SóProvas


ID
2743780
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a tipologia dos leads, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário do lead flash, que ordena as informações a partir da mais relevante, o lead moderno enumera os fatos temporalmente, de modo a facilitar a compreensão.
II. O lead resumo normalmente começa com uma frase curta, enquanto o lead literário distribui os fatos aleatoriamente, a partir do verbo de ação.
III. O lead clássico ordena seus elementos a partir da notação mais importante, já no lead narrativo há uma ordenação sucessiva de fatos, rumo ao clímax.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • gab. c e d iguais

     

     

  • Lead Flash: Trata-se de uma frase curta que inicia o texto, geralmente usada para dramatizar, causando maior impacto no restante da noticia.
    Exemplo de Lead Flash: O antropólogo Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século 20, (frase de abertura com teor dramatizante) morreu no sábado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon.


    Lead Resumo: Geralmente utiliza-se em coberturas (ou continuações) de eventos em que há várias informações de destaque, que devem ser condensadas em uma única matéria de jornalismo impresso diário.

    Exemplo de Lead Resumo: O Exército paquistanês anunciou nesta segunda-feira que assumiu o controle total de um importante reduto do Taleban na região do Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, como parte da ofensiva que começou em 17 de outubro passado. Segundo um porta-voz militar, a cidade de Kaniguran foi "limpa de terroristas", minas e bombas improvisadas após uma revista casa a casa. 

     

    http://melhorvisaojornalistica.blogspot.com/2009/11/tipos-de-lead.html

  • Lead Literário: Apela para recursos literários que tendem a caracterizar uma pessoa ou um fato. Deve partir de um detalhe, uma história particular, pois combina informações com descrições e interpretações de um estilo literário baseado na descrição.

    fonte: https://www.slideshare.net/Felixjosez/lead-o-entrada

  • I. Ao contrário do lead flash, que ordena as informações a partir da mais relevante, o lead moderno enumera os fatos temporalmente, de modo a facilitar a compreensão.

    Errado (trecho destacado). O lead moderno também é enumerado a partir da informação mais relevante. A diferença entre os dois é que o lead flash tem como primeira frase uma sentença curta e dramática, de forte apelo emocional.

    II. O lead resumo normalmente começa com uma frase curta, enquanto o lead literário distribui os fatos aleatoriamente, a partir do verbo de ação.

    Errado . Lead Literário: construído por verbos de ligação (ser, permanecer, estar, continuar, andar - estados emocionais) e em discurso indireto (voz passiva). A distribuição dos fatos dá-se a partir de sua sequência cronológica-narrativa. O lead que começa com uma frase curta não é o resumo e sim o do tipo flash.

    III. O lead clássico ordena seus elementos a partir da notação mais importante, já no lead narrativo há uma ordenação sucessiva de fatos, rumo ao clímax.

    Correto.


    Gabarito: C

  • O lead é um resumo sucinto de uma notícia composto geralmente pelos elementos fundamentais de um relato, como o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

    Existem várias classificações dos leads:

    - Lead flash: curto, de tom dramático, contribui para dar maior impacto na notícia

    - Lead resumo: condensa várias informações importantes em um único trecho

    - Lead literário: é uma breve história envolvente que desperta a imaginação do leitor

    - Lead clássico: apresenta as informações de modo hierarquizado

    - Lead narrativo: narrativa é transmitida sem hierarquizar as informações, finalizando em um clímax

    Não foram encontradas nos materiais de pesquisa informações confiáveis sobre a definição de lead moderno.

    Com base nessas informações, concluímos que a única assertiva correta é a III.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Barbosa, Gustavo & Rabaça, Carlos Alberto. Dicionário de comunicação. Codecri. 1978.

    - Erbolato, Mário. Técnicas de codificação em jornalismo. Petrópolis, Vozes, 1978.

    - Lage, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. Vozes. 1979.

    - Pena, F. (Coord.). Jornalismo (Coleção 1000 Perguntas). Ed. Rio. 2005.