SóProvas


ID
2743948
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção que indica o objetivo do Assistente Social, ao atuar como mediador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    O aumento da procura ao Poder Judiciário para a resolução de conflitos, e a sua dificuldade em atender a toda essa demanda, têm possibilitado um espaço profissional para o mediador como agente de prevenção da judicialização.O aumento da procura ao Poder Judiciário para a resolução de conflitos, e a sua dificuldade em atender a toda essa demanda, têm possibilitado um espaço profissional para o mediador como agente de prevenção da judicialização. A mediação se apresenta como uma alternativa extrajudicial de resolução de conflitos.

    A sua importância foi tão plenamente reconhecida que a Resolução 125, de 29 de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça.

    Os princípios éticos da mediação e do Serviço Social são muito próximos, pois são pautados no respeito à dignidade do indivíduo, e, quanto aos saberes, “[...] deve privilegiar os conhecimentos do saber das áreas humanas”. (NAZARETH, 2009, p. 40).Com vista a essas requisições, o profissional Assistente Social tem sido chamado, assim como psicólogos, sociólogos e outros profissionais, a participar de sessões de mediação como mediador ou comediador no âmbito judiciário: [...] esses espaços sócio-ocupacionais, que podem ser vinculados ao chamado campo sociojurídico, conforme tem sido denominado no âmbito do Serviço Social, a presença do assistente social em equipes que prestam assistência judiciária à população vem se mostrando fundamental. Sua participação tem sido chamada para diversas ações, desde a identificação das demandas e articulações com a rede social, até como responsável pela organização e desenvolvimento de trabalhos voltados para a mediação, conciliação e resolução de litígios no âmbito judicial e extrajudicial. (FAVERO; MAZUELOS, 2010 p. 45).

    A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - Universitas niversitas- Ano 2 - N - Ano 6 - Nºº 3 - Julho/Dezembro 2009

  • A judicialização é vista como medida burocrática

  • Importante lembrar que hoje há um posicionamento contrário quanto ao Assistente social atuar como mediador judicial.

    http://cress-sp.org.br/wp-content/uploads/2016/12/PAR-JUR-24-de-2016-2.pdf

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/7QmMJcLkYmxhMX6VGsNCR9q/?lang=pt

    http://cress-sp.org.br/cfess-se-posiciona-contrario-ao-exercicio-da-atividade-de-mediacao-e-conciliacao-de-conflitos-por-assistentes-sociais/