejam capazes de atrair a atenção do receptor” (CITELLI, 2003, p.19-20). (...) a ideia de “consonância”, isto é, a prática de inserir acontecimentos em uma “narrativa” mais ampla e já disseminada.

     

    FONTE:http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2511-1.pdf

  • Os estudos dos dinamarqueses Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge (1999) são alguns dos mais específicos e detalhados. Eles listaram doze valores-notícias. São eles: 1) Frequência (duração do acontecimento); 2) Amplitude (quanto maior a amplitude, mais provável a audição); 3) Inequivocidade (quanto mais claro, mais provável a audição); 4) Significância (relevante e com proximidade cultural); 5) Consonância (novo acontecimento com uma velha narrativa); 6) Imprevisibilidade (inesperado, raro); 7) Continuidade (continuação da notícia); 8) Composição (apresentação equilibrada); 9) Referência a nações de elite (importância); 10) Referência a pessoas de elite; 11) Referência a pessoas; 12) Referência a algo negativo (dominantes, inesperadas, satisfazem o critério de frequência).

    file:///C:/Users/Rafael/Downloads/9192-40971-1-PB.pdf

  • LETRA A: SIMPLIFICAÇÃO

    LETRA B: AMPLIFICAÇÃO

    LETRA C: RELEVÂNCIA

    LETRA D: CONSONÂNCIA

    LETRA E: DRAMATIZAÇÃO

  • Gabarito do Professor:

    Os jornalistas possuem critérios para selecionar os acontecimentos diários que merecem ser transformados em notícia e critérios para construir uma notícia.

    Os critérios para construção estão relacionados à estrutura da notícia e indicam pontos para informar, realçar e/ou omitir na edificação daquilo que vai ser noticiado. São divididos em seis: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.

    A consonância é a inserção de um fato novo em uma narrativa “velha", ampla e já conhecida, de modo que já há certa previsibilidade no ocorrido.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A capacidade de relatar um fato de maneira simples, reduzindo sua ambiguidade e complexidade, e utilizando frases prontas, estereótipos e clichês, é definida como simplificação.

    B) Errado. O ato de amplificar o acontecimento e suas consequências, com o objetivo de reforçar o impacto da notícia e de atrair mais atenção, é chamado de amplificação.

    C) Errado. A intenção de mostrar o sentido do acontecimento a fim de aumentar a sua relevância para o público-alvo, ou seja, ter significado para cada indivíduo e causar impacto sobre sua vida, é denominada relevância.

    D) Certo. A estratégia de inserir a novidade em um contexto já conhecido e disseminado, que pertence a uma narrativa ampla e corresponde às expectativas do receptor, é definida como consonância.

    E) Errado. A estruturação da notícia baseada no uso de aspectos dramáticos e de apelo emocional recebe o nome de dramatização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Traquina, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume II: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional, 2. ed. Florianópolis: Insular, 2008.